Comportamento

CVM alerta sobre 4 plataformas de trade que atuam sem autorização

Empresas estariam sediadas no exterior e buscam, de forma irregular, captar recursos de investidores brasileiros

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia ligada ao Ministério da Fazenda. Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um alerta ao mercado sobre a atuação irregular da Nymstar Limited, Exness BV, Venico Capital Limited e Vlerizo LTD, empresas sediadas no exterior e que oferecem pela internet plataformas de trade de moedas, metais, ações e outros ativos.

Segundo a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) da CVM, há indícios de que as empresas se apresentam como responsáveis no site exness.com/pt e buscam captar recursos de investidores brasileiros. “Tal prática era feita por meio da página na internet e de perfis em redes sociais”, detalha a CVM.

As quatro empresas não têm autorização da CVM para intermediar valores mobiliários. A autarquia determinou, assim, a imediata suspensão de veiculação de oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários, de forma direta ou indireta, pelas empresas, sob pena de uma multa diária de R$ 1.000.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na página na internet, a Nymstar se apresenta como uma corretora de valores sediada em Seicheles. A Exness seria uma intermediária de valores mobiliários de Curaçao. A Exness tem, supostamente, sua sede nas Ilhas Virgens Britânicas e a Vlerizo seria uma provedora de serviços financeiros na África do Sul.