• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Após crise da covid-19, há um novo desafio para as companhias aéreas

Muitas companhias aéreas estão com dificuldade em recontratar pilotos, assim como tripulação de cabine

Por E-Investidor

25/09/2021 | 7:00 Atualização: 24/09/2021 | 10:37

(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

(Anurag Kotoky e Cecilia Yap, Washington Post Bloomberg) – Após passar por crise devido à covid-19, à medida que o mundo sai da pior parte da pandemia, o setor da aviação enfrenta ainda mais problemas ao descobrir que atualmente é possível haver uma escassez de pilotos depois de centenas terem sido demitidos ou optado pela aposentadoria.

Leia mais:
  • Portugal e Espanha abrem as fronteiras. Como economizar para viajar
  • Grupo quer empresas do Brasil com 30% de mulheres no conselho até 2025
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Políticas governamentais, como vacinas obrigatórias para pilotos em treinamento e restrições de viagens, também mantiveram longe um novo grupo de aviadores em potencial, de acordo com Bhanu Choudhrie, CEO do Alpha Aviation Group, que administra escolas de aviação nos Emirados Árabes Unidos e o maior centro de treinamento do sudeste asiático, nas Filipinas. Eles treinaram mais de 2.500 pilotos para companhias aéreas, entre elas a Philippine Airlines, AirAsia Group, Cebu Pacific e Air Arabia.

Aeronaves modernas com fuselagem estreita para longas distâncias como os jatos Airbus’A321 XLR – esperados para ser entregues em 2023 – exigirão mais pilotos do que os modelos anteriores, agravando a escassez, Choudhrie disse em uma entrevista de Londres.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As companhias aéreas vão continuar a comprar, modernizar suas frotas e, conforme fazem isso, vão precisar de pilotos”, afirmou. “O mercado está ficando interessante outra vez e estamos começando a ver essa tendência de alta, estamos começando a ver as companhias aéreas virem até nós e dizerem – ‘olha, esse é o meu cronograma de entrega, vocês conseguem ter pilotos prontos para mim em dois anos?’ ”

Muitas companhias aéreas estão tentando agressivamente recontratar pilotos, assim como tripulação de cabine e profissionais para a equipe em terra, mas esse não tem sido um processo simples e alguns postos ainda não foram preenchidos. As carreiras no setor não parecem mais tão seguras quanto antes.

Leva de 18 a 24 meses para treinar um piloto, de acordo com Choudhrie, o que significa que as companhias devem trabalhar para prepará-los bem antes da entrega de novas aeronaves, entre elas os jatos de fuselagem estreita, como o A321 XLR, que podem voar por mais tempo. As companhias aéreas normalmente encomendam aeronaves com anos de antecedência, dada a capacidade de produção limitada dos fabricantes de aviões.

A proporção da tripulação – ou número de pilotos atribuídos para um avião – pode ser tão alta quanto 18 para o A321 XLR, enquanto os modelos mais antigos da mesma família pediam de 10 a 12, disse Choudhrie, que também chefia uma empresa de private equity com sede no Reino Unido, o C&C Alpha Group, e foi um dos primeiros investidores da Air Deccan, uma pioneira no boom de voos de baixo custo da Índia.

Publicidade

A Boeing calcula que o mundo precisará de mais de 600 mil novos pilotos nas próximas duas décadas, durante as quais as companhias aéreas receberão 43.600 novas aeronaves. A demanda por novos aviões disparará em mercados onde as companhias estão de olho na substituição da frota antiga e em países como a Índia, casa da IndiGo, o maior cliente dos jatos de fuselagem estreita mais vendidos da Airbus.

Essa é a razão pela qual a Alpha Aviation está criando um novo centro de treinamento de voo na Índia, com um investimento inicial de US$ 15 milhões, e tem planos de expandir e investir até US$ 100 milhões, disse Choudhrie. Ele não quis antecipar mais detalhes antes de um anúncio formal. /TRADUÇÃO DE ROMINA CÁCIA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Aéreas
  • Conteúdo E-Investidor
  • Coronavírus
  • covid-19
  • Empresas
Cotações
16/12/2025 23h47 (delay 15min)
Câmbio
16/12/2025 23h47 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje perde quase 4 mil pontos entre abertura e fechamento com ata do Copom e payroll

  • 2

    Escândalos corporativos abalam confiança no Novo Mercado? Veja o que dizem especialistas em governança

  • 3

    Ranking de dividendos em 2025: veja quais empresas foram as melhores pagadoras no ano

  • 4

    Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje

  • 5

    Ibovespa hoje fecha acima de 162 mil pontos com prévia do PIB e expectativa por payroll dos EUA

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Resultado da Quina 6904: HORÁRIO DIFERENTE HOJE (16); veja quando será o sorteio
Logo E-Investidor
Resultado da Quina 6904: HORÁRIO DIFERENTE HOJE (16); veja quando será o sorteio
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram da Bahia?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram da Bahia?
Imagem principal sobre o Como o calendário do Bolsa Família é organizado?
Logo E-Investidor
Como o calendário do Bolsa Família é organizado?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quais são as vantagens de fazer um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quais são as vantagens de fazer um bolão?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (16/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (16/12)
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: o que é CBS?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: o que é CBS?
Imagem principal sobre o Esta loteria será pausada ainda neste mês de dezembro de 2025
Logo E-Investidor
Esta loteria será pausada ainda neste mês de dezembro de 2025
Imagem principal sobre o Lotofácil de hoje (15): R$ 1,8 MILHÃO EM JOGO; veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil de hoje (15): R$ 1,8 MILHÃO EM JOGO; veja novo horário
Últimas: Comportamento
Réveillon 2026: as festas de ano-novo mais caras do Brasil
Comportamento
Réveillon 2026: as festas de ano-novo mais caras do Brasil

Do glamour clássico do Copacabana Palace às 'villas' de seis dígitos na Bahia, a virada ganha escala de luxo e mostra até onde vão os gastos no Ano Novo no país

13/12/2025 | 07h30 | Por Igor Markevich
Diante de uma vasta onda de liquidez, S&P 500 se prepara para surfar rumo a um novo recorde histórico
Comportamento
Diante de uma vasta onda de liquidez, S&P 500 se prepara para surfar rumo a um novo recorde histórico

Corte de juros à vista, estímulos fiscais e compras do Fed criam um mar de dinheiro que reacende o apetite por risco em Wall Street

10/12/2025 | 17h39 | Por Jim Edwards, da Fortune
Mega da Virada pode chegar a R$ 1 bilhão: entenda a regra que turbina o prêmio de 2025
Comportamento
Mega da Virada pode chegar a R$ 1 bilhão: entenda a regra que turbina o prêmio de 2025

Com arrecadação crescente, Mega da Virada se prepara para entregar o maior prêmio da história das loterias brasileiras

09/12/2025 | 18h45 | Por Igor Markevich
O investidor Michael Burry, de “A Grande Aposta”, considera as ações da Tesla “ridiculamente supervalorizadas” e alerta sobre o plano de remuneração de Musk
Comportamento
O investidor Michael Burry, de “A Grande Aposta”, considera as ações da Tesla “ridiculamente supervalorizadas” e alerta sobre o plano de remuneração de Musk

O investidor alerta para diluição acelerada dos acionistas e afirma que o megaplano de pagamento do homem mais rico do mundo pode ampliar os riscos para a empresa

09/12/2025 | 17h52 | Por E-Investidor

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador