• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Dia da Consciência Negra: caminhos para inclusão no mercado financeiro

Especialistas comentam sobre a urgência da diversidade no segmento

Por Isaac de Oliveira

20/11/2021 | 3:50 Atualização: 20/11/2021 | 0:31

Especialistas defendem adoção de ações afirmativas para aumentar diversidade no mercado (Foto: Evanto Elements)
Especialistas defendem adoção de ações afirmativas para aumentar diversidade no mercado (Foto: Evanto Elements)

A Constituição Federal do Brasil descreve o sistema financeiro como uma estrutura para promover o desenvolvimento equilibrado do País e servir aos interesses da coletividade. A chegada de mais um Dia da Consciência Negra, porém, reacende o debate sobre a falta de pessoas negras – a maior parte da população – no mercado financeiro.

Leia mais:
  • Por que o grupo de CEOs negros diminuiu nos Estados Unidos
  • Após polêmica, Nubank financiará educação de programadores negros
  • SoftBank cria fundo de US$ 100 milhões para empresas lideradas por negros
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Especialistas ouvidos pelo E-Investidor afirmam que, embora a agenda ESG (boas práticas sociais, ambientais e de governança) esteja em alta, a vertente social (que engloba a diversidade racial) ainda não recebe a mesma atenção que as pautas climáticas e de gênero, presentes nos outros dois eixos.

“As empresas ainda têm dificuldade de assimilar que precisam endereçar a questão do racismo enquanto uma parte das suas agendas ESG, independentemente do segmento, porque estamos falando de um problema social que atinge a maior parte da população. Então, é importante que as empresas entendam o seu papel na perpetuação desse sistema”, afirma Gabriela Chaves, mestra em Economia Política Mundial e fundadora da plataforma NoFront.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para a economista, que fundou uma plataforma de produção de metodologias de ensino de finanças pessoais e economia, para grupos em situação de vulnerabilidade, a discussão sobre a presença de pessoas negras no mundo dos investimentos cresceu nos últimos anos, “sobretudo pelo acesso desse público ao mercado de trabalho, através das oportunidades de educação”.

Onde estão os dados?

Uma das barreiras para se dimensionar o cenário racial no mercado de capitais está na falta de informações e dados – ativos indispensáveis para o funcionamento do sistema financeiro.

Embora as fotos de comemoração dos IPOs ou eventos de formação de grandes corretoras normalmente mostrem pessoas majoritariamente brancas, a leitura da diversidade racial no mercado se dá pela observação, e não com base em dados oficiais das instituições públicas e privadas.

A B3, a Bolsa de Valores brasileira, informa que não tem dados sobre raça e etnia no cadastro dos investidores. Atualmente, a empresa tem cerca de quatro milhões de CPFs cadastrados, dos quais 2,9 milhões são de homens e 1,1 milhão de mulheres.

“Anunciamos, no começo do mês, apoio institucional ao Pacto de Promoção da Equidade Racial e outras associações do mercado financeiro fizeram o mesmo. Essa é uma forma de fazermos um movimento coletivo estimulando que as empresas adotem ações afirmativas”, informou a B3.

Publicidade

Dos três maiores bancos privados do País, em ordem, Itaú, Bradesco e Santander, quando questionados sobre o número de clientes investidores e funcionários negros, apenas o Bradesco respondeu que, de todo o seu quadro de funcionários, 27% são negros. Nos cargos de liderança, o percentual de negros é de 22%.

“Esses números são destaque no setor financeiro e denotam o compromisso que temos com a sociedade frente ao crescimento constante”, afirma a empresa, em nota.

Na esfera pública, a Receita Federal, por exemplo, informa que não tem a pergunta sobre etnia na declaração de Imposto de Renda (IRPF). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que não possui dados sobre investimentos, desagregados por cor ou raça.

No maior mercado financeiro do mundo, o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estado Unidos, mostrou em sua Pesquisa de Finanças do Consumidor, de 2019, as disparidades de riqueza “substanciais e de longa data” entre famílias de diferentes grupos raciais e étnicos. Os dados mostram que uma família branca tem oito vezes a riqueza da família negra e cinco vezes a riqueza da família hispânica.

Publicidade

Aqui no Brasil, o Banco Central (BC) informou que não possui um estudo ou levantamento similar.

CVM quer mais transparência

É provável que no futuro as empresas tenham que dar mais transparência ao público. Isso porque, no ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão regulador do mercado de capitais, deu um pontapé inicial na revisão do regime informacional das companhias abertas, com o lançamento de uma consulta pública para alterações da Instrução CVM nº 480.

Entre seus objetivos, a CVM quer aprimorar o regime informacional das empresas emissoras de valores mobiliários, com a inclusão de informações que reflitam aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa.

Sobre o estágio atual desse processo, a autarquia informou que está analisando as manifestações recebidas e deve editar a norma no curto prazo. O processo, contudo, poderá sofrer resistência, ao menos é o que indicam algumas manifestações que foram apresentadas na consulta pública.

O Instituto Livre Mercado, o Instituto Mises Brasil e o Instituto Liberal, por exemplo, assinaram uma manifestação em que afirmam que “o reducionismo de distinguir pessoas apenas com base em “cor ou raça” é prejudicial aos próprios méritos que a diversidade espontaneamente adotada vem tendo em relação à crescente integração social”.

Publicidade

Já a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) destacou, na manifestação, a possibilidade de haver “custos relacionados ao levantamento dessas informações, exigindo certo cuidado na realização de ‘censos’ e no manejo dessas informações pelas companhias”.

A importância da participação popular

Para Henrique Machado, presidente do IREE Mercado, iniciativas como essa da CVM, de dar mais transparência às informações raciais, representam passos concretos rumo à mudança de cenário, mas ele entende que a cobrança é que faz a diferença.

“A B3 e a CVM têm caminhado na velocidade que têm sido cobradas. O nosso regulador propôs e espero que mantenha esses comandos de exigir maior transparência para que o investidor julgue. Aí sim vamos ver o tanto que os investidores precificam ou avaliam as companhias que têm maior ou menor diversidade racial”, diz Machado.

Nos Estados Unidos, a SEC, equivalente à CVM no Brasil, aprovou proposta da Nasdaq de obrigar as empresas a adotarem e divulgarem ações de ampliação de diversidade em seus conselhos de administração.

Mas mudanças como essa carecem de arcabouço legal, para evitar que uma imposição partindo de um regulador não seja questionada e até derrubada judicialmente. “Quanto mais forte for a participação social, a cobrança, mais fortes serão essas decisões por parte dos reguladores e do legislativo, se for o caso de lei ou decreto”, diz Machado.

Produtos e serviços que falem com o público preto

“Quando vou desenhar um produto de investimento faz sentido já na fase um eu já colocar um tipo de investimento de risco, sendo que as pessoas pretas não tiveram acesso anterior a esse tipo de conhecimento?”

Publicidade

A reflexão é de Fernanda Ribeiro, co-fundadora e CCO (chefe de atendimento ao cliente) do banco digital Conta Black, que planeja entrar no mercado de investimentos em breve. A executiva, pela sua experiência na área, reforça que a mudança racial no mercado precisa ser estrutural.

“A maioria dos meus interlocutores são homens brancos. Estamos em um processo de captação. Quando vou conversar com fundos e sento à mesa, a maioria das pessoas têm esse estereótipo”, compartilha Ribeiro.

A CCO do banco digital, criado em 2019 e com foco no público negro, explica que a mudança precisa ser estrutural, assim com é o racismo no País. E ela defende que isso depende não só da inclusão por meio de ações afirmativas, como também passa por educação e conscientização.

“O negro sempre foi acostumado a viver o curto prazo, por conta de diversos cenários, entre eles, porque a gente morre muito mais do que as pessoas brancas. Isso se reflete nas finanças. Quantas pessoas negras têm reserva financeira? Na pandemia, quatro entre dez empreendedores pretos tinham reserva e os que tinham, era um recurso que cobria as despesas entre 30 e 60 dias”, observa Ribeiro.

Publicidade

A economista e criadora do NoFront reforça a importância de um mercado mais diverso, com benefícios gerados para a sociedade de forma geral. “Isso pode reduzir, por exemplo, o nível de inadimplência. Se as pessoas aprenderem a investir, elas vão saber consumir e administrar melhor o dinheiro”, conclui Chaves.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Diversidade
  • Environmental Social and Governance (ESG)
  • Investimentos
Cotações
04/02/2026 11h07 (delay 15min)
Câmbio
04/02/2026 11h07 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Regulamentação de criptomoedas entra em vigor

  • 2

    Ibovespa hoje bate recorde e fecha acima de 185 mil pontos com ata do Copom

  • 3

    Dow Jones hoje em tempo real: veja a cotação agora e o que está mexendo com Wall Street

  • 4

    O investidor invisível: como o capital estrangeiro está moldando a indústria de FIIs

  • 5

    O ouro é o novo dólar: por que investidores estão revendo o papel da moeda americana como porto seguro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quando começam os pagamentos de fevereiro de 2026?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quando começam os pagamentos de fevereiro de 2026?
Imagem principal sobre o Dívidas do FIES em 2026: quais as vantagens da renegociação?
Logo E-Investidor
Dívidas do FIES em 2026: quais as vantagens da renegociação?
Imagem principal sobre o Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago em fevereiro
Logo E-Investidor
Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago em fevereiro
Imagem principal sobre o INSS libera calendário de pagamento de fevereiro de 2026 para aposentados; veja datas
Logo E-Investidor
INSS libera calendário de pagamento de fevereiro de 2026 para aposentados; veja datas
Imagem principal sobre o Descontos indevidos no INSS: como funciona o processo de contestação?
Logo E-Investidor
Descontos indevidos no INSS: como funciona o processo de contestação?
Imagem principal sobre o Como consultar o valor de antecipação do FGTS, mesmo com dívida na Caixa?
Logo E-Investidor
Como consultar o valor de antecipação do FGTS, mesmo com dívida na Caixa?
Imagem principal sobre o Conta de luz continua sem acréscimo de tarifa em fevereiro de 2026; entenda
Logo E-Investidor
Conta de luz continua sem acréscimo de tarifa em fevereiro de 2026; entenda
Imagem principal sobre o Dívidas do FIES: qual o prazo para renegociação em 2026?
Logo E-Investidor
Dívidas do FIES: qual o prazo para renegociação em 2026?
Últimas: Comportamento
Geração Z quer estabilidade, mas adia a vida adulta: o paradoxo que redefine consumo, trabalho e dinheiro no Brasil
Comportamento
Geração Z quer estabilidade, mas adia a vida adulta: o paradoxo que redefine consumo, trabalho e dinheiro no Brasil

Entre ansiedade elevada, renda limitada e apego a valores tradicionais, jovens adultos priorizam estabilidade financeira antes de casamento, carreira e independência

04/02/2026 | 10h00 | Por Isabela Ortiz
Quitação de dívidas responde por 60% da busca por empréstimos no Brasil
Comportamento
Quitação de dívidas responde por 60% da busca por empréstimos no Brasil

Uso do crédito revela estratégia defensiva das famílias, com sazonalidade nas aprovações e maior demanda no segundo semestre

02/02/2026 | 18h06 | Por Igor Markevich
Ele comprou uma empresa quase falida de Warren Buffett por US$ 1 mil e a transformou em uma gigante de US$ 98 bi
Comportamento
Ele comprou uma empresa quase falida de Warren Buffett por US$ 1 mil e a transformou em uma gigante de US$ 98 bi

Jeffrey Sprecher agora ostenta um patrimônio líquido de US$ 1,3 bilhão

01/02/2026 | 05h30 | Por Emma Burleigh, da Fortune
A revolta dos bilionários da Califórnia contra um imposto anual de 1%
Comportamento
A revolta dos bilionários da Califórnia contra um imposto anual de 1%

Proposta de imposto anual sobre grandes fortunas reacende debate sobre brechas tributárias, poder econômico e os limites do capitalismo nos Estados Unidos

31/01/2026 | 07h00 | Por Nick Lichtenberg, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador