Comportamento

Pix na Black Friday? Veja 5 dicas para não cair em golpes

Com crescimento de 639% no número de usuários em um ano, o Pix será um dos protagonistas nos pagamentos na Black Friday

Pix na Black Friday? Veja 5 dicas para não cair em golpes
A cada ano que passa, o Pix na Black Friday vai se tornando mais popular entre lojistas e consumidores - e, infelizmente, mais visado para golpes também.Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • Logo após sua popularização, o meio de pagamento começou a sofrer com a segurança, tornando-se instrumento de golpistas que aplicam inúmeras fraudes financeiras
  • O Banco Central vem reagindo, criando mecanismos para combater os crimes
  • Pedro Eroles, especialista em prática de Bancos e Serviços Financeiros, alerta que o Pix tem menos frentes de recursos após o golpe, então é importante se prevenir

Após o Pix se popularizar entre os brasileiros, o método de pagamento chega como um dos protagonistas das opções à disposição do consumidor para a Black Friday deste ano.

Criado para ser um serviço de transferência bancária instantânea e disponível 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados, sem custos, ele convenceu a população por sua facilidade e, segundo um estudo da Méliuz, o Pix é o terceiro na intenção de uso durante a Black Friday.

Golpes com Pix na Black Friday

Porém, logo após sua popularização, o meio de pagamento começou a sofrer com a segurança, tornando-se instrumento de golpistas que aplicam inúmeras fraudes financeiras. O Banco Central vem reagindo, criando mecanismos para combater os crimes.

Desta forma, o principal desafio do uso do Pix na Black Friday é sua própria segurança.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Pedro Eroles, sócio do escritório de advocacia Mattos Filho e especialista em prática de Bancos e Serviços Financeiros, alerta que diferentemente de outros meios de pagamento, como o cartão de crédito, o Pix tem menos frentes de recursos após o golpe.

“A principal frente de combate é a preventiva”, diz Eroles, que também alerta para a procura do Procon e da polícia caso o consumidor caia na fraude.

Como evitar golpes com Pix na Black Friday?

Para ajudar na prevenção contra golpes com Pix na Black Friday, o E-Investidor consultou especialistas e separou 5 dicas para saber como se proteger, evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros em suas compras. Confira:

1 – Desconfie sempre

Os golpes por meio do Pix têm se tornado cada vez mais sofisticados, por isso é extremamente importante a conferência de todas as informações.

Cuidado com links que chegam de desconhecidos por meio de redes sociais, Whatsapp, e-mail ou SMS pedindo cadastro ou oferecendo brindes e descontos. Desconfie das promoções que parecem boas demais para ser verdade.

“O mais recomendado para não cair em golpe é sempre desconfiar e não ser ganancioso ou querer levar vantagem de algo, pois é aí que você acaba caindo neles.

Os estelionatários sempre buscam fazer você pensar que está levando vantagem de algo. Sempre exija transparência em qualquer negociação”, explica Andrew Martinez, Fundador e CEO da HackerSec, empresa de cibersegurança.

2 – Saiba de quem você está comprando

A informação é sempre a melhor maneira para não cair em fraudes, seja por Pix ou por outros tipos de pagamento. Pesquisar não só preços, mas também o histórico da empresa, saber de onde se está comprando é uma forma eficaz de evitar dores de cabeça.

Publicidade

“Sempre busque informações de quem está pagando, se for uma empresa, no caso, buscar a reputação e avaliações. Após verificar isso, antes de fazer o Pix, confirme os dados do destinatário”, alerta Martinez.

Antes de efetuar o pagamento é importante que o consumidor cheque bem o destinatário para ver se o valor e o vendedor estão de acordo com o local de venda.

Como o pagamento é feito instantaneamente, é muito difícil fazer um estorno, então este é mais um motivo para os cuidados serem redobrados”, enfatiza Pedro Eroles, do Mattos Filho.

3 – Não pague fora da plataforma de e-commerce

Caso esteja comprando em uma loja online ou marketplace, é primordial que a compra seja finalizada no mesmo lugar, seja no site ou app. Desta forma, há garantia de ressarcimento caso a encomenda não chegue. Se o vendedor pedir para finalizar a transação em outro ambiente ou para transferir o dinheiro, desconfie.

“O Pix ajudou a melhorar nossa experiência na hora da compra, principalmente online. Ele trouxe mais agilidade e inclusão para os variados tipos de usuários brasileiros.

Em contrapartida, a facilidade também chega aos fraudadores, que agora têm mais uma ferramenta para alimentar seus esquemas fraudulentos, por isso, é preciso estar sempre atento” explica Ralf Germer, CEO da PagBrasil, fintech brasileira líder em pagamentos em e-commerces ao redor do mundo.

4 – Coloque um limite para suas transações

Na prática, não há um limite do valor de transferência por Pix determinado pelo Banco Central. Cada banco estipula o valor máximo para que o usuário realize a transação. No entanto, ter um limite alto pode ser perigoso para os usuários, mesmo que haja a intenção de fazer alguma transação de alto valor.

Publicidade

“Se o valor que precisa transferir for mais alto que o seu limite, negocie para fazer duas transferências. Esses cuidados vão te ajudar a evitar prejuízos financeiros.”, comenta Alberto André, CEO do Plusdin, fintech e portal de produtos e serviços financeiros.

5 – Não faça transferências logado em redes públicas de wifi

Economizar o pacote de dados móveis utilizando redes públicas é uma facilidade encontrada em diversos estabelecimentos e locais públicos. No entanto, essa economia pode sair bem cara.

Conectar-se a um Wi-Fi de uso coletivo faz com que o usuário se exponha de um jeito perigoso, e fazer determinadas transações aumenta ainda mais a exposição, como por exemplo, acessar a conta bancária.

“Para que estejamos sempre com nossos dados protegidos, o ideal é usar o aplicativo do banco com o próprio pacote de dados ou uma rede de wifi de uso privado”, recomenda Eduardo Tardelli, CEO da upLexis, empresa especializada em mineração de dados.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos