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Comportamento

As 5 dicas profissionais de um dos maiores gestores de fundos do País

Florian Bartunek, fundador da Constellation, dá dicas para iniciantes no mercado a partir de seu longo trajeto

As 5 dicas profissionais de um dos maiores gestores de fundos do País
Florian Bartunek, gestor da Constellation. FOTO: ALEX SILVA/ESTADAO
O que este conteúdo fez por você?
  • No talk de abertura da Conferência Mercado Financeiro, Florian Bartunek deu dicas para quem quer fazer carreira no mercado financeiro
  • O executivo é o fundador da Constellation Asset Management, gestora que tem como sócios Jorge Paulo Lemann e o fundo americano Lone Pine Capital
  • Além do trabalho como gestor, ele ainda atua como presidente do Conselho da Fundação Estudar

Um dos mais respeitados investidores do País, Florian Bartunek começou sua carreira no Banco Pactual, onde trabalhou por oito anos. Em 2002, fundou a Constellation Asset Management, gestora que tem como sócios Jorge Paulo Lemann e o fundo americano Lone Pine Capital.

Além do trabalho como gestor, o executivo ainda atua como presidente do Conselho da Fundação Estudar, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo criar oportunidades para jovens potenciais brasileiros se desenvolverem profissionalmente.

Com uma longa trajetória no mercado financeiro, Bartunek compartilhou dicas para quem está começando agora na área e deseja se preparar. No talk de abertura da Conferência Mercado Financeiro, realizada em São Paulo, o gestor dividiu com o público cinco ensinamentos que o ajudaram em sua carreira.

1- Todo tipo de leitura é importante

Os livros sobre investimentos não são os únicos que devem estar na estante de quem se interessa por mercado financeiro. Para Bartunek, toda leitura é válida e capaz de trazer conhecimentos importantes, mesmo aquelas que não estão diretamente relacionadas à área de trabalho do investidor.

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Quando ainda estava no começo de sua carreira, o gestor viu seu chefe lendo uma obra inesperada durante o horário de pregão da Bolsa de Valores. O livro, no caso, era o famoso A Origem das Espécies, de Charles Darwin.

“Agora, décadas depois, entendo esse meu antigo chefe e também faço isso. Leio bastante, inclusive textos além de temas ligados ao mercado financeiro, porque isso abre minha mente e traz ótimas percepções que aplico na minha vida profissional”, disse.

2 – Não tenha medo de tirar dúvidas

Quando se está começando no mercado, é natural que diferentes dúvidas surjam. Mesmo Bartunek, que construiu uma longa carreira na gestão de fundos, já passou por momentos em que teve dificuldades para cumprir funções propostas a ele.

“Num dos meus primeiros trabalhos, meu chefe à época me pediu para desenvolver uma determinada tarefa que eu nem fazia ideia de como começar. Na hora em que ele me perguntou se eu entendia sobre aquilo, cheio de vergonha e achando que tinha a obrigação de saber tudo, afirmei que dava conta, mas depois passei um sufoco”, contou.

Para evitar estresses desnecessários, ele recomenda que os investidores não tenham medo de perguntar caso surjam dúvidas em suas trajetórias profissionais. Muitas vezes, sanar esses questionamentos facilitará a solução de problemas.

3- A preparação é fundamental

Engana-se quem pensa que tudo o que grandes gestores conquistaram vem exclusivamente de suas aptidões naturais. Na visão de Bartunek, mais importante do que ser talentoso é estar preparado. “Quem confia demais em seu talento e acredita que a genialidade vai resolver tudo, descobre que isso nem sempre dá certo”.

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O executivo recomenda que estudantes e ingressantes no mercado financeiro busquem constantemente por mais informações e nunca deixem de se atualizar sobre novas tendências. Antes de qualquer reunião, apresentação ou conversa com um cliente, é importante se preparar e aprimorar suas habilidades.

4- Gentileza sempre

Muitas vezes, quem entra no mercado financeiro se concentra em desenvolver competências técnicas e acaba se esquecendo das questões de relacionamento. Segundo Bartunek, ao montar uma equipe, as lideranças também levam em conta o comportamento do colaborador.

“No cotidiano, as pessoas querem trabalhar com quem é ‘gente boa’, então, esse aspecto relacional muitas vezes se torna mais importante do que o conhecimento técnico na hora de conseguir uma vaga.”

Para desenvolver um bom relacionamento com colegas, o executivo recomenda o uso de uma linguagem sempre cordial em e-mails e outras formas de comunicação. Mostrar-se disponível para realizar tarefas que ajudem os colegas, por mais simples que sejam, também é importante.

5- Pontualidade é chave

Chegar no horário estabelecido não apenas demonstra respeito pelos compromissos e pelas pessoas envolvidas como também traz consigo uma série de benefícios, segundo Bartunek.

O executivo revelou que sempre evita se atrasar , pois aproveita o tempo anterior ao começo de uma reunião ou de um evento para trocar ideias e conhecer novas pessoas.

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“Quem chega tarde, além de ser impontual e interromper os colegas, perde essa chance valiosa para fazer relacionamento”, destacou.

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