• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Quem toma as decisões no sistema financeiro? Especialistas dizem que “IA já assumiu” e discutem o papel dos humanos

No São Paulo Innovation Week, executivos de bancos, birôs de crédito e fintechs debateram os limites éticos, regulatórios e humanos da inteligência artificial

Por Igor Markevich

13/05/2026 | 16:03 Atualização: 13/05/2026 | 16:26

Executivos de Santander, Equifax, Fenasbac e Trustbond debatem os impactos da inteligência artificial sobre crédito, investimentos e tomada de decisão financeira durante painel no São Paulo Innovation Week. Crédito: Igor Markevich/E-Investidor/Estadão
Executivos de Santander, Equifax, Fenasbac e Trustbond debatem os impactos da inteligência artificial sobre crédito, investimentos e tomada de decisão financeira durante painel no São Paulo Innovation Week. Crédito: Igor Markevich/E-Investidor/Estadão

“Eu sinto que a IA já assumiu. O gerente não consegue mais recorrer de uma decisão da inteligência artificial“. A avaliação de Luiz Calado, CEO da Trustbond, deu o tom do painel “Humanos para quê?”, que discutiu o avanço da tecnologia como ferramenta de suporte para tomadas de decisão no sistema financeiro.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O debate faz parte do São Paulo Innovation Week (SPIW), maior festival global de tecnologia e inovação, que é realizado pelo Estadão em parceria com a Base Eventos, no Pacaembu e na Faap, entre esta quarta-feira (13) e sexta-feira (15). Entre os mais de 2 mil palestrantes convidados para os três dias do evento, estão especialistas brasileiros e estrangeiros em áreas como ciência, saúde, educação, agronegócio, finanças, mobilidade, geopolítica, esportes, sustentabilidade, arte, música e filosofia, entre outros assuntos.

A discussão reuniu executivos do Santander, Equifax, Fenasbac e Trustbond para debater um cenário que, segundo os participantes, já deixou de ser futurista. “A gente deu um pulo recentemente e IA virou assunto como futebol, religião e política”, afirmou Rodrigoh Henriques, diretor de inovação e estratégia da Fenasbac. Segundo ele, o mercado entrou numa nova fase, marcada pelas chamadas IAs agênticas, sistemas capazes de tomar decisões de forma autônoma.

  • Leia também: Blockchain, Drex e tokenização podem transformar o mercado financeiro, mas executivos alertam para o excesso de hype no setor

A redefinição do humano

Henriques conduziu boa parte do painel em torno da provocação central “o que sobra para o humano quando algoritmos passam a decidir crédito, investimentos e risco?” Para Calado, a automatização das decisões financeiras já acontece há anos, mas o espaço para interferência humana vem diminuindo rapidamente.

Ele lembrou que modelos de crédito já operavam de forma automatizada desde os anos 2000, mas afirmou que antes existia maior margem para que gerentes revisassem casos específicos com base em contexto e relacionamento.

“Hoje tem menos espaço para intervenção humana”, disse Calado.

Ao mesmo tempo, alertou para um limite que a tecnologia ainda não consegue capturar completamente. “Fora os dados que o sistema traz, tem uma coisa da pessoalidade.”

Ricardo Leite Raposo, vice-presidente de dados e analytics da Equifax, defendeu que decisões automatizadas também ampliaram a inclusão financeira. Segundo ele, modelos de análise baseados em IA reduziram distorções causadas por vieses humanos e permitiram que milhões de pessoas passassem a acessar crédito. “Você dependia muito do viés das pessoas. Hoje, milhões e milhões de pessoas passam a ter acesso a crédito”, afirmou.

  • Leia também: Por que o Pix deu certo? Executiva da Fenasbac aponta três motivos por trás do sucesso da tecnologia

Entre eficiência e risco moral

Ao longo do debate, os executivos concordaram que o principal desafio, e a discussão como um todo, se debruça sobre a parte ética do debate. Leandro Pupe Nobrega, head de Open Data & AI do Santander, afirmou que automação sem mecanismos de responsabilidade “não é inovação, é risco para o sistema”. Segundo ele, o setor financeiro trabalha com confiança e decisões sensíveis demais para abrir mão de supervisão humana e rastreabilidade.

Henriques foi além. “Esses modelos, pelo volume de conteúdo que nós mesmos cedemos, tendem a conhecer a gente melhor do que nós mesmos.” Para ele, o avanço da IA nas finanças abre espaço tanto para personalização quanto para manipulação de comportamento. “É muito mais um limite moral.”

O debate também passou pelos riscos de decisões opacas. Raposo afirmou que o mercado ainda tenta entender os impactos reais da IA em larga escala e comparou o processo ao setor de saúde, em que novas tecnologias passam por supervisão gradual antes de ganhar autonomia total. “A gente deveria se espelhar nesse modelo, colocando IA sob controle e medindo impacto.”

Na reta final, os participantes defenderam que o futuro do setor será constituído por sistemas cada vez mais personalizados, invisíveis e integrados à rotina financeira dos clientes. Ao mesmo tempo, alertaram que tecnologia não elimina fragilidades humanas.

“A IA não vai nos salvar das nossas más decisões”, resumiu Calado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Cotações
13/05/2026 16h27 (delay 15min)
Câmbio
13/05/2026 16h27 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Tesouro Selic ou Tesouro Reserva? Veja quais títulos do Tesouro Direto servem para reserva de emergência

  • 2

    Tesouro Reserva estreia com operação 24x7 e sem oscilação; novo título promete mudar reserva de emergência no Brasil

  • 3

    Investidores inexperientes perdem 0,29% por ano com COEs. Experientes ganham 3%, mostra estudo

  • 4

    Itaú lança cartão para altíssima renda da Mastercard com até 7 pontos por dólar

  • 5

    Ibovespa hoje fecha no menor patamar desde março; dólar recua ao nível mais baixo em mais de 2 anos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos podem receber a restituição ainda em maio; entenda como e quando
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos podem receber a restituição ainda em maio; entenda como e quando
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: quem tem e-mail como Pix pode receber o pagamento? Entenda
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: quem tem e-mail como Pix pode receber o pagamento? Entenda
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 1º lote da restituição é liberado ainda em maio; veja a data exata
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 1º lote da restituição é liberado ainda em maio; veja a data exata
Imagem principal sobre o Desenrola 2.0: endividados podem usar FGTS para pagar contas atrasadas; entenda quanto é possível sacar
Logo E-Investidor
Desenrola 2.0: endividados podem usar FGTS para pagar contas atrasadas; entenda quanto é possível sacar
Imagem principal sobre o Desenrola 2.0: quem ganha até R$ 8.105 pode participar do programa para aliviar dívidas; entenda como
Logo E-Investidor
Desenrola 2.0: quem ganha até R$ 8.105 pode participar do programa para aliviar dívidas; entenda como
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas de boletos e carnês devem seguir estes passos para renegociar atrasos
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas de boletos e carnês devem seguir estes passos para renegociar atrasos
Imagem principal sobre o Idosos podem conseguir este produto gratuitamente nas farmácias
Logo E-Investidor
Idosos podem conseguir este produto gratuitamente nas farmácias
Imagem principal sobre o Idosos podem cair em golpes de empréstimos: entenda como funciona e dicas para se proteger
Logo E-Investidor
Idosos podem cair em golpes de empréstimos: entenda como funciona e dicas para se proteger
Últimas: Comportamento
Por que o Pix deu certo? Executiva da Fenasbac aponta três motivos por trás do sucesso da tecnologia
Comportamento
Por que o Pix deu certo? Executiva da Fenasbac aponta três motivos por trás do sucesso da tecnologia

No São Paulo Innovation Week, Danielle Teixeira defendeu que inovações só ganham escala quando "trilema" avança de forma coordenada

13/05/2026 | 13h50 | Por Igor Markevich
Os 7 hábitos das famílias mais ricas do mundo para ter sucesso, segundo o JPMorgan
Comportamento
Os 7 hábitos das famílias mais ricas do mundo para ter sucesso, segundo o JPMorgan

Relatório aponta leitura, disciplina e gestão rigorosa do tempo como pilares na construção de riqueza duradoura

09/05/2026 | 06h30 | Por Preston Fore, da Fortune
Evento discute impacto da IA no mercado de Wealth e os desafios de escala e relacionamento no Brasil
CONTEÚDO PATROCINADO

Evento discute impacto da IA no mercado de Wealth e os desafios de escala e relacionamento no Brasil

Patrocinado por
Ágora Investimentos
CNC informa que endividamento sobe a recorde de 80,9% em abril, inadimplência avança em 29,7%
Comportamento
CNC informa que endividamento sobe a recorde de 80,9% em abril, inadimplência avança em 29,7%

Pesquisa aponta que a perspectiva de recuo da inadimplência de longo prazo sugere um perfil de endividamento mais administrável no curto prazo

07/05/2026 | 15h25 | Por Daniela Amorim

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador