Comportamento

Imposto de Renda 2024: quase metade dos contribuintes ainda não declararam; veja

A Receita estima que sejam entregues, aproximadamente, 43 milhões de declarações até o final do prazo

Imposto de Renda 2024: quase metade dos contribuintes ainda não declararam; veja
Imposto de Renda (Foto: Adobe Stock)

Na reta final das declarações do Imposto de Renda (IR) 2024, quase metade dos contribuintes seguem sem enviar os documentos à Receita Federal. Vale lembrar que o prazo final para a entrega é no dia 31 de maio.

O órgão estima que sejam entregues, aproximadamente, 43 milhões de declarações até o final do prazo. Contudo, 37% da população ainda não entregou os informes ao Fisco.

Segundo dados da Receita, até às 18h desta sexta-feira (17), 15 dias antes da data limite, foram registrados mais de 26,7 milhões de informes. Dentre elas, 68,9% devem ser restituídas, 17,4% estão pendentes de pagamento e 13,7% são isentas do imposto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, o estado de São Paulo lidera a quantidade de envios, totalizando 8.429.762 até o momento. Em seguida, Minas Gerais e Rio de Janeiro seguem as últimas semanas do prazo com 2.570.243 e 2.367.328 envios, respectivamente.

Para aqueles que ainda não declararam, é importante verificar os documentos necessários, além de possíveis deduções antes de preencher o informe. Confira nesta reportagem tudo o que você precisa saber antes de declarar.

É possível preencher a declaração de forma online com a conta gov.br nível Prata ou Ouro, pelo programa do IR com download gratuito no computador, ou também pelo aplicativo Meu Imposto de Renda – disponível nas versões Android e iOS.

Vale lembrar que a multa para quem atrasa o envio é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com limite mínimo de R$ 165,74. Já o valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido pelo contribuinte, a contar do dia seguinte à data final da entrega. Além disso, a falta da entrega pode causar problemas com o Fisco.

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.

@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão

Publicidade