- As personalidades influenciaram diretamente a compra de produtos e serviços em geral de 66% dos entrevistados
- Thiago Nigro, Nathalia Arcuri e Bruno Perini são destaques entre os influenciadores de finanças
- A Ilumeo entrevistou 1.100 brasileiros em setembro deste ano
Pesquisa da consultoria de ciência de dados Ilumeo mostra que 65% dos brasileiros consideram a opinião de influenciadores digitais de finanças na hora de investir e tomar decisões financeiras. Mais do que isso, as personalidades das redes digitais influenciaram diretamente a compra de produtos e serviços em geral, sendo de investimentos ou não, de 66% dos entrevistados.
Leia também
A Ilumeo entrevistou 1.100 brasileiros em setembro deste ano. Entre outras conclusões, a pesquisa mostra que 88% das pessoas consultadas conhecem pelo menos um influenciador digital que produz conteúdo sobre dinheiro e finanças. E destas, 40% contaram que já compartilharam conteúdo produzido por um influenciador que conhecem para amigos ou familiares.
A pesquisa também mapeou a abrangência do awareness (conhecimento) dos influenciadores na sociedade e identificou que Thiago Nigro, de O Primo Rico, como o maior influenciador de finanças do País. Ele obteve 31% de awareness espontâneo – os entrevistados lembraram de seu nome em campo aberto e sem estímulo de imagens. Ao mostrar a foto dele, a porcentagem foi para 49% e entre as pessoas que se interessam por empreendedorismo, o awareness saltou para 62%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“São resultados que o aproximam do awareness de grandes celebridades que têm presença midiática de veículos de TV aberta”, diz Diego Senise, diretor da Ilumeo e professor de comportamento do consumidor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em nota à imprensa.
Atrás de Thiago Nigro aparecem na pesquisa Nathalia Arcuri, do Canal Me Poupe, com 19% de awareness espontâneo e 44% de awareness estimulado e os influenciadores Bruno Perini e Gustavo Cerbasi, ambos com menos de 4% de awareness espontâneo.
Os influenciadores citados divulgam seus conteúdos para milhões de seguidores. Thiago Nigro tem 6,7 milhões no Instagram e 6,05 milhões no YouTube, enquanto Nathalia Arcuri tem 3,5 milhões de seguidores no Instagram e 7,27 milhões no YouTube e Bruno Perini tem 2 milhões no Instagram e 1,15 milhão no YouTube. Gustavo Cerbasi possui 1,5 milhão de seguidores no Instagram e 965 mil no YouTube.