Comportamento

15 influenciadores de finanças que você precisa acompanhar

Contas mesclam assuntos da bolsa, renda fixa, educação financeira e outros assuntos relacionados ao patrimônio

15 influenciadores de finanças que você precisa acompanhar
Nath Finanças está no grupo dos principais influenciadores de finanças digitais no país. Foto: Divulgação
  • São diversos os conteúdos produzidos pelos influenciadores digitais do mundo da economia, que contribuem não só para uma educação financeira
  • Segundo Nath Finanças, a educação financeira não deve ser pautada apenas em investimentos, mas na forma de conseguir viver a vida sem apertos e de forma digna

(Natália Coelho, especial para o E-Investidor) – Falar sobre bolsa de valores, mercado financeiro, dicas de investimentos ou até mesmo juntar dinheiro para conseguir comprar o primeiro apartamento.

Esse são alguns dos conteúdos produzidos por influenciadores de finanças, que contribuem para ampliar a educação financeira no país.

Segundo Nathalia Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças e uma das maiores do ramo no Brasil, o assunto não deve ser pautado apenas em investimentos, mas sim na forma de conseguir viver a vida sem apertos e de forma digna.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Eu ajudo as pessoas a entenderem um assunto que nunca foi ensinado nas escolas ou em casa, levando informações com linguagem acessível para que elas possam se organizar financeiramente e conhecer seus direitos como consumidoras, pessoas físicas ou jurídicas”, afirma.

Os 15 principais influenciadores de finanças para ficar de olho

1. Thiago Nigro (Primo Rico)

Um dos maiores influenciadores de finanças do País, Thiago Nigro é conhecido como o “Primo Rico”. Com 6,5 milhões de seguidores no Instagram, Thiago fala sobre investimentos e educação financeira em diversas plataformas. No Youtube ele já soma 6,09 milhões de inscritos e 399 mil seguidores no Twitter.

O empresário explica que sua visão de investimentos começou a mudar radicalmente quando ganhou R$ 5 mil de aniversário de seus pais aos 18 anos.

A partir daí, ele investiu na bolsa de valores e, com erros e acertos, iniciou seu processo de educador financeiro.

Em 2015, criou seu escritório de assessoria de investimentos e, em 2018, lançou o livro “Do Mil ao Milhão, sem cortar o cafezinho”. Um ano depois, entrou para a lista do Forbes Under 30 como destaque na área de finanças.

2. Nathalia Arcuri (Me Poupe)

Outro grande destaque no que diz respeito à democratização do conteúdo sobre investimentos, a jornalista Nathalia Arcuri é conhecida pelo seu canal de Youtube “Me Poupe”, um dos pioneiros no entretenimento financeiro e um dos maiores do mundo, com 7,3 milhões de inscritos. 

Tanto em seu canal, quanto no Instagram com 3,4 milhões de seguidores, Arcuri fala sobre dicas de investimentos, planejamento financeiro e conceitos básicos para entender o mundo do dinheiro.

Publicidade

Pela editora Sextante, publicou o livro “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso” (2018). Já em 2022, lançou o reality Pimp My Money, que ajuda os participantes a economizarem e a investirem.

A jornalista também foi destaque de pesquisa sobre influenciadores financeiros pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), foi finalista do Prêmio Influency-me 2021, por meio de sua empresa, e foi ganhadora do Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de Economia.

3. Nathalia Rodrigues (Nath Finanças)

Nathalia Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, tem como premissa falar de “finanças reais para pessoas reais”. O seu público é voltado para pessoas que se preocupam mais com o pagamento das contas do fim do mês do que aquelas que têm milhares para investir.

Com 449 mil seguidores no Instagram e 310 mil inscritos no Youtube, Nath chegou a ser indicada à categoria Influenciador do Ano Brasil no People ‘s Choice Awards em 2021.

Ela também ficou em 41º lugar no ranking das 50 maiores lideranças do mundo de 2021, segundo a revista americana Fortune.

Aos 24 anos, ela já foi considerada uma entre seis jovens promessas do mercado financeiro, segundo a revista Forbes.

4. Charles Mendlowicz (Economista Sincero)

Considerado o melhor influenciador de investimentos do Brasil pela Anbima, o influenciador Charles Mendlowicz é conhecido como o “Economista Sincero” e vem se destacando por tratar assuntos da economia de forma direta.

Publicidade

Com 445 mil seguidores no Instagram, tem como foco a educação financeira e fala de assuntos diversos, como investimentos, criptomoedas, trabalho e assuntos da economia em geral.

Formado em economia e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios (UFF) e em Logística Empresarial (FGV), Mendlowicz é apresentador do podcast “Os Economistas” e é dono de um canal no Youtube com 605 mil inscritos.

5. Rafael Ferri (Café com Ferri)

Voltado para conteúdos mais avançados sobre o mercado de capitais, como bolsa, renda fixa e fundos imobiliários, o influenciador Rafael Ferri é formado em administração com especialização em finanças e já acumula 1,5 milhão de seguidores no Instagram.

Ferri é fundador da plataforma TC Investimentos, plataforma voltada para dicas, análises e notícias do mundo financeiro.

O investidor faz lives semanalmente aos domingos, às 22h30, em seu Instagram, e costuma trazer conteúdos mais avançados e não tão voltados para iniciantes, com análises mais técnicas e postagens menos explicativas e mais demonstrativas.

6. Murilo Duarte (Favelado Investidor)

Com memes, dicas de valorização do patrimônio e para o dia a dia, o influenciador Murilo Duarte é mais conhecido como o Favelado Investidor.

Com 650 mil seguidores no Instagram e dono de uma plataforma com cursos, Duarte tem como público-alvo impactar pessoas da favela, ensinando desde os pilares da educação financeira, para iniciantes, a conceitos mais complexos, para alunos mais avançados.

Publicidade

Murilo também foi considerado um dos nomes mais promissores da área pela revista Forbes, entrando na lista do Forbes Under 30 em 2021.

7. Carol Dias (Riqueza em Dias)

Com 6,8 milhões de seguidores em seu Instagram, a influenciadora Carol Dias deixou a profissão de dançarina e partiu para a educação financeira.

Dona do canal de Youtube “Riqueza em Dias”, com 241 mil inscritos, e autora do livro “Rumo à Riqueza”, Carol fala principalmente sobre investimentos, com destaque para fundos imobiliários e dividendos.

Apesar de focar mais em resultados do que em passo a passo de conceitos, Carol ajuda seus seguidores a fazerem principalmente planejamentos a longo prazo, focando em dicas para ter a segurança de uma renda fixa no futuro.

8. Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é graduado em Administração Pública (FGV-SP) e mestre em Finanças (USP), além de consultor, professor e autor de 16 livros sobre finanças e enriquecimento.

O influenciador tem como foco seu curso on-line “Inteligência Financeira”, apesar de ainda postar algumas dicas e explicações sobre o assunto em seu Instagram, que conta com 1,5 milhão de seguidores.

É conhecido também por ser autor do livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, obra que originou os filmes da franquia “Até que a Sorte nos Separe”.

Publicidade

Em 2009, foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes pela Revista Época, onde é colunista.

9. Bruno Perini (Você Mais Rico)

Misturando dicas de empreendedorismo, opiniões sobre riqueza e tirando dúvidas sobre educação financeira, Bruno Perini é criador do curso “Viver de Renda”, do qual pretende ensinar a conquistar a independência a partir do aumento do patrimônio.

Com 1,9 milhão de seguidores, também é apresentador do podcast “Os Sócios” e dono do canal “Você Mais Rico”, que já conta com mais de um milhão de inscritos. Ele também é colunista do E-Investidor.

Em seus canais, Perini foca principalmente na mudança da rotina e planejamentos mais inteligentes do patrimônio.

Em seu Instagram, costuma postar vídeos de entrevistas e de suas aulas abordando as várias nuances da mudança de comportamento financeiro.

10. André Machado (Ogro de WallSt)

Conhecido como o Ogro de WallSt, o influenciador e professor André Machado vem crescendo nas redes sociais por abordar assuntos mais técnicos e avançados. 

Com 157 mil seguidores no Instagram, Machado é atualmente professor no MBA de Mercado Financeiro da Fundação Instituto de Administração (FIA) e CEO do Projeto Os 10%, empresa que tem como nova proposta a formação de traders profissionais.

Publicidade

O professor também foi docente do Instituto Educacional B3 (BM&F Bovespa), tendo lecionado no Brasil e em outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, Índia, México e China. Também é autor de um canal de Youtube, que já conta com 257 mil inscritos.

11. Breno Perrucho (Jovens Negócios)

Breno Perrucho começou sua carreira como educador financeiro em 2018 com o canal “Jovens Negócios”, no Youtube.

Com 2,1 milhões de inscritos, ele transformou a marca em uma empresa, que inclusive teve uma parte vendida para o Thiago Nigro, do Primo Rico.

Com 619 mil seguidores no Instagram, Breno tem como foco se comunicar com jovens adultos que desejam começar a investir com o patrimônio que for possível.

12. Raul Sena (Investidor Sarinha)

Chamado também de “Investidor Sardinha”, o influenciador Raul Sena tem como foco ajudar a driblar a crise e conseguir crescer em meio às turbulências econômicas do País.

Com 246 mil seguidores no Instagram e 643 mil inscritos no Youtube, ele também é dono da escola de investimentos A Única Verdade Possível (UVP), que deu origem ao livro “A Única Verdade Possível: Enriqueça no longo prazo”. Ele defende a premissa de fazer a bolsa de valores uma aliada.

13. Eduardo Melo (Educatrader)

Focando em investimentos para traders, investidor que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo a partir da volatilidade do mercado, o influenciador Eduardo Melo é conhecido como Educatrader e conversa diariamente com seus 145 mil seguidores no Instagram e com seus 327 mil inscritos no Youtube.

Há 15 anos no mercado, o influenciador promove regularmente aulas ao vivo sobre como sair “do zero ao trader”.

14. Alison Correia (alissoncorreia)

O peruano Alison Correia fez sua carreira no Brasil trazendo uma diversificação de conteúdos sobre o mercado financeiro, principalmente sobre a bolsa de valores e assuntos mais avançados. 

Correia é também CEO da TopGain, plataforma sobre educação financeira para investimentos que vem investindo em multiplataformas para falar sobre o assunto, como aplicativo, TV e comunidade.

O influenciador conta também com um canal de Youtube, com 89,5 mil inscritos, e perfil no Instagram, com 101 mil seguidores.

15. Bruna Dalcin (@comprandomeuape_oficial)

Comandado pela Bruna Dalcin, o Instagram Comprando Meu Apê tem como foco dar dicas e conselhos para quem deseja comprar o seu primeiro imóvel, destacando os principais erros financeiros e métodos de organização para conseguir comprar o imóvel e mobiliá-lo.

Além disso, traz dicas sobre home office, produtividade, finanças pessoais e vlogs de rotina.

Já fora do Instagram, possui um canal de transmissão no Telegram sobre gastos inteligentes, um e-book gratuito “Guia para começar a acumular pontos e milhas” e um canal de Youtube com 337 mil inscritos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos