Mercado

Veja as 5 ações que mais subiram no Ibovespa em outubro

O Ibovespa encerrou o mês de outubro com uma alta de 5,45%

Veja as 5 ações que mais subiram no Ibovespa em outubro
Foto: Envato Elements
  • O mês de outubro foi marcada pela corrida eleitoral dos dois candidatos à presidência: o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • As companhias ligadas a commodities foram as que conseguiram se “blindar” da volatilidade das eleições e alcançar as maiores altas do Ibovespa
  • 3R Petroleum e PetroRio foram as que mais se destacaram, com ganhos de até 30%

Embora a estabilização da taxa de juros tenha dado uma perspectiva de melhora para o cenário econômico no Brasil, em outubro a Bolsa ficou refém das eleições presidenciais definidas neste domingo (30), com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. O último pregão do mês serviu para “digerir” o resultado e o que esperar do mercado nos próximos meses.

Nesta perspectiva, o Ibovespa encerrou a segunda-feira (31) com uma alta de 1,31% aos 116.037,08 pontos após ter sofrido intensa volatilidade ao longo do dia. No acumulado mensal, o desempenho chegou a 5,45%. Por outro lado, as companhias ligadas a commodities conseguiram se “blindar” dos altos e baixos do mercado e cravaram as maiores altas no acumulado de outubro com valorizações de quase 30%.

Segundo dados da Ágora Investimentos, as ações da 3R Petroleum foram as campeãs do Ibovespa ao longo deste mês.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mesmo diante de um período eleitoral, os papéis da companhia conseguiram apresentar ganhos de 30% no acumulado de outubro. O bom desempenho está associado ao prognóstico de que o preço do petróleo deve se manter em patamares elevados nos próximos meses.

“A Opep+ anunciou, no início do mês, corte de 2 milhões de barris por dia na produção, o que ajudou a sustentar os preços do petróleo em alta, apesar das preocupações em relação à demanda, em função da atividade econômica global mais fraca”, afirmou a equipe de research da Ágora.

 

Os papéis da PetroRio também seguiram com um desempenho similar. Assim como a 3R Petroleum, a companhia conseguiu se beneficiar com as projeções relacionadas ao petróleo. No entanto, o otimismo também foi influenciado pelas medidas adotadas pela empresa que podem aumentar os seus ganhos operacionais.

Publicidade

“A PetroRio focou muito na revitalização de dois campos bem promissores (campo de Frade e Albacora Leste) e sinalizou um pipeline em novas oportunidades para replicar a sua estratégia de aquisição de campos maduros, promovendo melhorias operacionais”, diz Felipe Moura, sócio e analista da Finacap Investimentos.

Em seguida, aparecem os papéis da Braskem (BRKM5) com ganhos de 28,5% no acumulado mensal.

Os papéis da WEG (WEGE3) também entraram na lista das maiores altas do Ibovespa. Ainda de acordo com os dados da Ágora, a valorização chegou a ser de 25,3% no acumulado mensal. O bom resultado é um reflexo da divulgação do balanço da empresa referente ao terceiro trimestre.

A empresa de equipamentos elétricos registrou lucro líquido de R$ 1,15 bilhão durante o período de julho a setembro. O volume é 42,5% maior do que os R$ 812,92 milhões reportados em igual trimestre de 2021, superando as expectativas dos analistas mais otimistas. “A WEG mais uma vez a empresa alcançou as expectativa dos mercados e superando com folga as estimativas do mercado”, diz Hugo Baeta, analista de ações da AF Invest.

As ações da Locaweb (LWSA3) ficaram em quinto lugar, com uma valorização de 21,4% no acumulado mensal.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos