• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Conheça iniciativas que apoiam mulheres negras empreendedoras

Ana Minuto, Monique Evelle e Patrícia Santos contribuem para o desenvolvimento da população negra

Por E-Investidor

04/08/2022 | 17:40 Atualização: 04/08/2022 | 20:13

Monique Evelle, fundadora da Inventivos. Créditos: Guilherme Lemos
Monique Evelle, fundadora da Inventivos. Créditos: Guilherme Lemos

(Roberta Picinin, especial para o E-Investidor) – A empreendedora Ana Minuto é idealizadora do Potências Negras, comunidade focada em aumentar o número de pessoas negras inseridas no mercado de trabalho. Durante a pandemia da Covid-19, ela recorreu ao ‘Profissas’, rede de desenvolvimento de habilidades humanas para carreiras, para buscar investimentos e parcerias para o projeto.

Leia mais:
  • BlackWin: a primeira plataforma de investidoras-anjo negras do Brasil
  • Semana da Mulher: 5 investidoras para seguir no Instagram
  • Paiffer : 'Muitas mulheres têm medo de lidar com dinheiro'
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Formada em sistemas da informação, ela também é fundadora da Minuto consultoria, que atua com foco em diversidade e inclusão, e é uma das 61,5% empreendedoras negras cadastradas no País, de acordo com o estudo “Afroempreendedorismo Brasil”, desenvolvido em parceria pela RD Station, Inventivos e o Movimento Black Money, em 2021.

Atualmente, o Brasil conta com 52 milhões de empreendedores, sendo 30 milhões de mulheres, cerca de 57%, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), pesquisa sobre empreendedorismo no mundo. Como MEIs (microempreendedoras individuais), elas representam 48%.

Ana Minuto, empreendedora e idealizadora do Potências Negras

Entre as empreendedoras negras, Ana Minuto é um dos exemplos de quem foi subestimada antes de engatar o projeto. Ela teve a ideia do Potências Negras há 12 anos, mas não tinha quem investisse e acreditasse na ideia do negócio.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O Potências Negras veio para mostrar que nós, negros, somos 56% da população brasileira. Apesar dos desafios, existem negros diretores, CIOs e investidores”, diz. Para a empreendedora, as pessoas só conseguem ver onde podem chegar quando encontram pessoas parecidas com elas mesmas como exemplo.

Apesar de minoria no mercado financeiro, pardos e negros são 56,2% da população brasileira, mais de 100 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Minuto, o Potências Negras tem uma comunidade com foco em ‘enegrecer’ – aumentar a quantidade de pessoas negras – o mercado de trabalho e combater o racismo a partir de aulas e eventos com painéis sobre negritude, tecnologia e profissão. “Tudo isso visando trazer representatividade e reconhecimento para as população negra, de forma que outras pessoas possam avançar e se inspirar ao trilhar suas carreiras”, destaca.

Empreender para o social é possível?

Publicidade

Para Monique Evelle, que fundou a plataforma Inventivos para ajudar na formação de novos empreendedores durante a pandemia, empreender é a atividade profissional que garante a maior satisfação. Com apenas cinco meses de empresa, a Inventivos conseguiu apoio do Black Founder do Google, fundo de investimentos que tem como foco apoiar pessoas negras no mercado de trabalho.

“Empreender é possível, mas não é fácil, principalmente para pessoas negras, mulheres, LGBTQIA + e PCDs”, afirma Evelle, que convive com um questionamento: “será que há espaço para todo mundo no futuro do trabalho? Será que o empreendedorismo pode ser por autonomia e oportunidade como foi pra mim?”

De acordo Evelle, há espaço tanto para o empreendedorismo de pessoas negras quanto para o social monetizado e sustentável. Ela, que também é jornalista, juntou a vontade de empreender com sua área de atuação profissional que era na comunicação social.

Por meio de cursos e palestras realizadas pela Inventivos, Monique aplica suas experiências e estratégias de análise de mercado, que usou inicialmente para “startar” sua empresa, e ainda mostrar como fazer um serviço que ajude outras pessoas a evoluírem no meio empreendedor.

Publicidade

“Eu iniciei fazendo listas do que gosto de fazer e fui combinando a comunicação com o que eu queria trabalhar. O que a gente busca fazer também tem que ter um link com o que o mercado busca hoje”, afirma.

Monique aconselha para quem busca começar seu próprio negócio, a procurar pessoas complementares, fazer networking que agregue no seu aprendizado, dominar suas habilidades e ter um olhar atento para identificar os problemas ao seu redor e criar soluções para o mercado.

“Nós precisamos de soluções. Por isso é importante analisar os problemas que vemos no mercado e questionar: “estou resolvendo o problema?” e ter uma resposta positiva”, diz.

O combate ao racismo no mercado de trabalho

Publicidade

Já a EmpregueAfro surgiu assim como a Inventivos, com o objetivo de ajudar a população negra a ser inserida no mercado de trabalho. A fundadora Patrícia Santos começou a empresa como projeto social em 2005, mas somente em 2013 conseguiu transformar a companhia em uma consultoria de recursos humanos.

Desde o início, Santos sabia das barreiras que precisaria enfrentar com o racismo e machismo, e também da responsabilidade por outras vidas. Além disso, ela afirma que hoje consegue oferecer oportunidades de trabalho para quem realmente precisa, e é isso que a faz feliz todos os dias.

A empreendedora diz que hoje, apesar de a EmpegueAfro ser uma microempresa com 13 funcionários, ajudar a comunidade negra a se posicionar no mercado de trabalho traz a sensação de estar vencendo uma batalha. “Estou puxando muitas pessoas negras para trabalhar comigo”, destaca.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Empreendedorismo
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • mulher negra
Cotações
30/12/2025 21h35 (delay 15min)
Câmbio
30/12/2025 21h35 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    CDBs do Banco Master: o que acontece com a garantia do FGC se a liquidação for revertida

  • 2

    Bolsa, fundos ou criptos? Veja o ranking dos melhores investimentos em 2025

  • 3

    Ibovespa resiste perto dos 160 mil pontos no fechamento, apesar da queda de Vale (VALE3) e bancos

  • 4

    Ibovespa hoje toca os 162 mil pontos e fecha em alta de 0,40% com dados de emprego no Brasil e ata do Fed no último pregão de 2025

  • 5

    Você sabe quantos tipos de Pix existem? Conheça Pix Agendado, Automático e Garantido

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Resultado da Quina 6915: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO
Logo E-Investidor
Resultado da Quina 6915: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO
Imagem principal sobre o Como será assistência para vítimas de violência doméstica não seguradas pelo INSS?
Logo E-Investidor
Como será assistência para vítimas de violência doméstica não seguradas pelo INSS?
Imagem principal sobre o Saiba quais são as chances de acertar os seis números da Mega da Virada e faturar R$ 1 bilhão
Logo E-Investidor
Saiba quais são as chances de acertar os seis números da Mega da Virada e faturar R$ 1 bilhão
Imagem principal sobre o Quem pode realizar o saque do FGTS ainda em 2025?
Logo E-Investidor
Quem pode realizar o saque do FGTS ainda em 2025?
Imagem principal sobre o Rodízio suspenso em São Paulo: veja até quando é possível dirigir sem multa
Logo E-Investidor
Rodízio suspenso em São Paulo: veja até quando é possível dirigir sem multa
Imagem principal sobre o Violência doméstica: como será a assistência para mulheres seguradas pelo INSS?
Logo E-Investidor
Violência doméstica: como será a assistência para mulheres seguradas pelo INSS?
Imagem principal sobre o INSS: como é feita a organização dos pagamentos
Logo E-Investidor
INSS: como é feita a organização dos pagamentos
Imagem principal sobre o Lotofácil de hoje (29): VEJA NOVO HORÁRIO
Logo E-Investidor
Lotofácil de hoje (29): VEJA NOVO HORÁRIO
Últimas: Comportamento
Geração Z bate recorde de dívida no cartão de crédito. O que mudou?
Comportamento
Geração Z bate recorde de dívida no cartão de crédito. O que mudou?

Mesmo com o mercado de trabalho ainda resiliente, jovens da Geração Z recorrem cada vez mais ao cartão de crédito para enfrentar inflação alta, renda pressionada e uma economia cada vez mais desigual

27/12/2025 | 05h30 | Por Nino Paoli, da Fortune
Aluguel em Nova York é tão caro que uma estagiária passou a ir ao trabalho de avião — e ainda economiza
Comportamento
Aluguel em Nova York é tão caro que uma estagiária passou a ir ao trabalho de avião — e ainda economiza

Com trabalho híbrido, jovem decidiu morar fora do Estado e voar uma vez por semana para o escritório — gastando menos do que pagaria de aluguel em Nova York

26/12/2025 | 17h03 | Por Orianna Rosa Royle, da Fortune
Por que a Geração Z está “desistindo” da casa própria e mudando sua relação com trabalho e dinheiro
Comportamento
Por que a Geração Z está “desistindo” da casa própria e mudando sua relação com trabalho e dinheiro

Com imóveis cada vez menos acessíveis, jovens gastam mais do que economizam, reduzem esforço no trabalho e recorrem a investimentos arriscados, apontam pesquisas acadêmicas nos EUA

21/12/2025 | 05h30 | Por Sydney Lake, da Fortune
Bolha de IA? Harari, Burry e Dalio, gurus do Vale do Silício, explicam como veem a euforia que domina as bolsas
Comportamento
Bolha de IA? Harari, Burry e Dalio, gurus do Vale do Silício, explicam como veem a euforia que domina as bolsas

Disparada dos investimentos no setor divide nomes influentes das finanças globais, que discordam sobre o risco de um estouro iminente

18/12/2025 | 09h34 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador