• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Conheça iniciativas que apoiam mulheres negras empreendedoras

Ana Minuto, Monique Evelle e Patrícia Santos contribuem para o desenvolvimento da população negra

Por E-Investidor

04/08/2022 | 17:40 Atualização: 04/08/2022 | 20:13

Monique Evelle, fundadora da Inventivos. Créditos: Guilherme Lemos
Monique Evelle, fundadora da Inventivos. Créditos: Guilherme Lemos

(Roberta Picinin, especial para o E-Investidor) – A empreendedora Ana Minuto é idealizadora do Potências Negras, comunidade focada em aumentar o número de pessoas negras inseridas no mercado de trabalho. Durante a pandemia da Covid-19, ela recorreu ao ‘Profissas’, rede de desenvolvimento de habilidades humanas para carreiras, para buscar investimentos e parcerias para o projeto.

Leia mais:
  • BlackWin: a primeira plataforma de investidoras-anjo negras do Brasil
  • Semana da Mulher: 5 investidoras para seguir no Instagram
  • Paiffer : 'Muitas mulheres têm medo de lidar com dinheiro'
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Formada em sistemas da informação, ela também é fundadora da Minuto consultoria, que atua com foco em diversidade e inclusão, e é uma das 61,5% empreendedoras negras cadastradas no País, de acordo com o estudo “Afroempreendedorismo Brasil”, desenvolvido em parceria pela RD Station, Inventivos e o Movimento Black Money, em 2021.

Atualmente, o Brasil conta com 52 milhões de empreendedores, sendo 30 milhões de mulheres, cerca de 57%, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), pesquisa sobre empreendedorismo no mundo. Como MEIs (microempreendedoras individuais), elas representam 48%.

Ana Minuto, empreendedora e idealizadora do Potências Negras

Entre as empreendedoras negras, Ana Minuto é um dos exemplos de quem foi subestimada antes de engatar o projeto. Ela teve a ideia do Potências Negras há 12 anos, mas não tinha quem investisse e acreditasse na ideia do negócio.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O Potências Negras veio para mostrar que nós, negros, somos 56% da população brasileira. Apesar dos desafios, existem negros diretores, CIOs e investidores”, diz. Para a empreendedora, as pessoas só conseguem ver onde podem chegar quando encontram pessoas parecidas com elas mesmas como exemplo.

Apesar de minoria no mercado financeiro, pardos e negros são 56,2% da população brasileira, mais de 100 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Minuto, o Potências Negras tem uma comunidade com foco em ‘enegrecer’ – aumentar a quantidade de pessoas negras – o mercado de trabalho e combater o racismo a partir de aulas e eventos com painéis sobre negritude, tecnologia e profissão. “Tudo isso visando trazer representatividade e reconhecimento para as população negra, de forma que outras pessoas possam avançar e se inspirar ao trilhar suas carreiras”, destaca.

Empreender para o social é possível?

Publicidade

Para Monique Evelle, que fundou a plataforma Inventivos para ajudar na formação de novos empreendedores durante a pandemia, empreender é a atividade profissional que garante a maior satisfação. Com apenas cinco meses de empresa, a Inventivos conseguiu apoio do Black Founder do Google, fundo de investimentos que tem como foco apoiar pessoas negras no mercado de trabalho.

“Empreender é possível, mas não é fácil, principalmente para pessoas negras, mulheres, LGBTQIA + e PCDs”, afirma Evelle, que convive com um questionamento: “será que há espaço para todo mundo no futuro do trabalho? Será que o empreendedorismo pode ser por autonomia e oportunidade como foi pra mim?”

De acordo Evelle, há espaço tanto para o empreendedorismo de pessoas negras quanto para o social monetizado e sustentável. Ela, que também é jornalista, juntou a vontade de empreender com sua área de atuação profissional que era na comunicação social.

Por meio de cursos e palestras realizadas pela Inventivos, Monique aplica suas experiências e estratégias de análise de mercado, que usou inicialmente para “startar” sua empresa, e ainda mostrar como fazer um serviço que ajude outras pessoas a evoluírem no meio empreendedor.

Publicidade

“Eu iniciei fazendo listas do que gosto de fazer e fui combinando a comunicação com o que eu queria trabalhar. O que a gente busca fazer também tem que ter um link com o que o mercado busca hoje”, afirma.

Monique aconselha para quem busca começar seu próprio negócio, a procurar pessoas complementares, fazer networking que agregue no seu aprendizado, dominar suas habilidades e ter um olhar atento para identificar os problemas ao seu redor e criar soluções para o mercado.

“Nós precisamos de soluções. Por isso é importante analisar os problemas que vemos no mercado e questionar: “estou resolvendo o problema?” e ter uma resposta positiva”, diz.

O combate ao racismo no mercado de trabalho

Publicidade

Já a EmpregueAfro surgiu assim como a Inventivos, com o objetivo de ajudar a população negra a ser inserida no mercado de trabalho. A fundadora Patrícia Santos começou a empresa como projeto social em 2005, mas somente em 2013 conseguiu transformar a companhia em uma consultoria de recursos humanos.

Desde o início, Santos sabia das barreiras que precisaria enfrentar com o racismo e machismo, e também da responsabilidade por outras vidas. Além disso, ela afirma que hoje consegue oferecer oportunidades de trabalho para quem realmente precisa, e é isso que a faz feliz todos os dias.

A empreendedora diz que hoje, apesar de a EmpegueAfro ser uma microempresa com 13 funcionários, ajudar a comunidade negra a se posicionar no mercado de trabalho traz a sensação de estar vencendo uma batalha. “Estou puxando muitas pessoas negras para trabalhar comigo”, destaca.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Empreendedorismo
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • mulher negra
Cotações
29/01/2026 6h32 (delay 15min)
Câmbio
29/01/2026 6h32 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    XP, BTG e Nubank são alvo de ação judicial no caso Master; promotoria vai analisar

  • 2

    Ibovespa hoje renova recorde em dia de decisão de juros no Brasil e nos EUA

  • 3

    Selic a 15%: como investir em juros altos sem travar a carteira no curto prazo

  • 4

    Vale com desconto de 36%: o que o preço de holding de Bradespar esconde sobre dividendos e risco

  • 5

    Ibovespa bate recordes em 2026 com entrada de capital gringo; movimento deve continuar?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia 2026: veja quem pode receber o benefício
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia 2026: veja quem pode receber o benefício
Imagem principal sobre o Saiba como encontrar uma agência do INSS perto de você
Logo E-Investidor
Saiba como encontrar uma agência do INSS perto de você
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (28)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (28)?
Imagem principal sobre o Passo a passo para emitir o boleto do IPTU de Goiânia em 2026
Logo E-Investidor
Passo a passo para emitir o boleto do IPTU de Goiânia em 2026
Imagem principal sobre o 5 requisitos para antecipar o saque-aniversário do FGTS
Logo E-Investidor
5 requisitos para antecipar o saque-aniversário do FGTS
Imagem principal sobre o Regra do pedágio no INSS: o que é e como funciona
Logo E-Investidor
Regra do pedágio no INSS: o que é e como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: inscrições para estudantes abrem em fevereiro
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: inscrições para estudantes abrem em fevereiro
Imagem principal sobre o IPTU de Goiânia em 2026: veja onde acessar o boleto
Logo E-Investidor
IPTU de Goiânia em 2026: veja onde acessar o boleto
Últimas: Comportamento
IPTU 2026: quem paga a conta, proprietário ou inquilino?
Comportamento
IPTU 2026: quem paga a conta, proprietário ou inquilino?

Entenda o que diz a lei, como os contratos tratam o imposto e quais são os riscos quando o pagamento atrasa

24/01/2026 | 05h30 | Por Murilo Melo
Escudo ou gatilho? Papel da IA na próxima crise financeira ainda é incerto
Comportamento
Escudo ou gatilho? Papel da IA na próxima crise financeira ainda é incerto

Ainda há pontos cegos nesse processo, mas especialistas ouvidos pela Broadcast divergem sobre a probabilidade de crise financeira global

22/01/2026 | 17h35 | Por Paula Dias
Aposentadoria não é o suficiente: 60% dos beneficiários continuam trabalhando para pagar as contas, aponta Serasa
Comportamento
Aposentadoria não é o suficiente: 60% dos beneficiários continuam trabalhando para pagar as contas, aponta Serasa

Metade dos aposentados recorre a crédito, enfrenta instabilidade financeira e precisa complementar a renda mesmo após deixar o mercado formal

21/01/2026 | 18h37 | Por Igor Markevich
Trabalho opcional e dinheiro irrelevante: o futuro de Elon Musk dominado por IA e robótica
Comportamento
Trabalho opcional e dinheiro irrelevante: o futuro de Elon Musk dominado por IA e robótica

Apesar dos avanços da tecnologia, economistas contestam a viabilidade da visão do magnata CEO da Tesla

20/01/2026 | 17h53 | Por Sasha Rogelberg, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador