Comportamento

Conheça iniciativas que apoiam mulheres negras empreendedoras

Ana Minuto, Monique Evelle e Patrícia Santos contribuem para o desenvolvimento da população negra

Conheça iniciativas que apoiam mulheres negras empreendedoras
Monique Evelle, fundadora da Inventivos. Créditos: Guilherme Lemos
  • Brasil conta com 52 milhões de empreendedores, destes, 30 milhões são mulheres, cerca de 57%, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM)
  • Mulheres negras representam 61,5% dos empreendedores negros no país
  • Ainda que sejam minoria no mercado financeiro, pardos e negros são 56,2% da população brasileira, mais de 100 milhões de pessoas

(Roberta Picinin, especial para o E-Investidor) – A empreendedora Ana Minuto é idealizadora do Potências Negras, comunidade focada em aumentar o número de pessoas negras inseridas no mercado de trabalho. Durante a pandemia da Covid-19, ela recorreu ao ‘Profissas’, rede de desenvolvimento de habilidades humanas para carreiras, para buscar investimentos e parcerias para o projeto.

Formada em sistemas da informação, ela também é fundadora da Minuto consultoria, que atua com foco em diversidade e inclusão, e é uma das 61,5% empreendedoras negras cadastradas no País, de acordo com o estudo “Afroempreendedorismo Brasil”, desenvolvido em parceria pela RD Station, Inventivos e o Movimento Black Money, em 2021.

Atualmente, o Brasil conta com 52 milhões de empreendedores, sendo 30 milhões de mulheres, cerca de 57%, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), pesquisa sobre empreendedorismo no mundo. Como MEIs (microempreendedoras individuais), elas representam 48%.

Ana Minuto, empreendedora e idealizadora do Potências Negras

Entre as empreendedoras negras, Ana Minuto é um dos exemplos de quem foi subestimada antes de engatar o projeto. Ela teve a ideia do Potências Negras há 12 anos, mas não tinha quem investisse e acreditasse na ideia do negócio.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O Potências Negras veio para mostrar que nós, negros, somos 56% da população brasileira. Apesar dos desafios, existem negros diretores, CIOs e investidores”, diz. Para a empreendedora, as pessoas só conseguem ver onde podem chegar quando encontram pessoas parecidas com elas mesmas como exemplo.

Apesar de minoria no mercado financeiro, pardos e negros são 56,2% da população brasileira, mais de 100 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Minuto, o Potências Negras tem uma comunidade com foco em ‘enegrecer’ – aumentar a quantidade de pessoas negras – o mercado de trabalho e combater o racismo a partir de aulas e eventos com painéis sobre negritude, tecnologia e profissão. “Tudo isso visando trazer representatividade e reconhecimento para as população negra, de forma que outras pessoas possam avançar e se inspirar ao trilhar suas carreiras”, destaca.

Empreender para o social é possível?

Para Monique Evelle, que fundou a plataforma Inventivos para ajudar na formação de novos empreendedores durante a pandemia, empreender é a atividade profissional que garante a maior satisfação. Com apenas cinco meses de empresa, a Inventivos conseguiu apoio do Black Founder do Google, fundo de investimentos que tem como foco apoiar pessoas negras no mercado de trabalho.

Publicidade

“Empreender é possível, mas não é fácil, principalmente para pessoas negras, mulheres, LGBTQIA + e PCDs”, afirma Evelle, que convive com um questionamento: “será que há espaço para todo mundo no futuro do trabalho? Será que o empreendedorismo pode ser por autonomia e oportunidade como foi pra mim?”

De acordo Evelle, há espaço tanto para o empreendedorismo de pessoas negras quanto para o social monetizado e sustentável. Ela, que também é jornalista, juntou a vontade de empreender com sua área de atuação profissional que era na comunicação social.

Por meio de cursos e palestras realizadas pela Inventivos, Monique aplica suas experiências e estratégias de análise de mercado, que usou inicialmente para “startar” sua empresa, e ainda mostrar como fazer um serviço que ajude outras pessoas a evoluírem no meio empreendedor.

“Eu iniciei fazendo listas do que gosto de fazer e fui combinando a comunicação com o que eu queria trabalhar. O que a gente busca fazer também tem que ter um link com o que o mercado busca hoje”, afirma.

Monique aconselha para quem busca começar seu próprio negócio, a procurar pessoas complementares, fazer networking que agregue no seu aprendizado, dominar suas habilidades e ter um olhar atento para identificar os problemas ao seu redor e criar soluções para o mercado.

Publicidade

“Nós precisamos de soluções. Por isso é importante analisar os problemas que vemos no mercado e questionar: “estou resolvendo o problema?” e ter uma resposta positiva”, diz.

O combate ao racismo no mercado de trabalho

Já a EmpregueAfro surgiu assim como a Inventivos, com o objetivo de ajudar a população negra a ser inserida no mercado de trabalho. A fundadora Patrícia Santos começou a empresa como projeto social em 2005, mas somente em 2013 conseguiu transformar a companhia em uma consultoria de recursos humanos.

Desde o início, Santos sabia das barreiras que precisaria enfrentar com o racismo e machismo, e também da responsabilidade por outras vidas. Além disso, ela afirma que hoje consegue oferecer oportunidades de trabalho para quem realmente precisa, e é isso que a faz feliz todos os dias.

A empreendedora diz que hoje, apesar de a EmpegueAfro ser uma microempresa com 13 funcionários, ajudar a comunidade negra a se posicionar no mercado de trabalho traz a sensação de estar vencendo uma batalha. “Estou puxando muitas pessoas negras para trabalhar comigo”, destaca.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos