Publicidade

Comportamento

95% dos lojistas pretendem participar da Black Friday este ano, diz pesquisa

Com a expectativa de aumentar as vendas nessa data, lojistas aplicam estratégias para conquistar o consumidor

95% dos lojistas pretendem participar da Black Friday este ano, diz pesquisa
Black Friday: estratégias dos lojistas no evento de promoções. Imagem: Adobe Stock

A Black Friday, conhecida pelos grandes descontos em produtos e serviços, é a principal data comercial do ano para 35% dos lojistas de marketplaces no Brasil. É o que indica um levantamento do Buscapé, realizado com 500 lojistas do País e revelado com exclusividade ao E-Investidor. Segundo a pesquisa, 95% dos respondentes irão participar ativamente do evento – marcado para o dia 29 de novembro -, com promoções e estratégias específicas, e 44% esperam ampliar as vendas na edição de 2024.

Entre os produtos mais cobiçados do evento mundial de descontos, os eletrônicos são apostas para 21% dos lojistas. Em seguida,  produtos de beleza e cuidados pessoais são os itens de lucro para 14% dos respondentes, enquanto itens de moda e eletrodomésticos ficaram empatados em 13%. Entre as principais estratégias para ampliar o faturamento, os lojistas pretendem realizar oferta de descontos agressivos, frete grátis e campanhas de marketing em múltiplos canais.

Os entrevistados destacaram também que, ao investigar e mapear o perfil de seus consumidores, identificam os principais fatores que influenciam a decisão de compra: qualidade do produto (37%), preço competitivo (27%) e atendimento ao cliente (11%). Quanto às formas de pagamento, cartão de crédito e Pix se sobressaíram na preferência, com 55% e 34% das respostas, respectivamente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, o período para a Black Friday 2024 não é um consenso entre os entrevistados. Enquanto 36% terão ofertas exclusivamente na última sexta-feira de novembro, 35% estenderão para uma semana, enquanto 27% devem oferecer descontos e condições especiais ao longo de todo o mês de novembro. Já a Cyber Monday, conhecida como o dia de maiores descontos em eletrônicos, tem pouca atratividade e apenas 2% dos lojistas devem esticar as ofertas até a data.