Maceió, a capital alagoana, é mais um exemplo de como imponentes edifícios têm se espalhado pelas orlas das praias brasileiras. Nos últimos anos, o mercado imobiliário na cidade enfrentou uma forte valorização, o que impulsionou o lançamento de empreendimentos de alto padrão e o imóveis cada vez mais caros.
Leia também
Nesta matéria do portal de Imóveis do Estadão, há diferentes motivos que explicam o aquecimento imobiliário em Maceió, sendo o aumento do fluxo de turistas um deles. Até novembro de 2024, quase 2,5 milhões de passageiros desembarcaram no local, conforme apontam dados da Aena Brasil (Aeroportos Nordeste do Brasil S/A).
Outro fator que contribui para esse movimento foi o desastre ambiental que afetou mais de 60 mil pessoas na região, aponta Débora Cavalcanti, professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O afundamento do solo causado pela exploração das minas de sal-gema pela empresa Braskem (BRKM5) afetou 2,5% da área urbana local. A tragédia despejou milhares de famílias no mercado imobiliário, o que aumentou a demanda e impulsionou vertiginosamente o valor dos imóveis.
De acordo com o Índice FipeZAP, o preço médio do metro quadrado avançou quase 100% desde 2018. Em 2023, Maceió foi a capital onde o valor do imóvel mais subiu no Brasil. Com uma valorização de 16% no ano, a cidade ficou à frente de Goiânia, Campo Grande e Florianópolis, outras capitais efervescentes no setor imobiliário. “Observamos grandes lançamentos de estúdios e apartamentos de um quarto para esta região. Geralmente eles são pensados para investidores e fundos imobiliários”, aponta Cavalcanti.
O aquecimento do setor imobiliário em Maceió é visto também em regiões no entorno da cidade que surfam os empreendimentos pensados para o público de alto padrão. Marechal Deodoro, um município que faz divisa com a metrópole, por exemplo, ostenta mansões em condomínios de luxo. Na marina, os barcos, iates e jet skis indicam o poder aquisitivo dos moradores.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Este movimento se estende para a famosa Praia do Francês, que atrai principalmente turistas e surfistas. Só a incorporadora Viver Bem deve lançar seis empreendimentos imobiliários com apartamentos que podem chegar a custar até R$ 5 milhões na região.
Para saber mais detalhes sobre o mercado imobiliário em Maceió, confira esta matéria do portal de Imóveis do Estadão.