- O Pix agora é aceito por 100% das empresas de comércio online, de acordo com um levantamento da Estudo Gmattos de Pagamentos
- Agora, a modalidade está empatada com o cartão de crédito e é também um dos meios de pagamento mais disponibilizados pelo e-commerce aos clientes.
- O boleto segue como a terceira forma de pagamento mais aceita pelas lojas, com 67,8%
O Pix agora é aceito por 100% das empresas de comércio online, de acordo com um levantamento da Estudo Gmattos de Pagamentos. Agora, a modalidade está empatada com o cartão de crédito e é também um dos meios de pagamento mais disponibilizados pelo e-commerce aos clientes.
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O crescimento do Pix ocorre na esteira do aumento nas discussões sobre o rotativo do cartão de crédito e sua extinção. O levantamento mostrou, inclusive, um recorde no número de lojas que está aceitando pagamentos no crédito apenas no modo à vista, em 27%
Além do crescimento do Pix, que foi lançado há três anos, o BNPL, um sistema de financiamento de curto prazo no qual o consumidor faz a compra e paga em um momento futuro, também registrou alta considerável, chegando a 32,2%.
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Por outro lado, o boleto segue como a terceira forma de pagamento mais aceita pelas lojas, atrás do Pix e do crédito, com 67,8%, mas registrando queda se comparado ao mesmo período do ano passado, quando estava em 75,8%.
O estudo foi realizado por meio do monitoramento de movimentações nos tipos de pagamentos em 59 lojas on-line de destaque no mercado varejista brasileiro, como Amazon, Americanas, Mercado Livre, Casas Bahia, Magalu, companhias aéreas, redes de farmácias e supermercados, entre outras.
Vantagens para o pagamento Pix
O levantamento também mostra que, em setembro de 2023, 42% das lojas ofereciam vantagens para pagamento com Pix, patamar superior àquele observado na medição anterior, que foi 40%.
Nos estabelecimentos que geram vantagens ao consumidor mediante pagamento por Pix, os clientes encontram descontos entre 5% e 20%.
Nenhum outro meio de pagamento apresentou nível de incentivo similar, sendo o boleto o que mais se aproximou, com 12,5% de suas lojas praticando incentivos para esta modalidade.