Publicidade

Comportamento

Pix chega a 100% de aceitação no comércio eletrônico, assim como cartão de crédito

O crescimento do Pix vem na esteira das discussões sobre a extinção do rotativo do cartão de crédito

Pix chega a 100% de aceitação no comércio eletrônico, assim como cartão de crédito
Pix. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
  • O Pix agora é aceito por 100% das empresas de comércio online, de acordo com um levantamento da Estudo Gmattos de Pagamentos
  • Agora, a modalidade está empatada com o cartão de crédito e é também um dos meios de pagamento mais disponibilizados pelo e-commerce aos clientes.
  • O boleto segue como a terceira forma de pagamento mais aceita pelas lojas, com 67,8%

O Pix agora é aceito por 100% das empresas de comércio online, de acordo com um levantamento da Estudo Gmattos de Pagamentos. Agora, a modalidade está empatada com o cartão de crédito e é também um dos meios de pagamento mais disponibilizados pelo e-commerce aos clientes.

O crescimento do Pix ocorre na esteira do aumento nas discussões sobre o rotativo do cartão de crédito e sua extinção. O levantamento mostrou, inclusive, um recorde no número de lojas que está aceitando pagamentos no crédito apenas no modo à vista, em 27%

Além do crescimento do Pix, que foi lançado há três anos, o BNPL, um sistema de financiamento de curto prazo no qual o consumidor faz a compra e paga em um momento futuro, também registrou alta considerável, chegando a 32,2%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por outro lado, o boleto segue como a terceira forma de pagamento mais aceita pelas lojas, atrás do Pix e do crédito, com 67,8%, mas registrando queda se comparado ao mesmo período do ano passado, quando estava em 75,8%.

O estudo foi realizado por meio do monitoramento de movimentações nos tipos de pagamentos em 59 lojas on-line de destaque no mercado varejista brasileiro, como Amazon, Americanas, Mercado Livre, Casas Bahia, Magalu, companhias aéreas, redes de farmácias e supermercados, entre outras.

Vantagens para o pagamento Pix

O levantamento também mostra que, em setembro de 2023, 42% das lojas ofereciam vantagens para pagamento com Pix, patamar superior àquele observado na medição anterior, que foi 40%.

Nos estabelecimentos que geram vantagens ao consumidor mediante pagamento por Pix, os clientes encontram descontos entre 5% e 20%.

Nenhum outro meio de pagamento apresentou nível de incentivo similar, sendo o boleto o que mais se aproximou, com 12,5% de suas lojas praticando incentivos para esta modalidade.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos