Cerca de 92% dos brasileiros consideram muito importante realizar uma programação financeira para sair de férias, mostra uma pesquisa da Serasa em parceria com o instituto Opinion Box divulgada nesta terça-feira (19).
Leia também
Adiantando decisões e despesas, 63% dos respondentes costumam comparar preços de passagens, reservas ou hospedagens com antecedência.
De acordo com Clara Aguiar, especialista em educação financeira da Serasa, o planejamento deve ser a chave para evitar prejuízos financeiros durante o período: “Quem começa a economizar, estudar os passeios e já fazer compras dos ingressos e passagens de forma antecipada tem ainda mais tranquilidade para aproveitar as viagens sem dores de cabeça”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O estudo também ressalta que 3 em cada 10 brasileiros afirmam que já se endividaram devido a uma viagem de férias. “Uma dica é escolher uma ferramenta de organização financeira, como planilhas, aplicativos ou o tradicional caderninho para anotar todos os gastos. Desde o sorvete na praia até os valores de transporte, todos os pequenos gastos importam para garantir a tranquilidade”, ressalta Aguiar.
Quais as tendências para o verão de 2024?
Cerca de 36% dos entrevistados pretendem viajar nos próximos meses. Destes, 16% querem realizar o passeio em dezembro, enquanto 13% dizem se planejar para janeiro e 7% para fevereiro.
Priorizando a organização, 7 em cada 10 pessoas que devem viajar entre janeiro e fevereiro começaram a planejar a viagem nos últimos seis meses.
Em relação às finanças, a maior parte dos entrevistados têm intenção de gastar acima de R$ 2 mil com as férias, seja em dezembro, janeiro ou fevereiro. Os valores, em geral, serão divididos entre os viajantes ou pagos integralmente por uma única pessoa.