O que este conteúdo fez por você?
- Os testes da moeda digital serão realizados pela firma FinTech Bitt e Tascombanl com a supervisão do banco central do país
- A versão digital da hryvnia será testada no sistema blockchain Stellar, segundo a Stellar Development Foudation (SDF)
- os centrais, de acordo com Atlantic Council, organização internacional e apartidária dos Estados Unidos, está em fase de estudos dos possíveis usos de CBDCs
A Ucrânia está cada vez mais próxima de criar a sua própria moeda digital. De acordo com o site norte-amerciano Decrypt, a Stellar Development Foundation (SDF) anunciou na terça-feira (14) que a blockchain Stellar será usada para testar o CBDC (Central Bank Digital Currency, na sigla em inglês) da hryvnia, a moeda nacional do país europeu.
Leia também
“Este projeto piloto servirá como base tecnológica para a emissão de dinheiro eletrônico e é o próximo passo importante para promover a inovação de infraestrutura financeira e de pagamento na Ucrânia”, disse o vice-ministro da Transformação Digital, Oleksandr Bornyakov, em um comunicado à imprensa.
Segundo o site norte-americano, os testes serão realizados pela firma FinTech Bitt e Tascombank com a supervisão do banco central do país. Com o início do processo, a Ucrânia se torna um dos países da Europa mais avançados no desenvolvimento da sua moeda digital.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A maioria dos bancos centrais, de acordo com a Atlantic Council, organização internacional e apartidária dos Estados Unidos, está em fase de estudos dos possíveis usos de CBDCs.
O que são CBDCs?
Os CBDCs são formatos virtuais das moedas tradicionais. De acordo com a Chainalysis, plataforma de dados de blockchain, assim como ocorre com o dinheiro físico, a moeda ganha a mesma credibilidade no sistema financeiros.
Além de economizar com os custos da impressão do papel moeda, os CBDCs possibilitam otimizar as transações financeiras por meio das suas aplicabilidades.
A moeda pode ser desenvolvida em sistemas de blockchain, mas há países que escolhem desenvolver sua própria estrutura. Apesar de algumas semelhanças, os CBDCs possuem diferenças em relação às criptomoedas.
Segundo a Chainalysis, essa tecnologia é controlada pelo governo, ao contrário dos ativos digitais, como o Bitcoin, que são descentralizados e não possuem suas versões físicas. No caso do El Salvador, o país da América Central adotou a criptomoeda como moeda legal, o que não significa que o governo possui o seu próprio CBDC.
Publicidade