O que este conteúdo fez por você?
- “Dada a alta volatilidade dos preços do Bitcoin, seu uso como moeda corrente envolve riscos significativos para a proteção do consumidor", disse o FMI no comunicado
O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou, por meio de comunicado oficial publicado nesta segunda-feira (22), que El Salvador não use bitcoin como moeda com curso legal. O motivo se deve aos riscos financeiros que a criptomoeda pode causar para o consumidor.
Leia também
“Dada a alta volatilidade dos preços do Bitcoin, seu uso como moeda corrente envolve riscos significativos para a proteção do consumidor, integridade financeira e estabilidade financeira”, afirma o comunicado do FMI.
Embora reconheça como positivo os esforços para a inclusão financeira do bitcoin e que as criptomoedas possam trazer agilidades às formas de pagamento, o corpo técnico do FMI recomenda ao país que reforce a regulamentação e supervisão do seu sistema financeiro. A medida é para garantir a proteção do consumidor, evitar a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Outra recomendação incluída no comunicado é que o governo feche um fundo fiduciário de U$ 150 milhões. A reserva é utilizada para facilitar as conversões de bitcoins em dólares americanos.
“Medidas para limitar passivos contingentes fiscais, como liquidação do fundo fiduciário ou retirada de subsídios públicos ao Chivo (carteira estatal de bitcoin), também devem ser prontamente consideradas”, recomenda o FMI.
Por meio da sua conta no twitter, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, comentou sobre a declaração do órgão internacional. Segundo ele, há alguns pontos do comunicado que são interessantes e devem ser considerados.
“O FMI acaba de publicar sua avaliação técnica de El Salvador para o ano de 2021. E embora obviamente não concordemos com algumas coisas, como a adoção do Bitcoin, a análise de nosso país é interessante”, escreveu Bukele.
El Fondo Monetario Internacional (@IMFNews) acaba de publicar su evaluación técnica de El Salvador, del año 2021.
Publicidade
Y aunque obviamente no estamos de acuerdo en algunas cosas, como la adopción del #Bitcoin, es interesante el análisis que hacen de nuestro país ??
Sigue… pic.twitter.com/Z8qSv7PntC
— Nayib Bukele ?? (@nayibbukele) November 23, 2021