Publicidade

Criptomoedas

FMI alerta El Salvador para os riscos financeiros do bitcoin

O comunicado foi publicado nesta segunda-feira (22)

FMI alerta El Salvador para os riscos financeiros do bitcoin
Segundo o FMI, El Salvador precisa adotar medidas para garantir segurança ao consumidor (Foto: Envato Elements)
  • “Dada a alta volatilidade dos preços do Bitcoin, seu uso como moeda corrente envolve riscos significativos para a proteção do consumidor", disse o FMI no comunicado

O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou, por meio de comunicado oficial publicado nesta segunda-feira (22), que El Salvador não use bitcoin como moeda com curso legal. O motivo se deve aos riscos financeiros que a criptomoeda pode causar para o consumidor.

“Dada a alta volatilidade dos preços do Bitcoin, seu uso como moeda corrente envolve riscos significativos para a proteção do consumidor, integridade financeira e estabilidade financeira”, afirma o comunicado do FMI.

Embora reconheça como positivo os esforços para a inclusão financeira do bitcoin e que as criptomoedas possam trazer agilidades às formas de pagamento, o corpo técnico do FMI recomenda ao país que reforce a regulamentação e supervisão do seu sistema financeiro. A medida é para garantir a proteção do consumidor, evitar a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outra recomendação incluída no comunicado é que o governo feche um fundo fiduciário de U$ 150 milhões. A reserva é utilizada para facilitar as conversões de bitcoins em dólares americanos.

“Medidas para limitar passivos contingentes fiscais, como liquidação do fundo fiduciário ou retirada de subsídios públicos ao Chivo (carteira estatal de bitcoin), também devem ser prontamente consideradas”, recomenda o FMI.

Por meio da sua conta no twitter, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, comentou sobre a declaração do órgão internacional. Segundo ele, há alguns pontos do comunicado que são interessantes e devem ser considerados.

“O FMI acaba de publicar sua avaliação técnica de El Salvador para o ano de 2021. E embora obviamente não concordemos com algumas coisas, como a adoção do Bitcoin, a análise de nosso país é interessante”, escreveu Bukele.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos