Comportamento

Buffett: Vender ações da Apple em 2020 provavelmente foi um erro

Segundo ele, o atual ambiente de juros baixos, papéis de grandes companhias de tecnologia são "barganhas"

Buffett: Vender ações da Apple em 2020 provavelmente foi um erro
Warren Buffett, o grande defensor e propagador do value investing. (Foto: Bloomberg /Houston Cofield)
  • Durante reunião anual com investidores da Berkshire Hathaway, Buffett afirmou que, no atual ambiente de juros baixos, papéis de grandes companhias de tecnologia são "barganhas"
  • Perguntado sobre as crescentes críticas ao setor de energia fóssil, em meio a discussões sobre a transição para fontes renováveis, Buffett afirmou não ter "qualquer problema" em manter ações da petroleira Chevron, maior empresa do setor nos Estados Unidos

(Estadão Conteúdo) – Megainvestidor e CEO da gestora Berkshire Hathaway, Warren Buffett disse que a sua decisão de ter vendido parte das suas ações da Apple no quarto trimestre do ano passado “provavelmente foi um erro”.

De acordo com ele, no atual ambiente de juros baixos, papéis de grandes companhias de tecnologia são “barganhas” e estão corretamente avaliadas. “Se os níveis das taxas de juros atuais são os apropriados, então essas ações, mesmo nos preços atuais, são barganhas, pois tem a capacidade de geração de caixa que títulos governamentais hoje não têm”, avaliou o investidor, durante reunião anual com investidores da Berkshire Hathaway.

Ainda sobre a Apple, Buffett destacou a presença “indispensável” dos produtos da companhia na vida dos americanos. De acordo com a CNBC, a companhia tem a maior posição na carteira de investimentos da Berkshire, em investimentos de cerca de US$ 111 bilhões.

Outros investimentos

Perguntado sobre as crescentes críticas ao setor de energia fóssil, em meio a discussões sobre a transição para fontes renováveis, Buffett afirmou não ter “qualquer problema” em manter ações da petroleira Chevron, maior empresa do setor nos Estados Unidos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda que veja um movimento em direção a empresas que sigam princípios da pauta ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), Buffett considera que a Chevron ainda terá um papel benéfico à sociedade no futuro. “Nós vamos nos adaptar às mudanças em torno da economia sustentável, como sempre fizemos”, ressaltou o investidor, antes de alertar que uma transição energética muito acelerada não funcionaria. “Vamos precisar de muitos hidrocarbonetos por muito tempo, e ficaremos muito felizes por tê-los”, completou, durante o evento.

Buffett ainda comentou a situação de empresas aéreas nos EUA, defendendo a sua decisão de vender todas as posições da Berkshire em ações do setor há um ano, em meio ao choque da pandemia de covid-19.

“Sabia que tínhamos um grande problema. Uma indústria que estava realmente vendendo por menos de US$ 100 bilhões perdeu uma quantidade significativa de dinheiro e ganhos futuros”, disse o investidor, antes de cravar que não compraria ações do setor aéreo, mesmo com a recuperação parcial das empresas, após receberem ajuda financeira do governo americano.

 

 

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos