O bitcoin hoje interrompe as sequências de queda e ganha fôlego nesta quinta-feira (25). Nesta manhã, o BTC apresentou uma alta de 1,37%, cotado a US$ 21,6 mil nas últimas 24 horas. A valorização foi mais intensa para o ethereum. Durante o mesmo período, os ganhos para a segunda maior criptomoeda em valor de mercado chegaram a 3,8%, negociado a US$ 1,7 mil.
Por outro lado, o bom desempenho dos ativos digitais, na avaliação de André Franco, head de research do Mercado Bitcoin, acompanha o movimento do mercado de ações. “O que estamos vendo é a mesma história que se alonga por meses no quesito correlação com o mercado tradicional de risco. Isso porque os futuros da Nasdaq começam o dia igualmente no positivo”, ressalta Franco.
Apesar da ausência de uma recuperação mais consistente, os investidores com perfil de longo prazo seguem acumulando bitcoin em um ritmo acelerado. “Já possuem a mesma quantidade de bitcoins de outubro no ano passado, quando o bitcoin atingiu sua segunda máxima no ano”, acrescenta Franco.
O que deve movimentar o mercado
As negociações no mercado de criptomoeda ao longo desta quinta-feira devem ser intensas devido aos indicadores previstos para serem divulgados hoje e também aos eventos. Nos Estados Unidos, haverá a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral, o número de pedidos por seguro desemprego e também inicia o Simpósio em Jackson Hole, evento mais aguardado do mês.
“Este é um evento anual, que reúne os principais banqueiros centrais do mundo, onde o mercado espera ouvir membros do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto, equivalente ao Copom no Brasil), especialmente Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), sobre o cenário macroeconômico e sobre os próximos passos na condução do processo de ajuste monetário para conter a inflação”, informa Ayron Ferreira, analista da Titanium Asset.