Criptomoedas

Bitcoin vs. pirâmide financeira: entenda a diferença

Você já ouviu falar em pirâmide Bitcoin? Será que existe esse esquema? É seguro investir em Bitcoin? Confira!

Bitcoin vs. pirâmide financeira: entenda a diferença
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • As criptomoedas não constituem um modelo de pirâmide financeira porque não carregam consigo nenhum grau de recrutamento
  • O que caracteriza uma moeda digital como o bitcoin é o fato de ela ser negociada livremente pela lei de oferta e de demanda
  • As criptomoedas são descentralizadas. Aliás, esse é um dos fatores pelos quais um ativo desse é reconhecido como dotado de um bom fundamento

Em 2021, o investimento em criptomoedas cresceu 1.266%, segundo a Hashdex, maior corretora de criptomoedas do Brasil. Porém, alguns ainda têm receio de investir em moedas digitais por pensar que fazem parte de um esquema financeiro.

Muito por as pessoas serem informadas sobre constantes golpes envolvendo criptomoedas. E, de fato, há quem use o “criptoboom” para promover fraudes, prometendo enriquecimento fácil e rápido. Por isso, a reputação dos criptoativos nem sempre é das melhores.

Mas, afinal, o que tem de verdade nisso? As criptomoedas funcionam como as pirâmides financeiras? Há algo semelhante? É seguro investir em criptomoedas?

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Conheça mais sobre o assunto e veja por que muitos acham que o Bitcoin é uma pirâmide financeira.

Existe realmente um sistema de pirâmide Bitcoin?

A verdade é que não existe um esquema de pirâmide Bitcoin, o funcionamento e filosofia da criptomoeda comprova isso. Por exemplo, não há promessas de enriquecimento, você não é obrigado a vender nada, o sistema de negociação é livre de intermediadores.

Confira mais detalhes sobre as razões que impedem que o Bitcoin seja considerado um tipo de pirâmide financeira.

No sentido oposto às pirâmides, as criptomoedas desejam eliminar intermediários e descentralizar o controle financeiro. (Fonte: Mapichai/Shutterstock/reprodução)

Bitcoins não dependem de recrutamento

Entre os principais argumentos que demonstram não existir um modelo de pirâmide Bitcoin está o fato de que as criptomoedas não carregam consigo nenhum grau de recrutamento. Ao comprar uma moeda digital, por exemplo, você não precisa vender nada a ninguém.

Isso é por si só um divisor de águas, já que esse é o mecanismo pelo qual as pirâmides financeiras são potencialmente lesivas. Tipificadas como crime pela Lei nº 1521/51, elas dependem da inserção de novas camadas na pirâmide, o que não ocorre com os criptoativos.

É graças a isso que, no caso das moedas digitais, um novato em bitcoins negocia em igualdade com um veterano nesse mercado. E, ao comprar uma unidade de moeda, ninguém, além do vendedor, recebe algum tipo de benefício financeiro.

Bitcoins não prometem enriquecimento fácil e rápido

Segundo o portal do Bitcoin, o  que caracteriza uma moeda digital como o bitcoin é o fato de ela ser negociada livremente pela lei de oferta e de demanda.

Ou seja, não há interferência estatal de nenhum modo, já que ela não é a moeda de nenhum país. Nada de Banco Central, Ministério da Economia e instituições do gênero.

Publicidade

Ela é uma moeda com uma função comum, e não um produto, ou seja, não faz parte do esquema de negociação fraudulento, conhecido por muito como “Pirâmide Bitcoin”.

E, pelas suas características, as criptomoedas são altamente instáveis e voláteis. Não se pode garantir que seu valor caia ou suba, portanto, não há como prometer enriquecimento.

A filosofia dos Bitcoins é oposta às pirâmides

É verdade que as pessoas buscam as criptomoedas para especular. Mas a filosofia que as sustentam não tem nada de parecido com a chamada pirâmide Bitcoin e outras fraudes. A ideia do Bitcoin e seus pares é ter um sistema de negociação livre de intermediadores.

Nada mais distante do que ocorre com as pirâmides financeiras. Nelas, você entra em um negócio fortemente regulado e concentrado, em que os líderes do nicho enriquecem à custa dos andares inferiores.

De acordo com o portal do Bitcoin, as criptomoedas são descentralizadas. Aliás, esse é um dos fatores pelos quais um ativo desse é reconhecido como dotado de um bom fundamento. Por um sistema complexo de blockchain, com código aberto, é possível verificar a integridade desse sistema sem perder a segurança nas transações.

O bitcoin, por exemplo, tem uma extensa rede de mineração de dados de modo que ninguém individualmente ou em pequenos grupos consegue controlar sua negociação.

Por que muitos acreditam na pirâmide Bitcoin?

Apesar de as criptomoedas não serem fraudulentas, é necessário ter cuidado com a corretora que intermedeia a compra. (Fonte: Vitalii Vodolazskyi/Shutterstock/reprodução)

Você deve ter percebido não há um sistema de pirâmide Bitcoin. No entanto, muitos acreditam na pirâmide Bitcoin, porque os próprios operadores de criptoativos podem organizar um esquema desse tipo.

Publicidade

Para comprar criptomoedas, você deve abrir uma conta em uma corretora. É ela que intermedeia esse processo — e é aí que costumam surgir os problemas.

Um corretor honesto pegará seu dinheiro e comprará a parcela de bitcoin correspondente. Mas alguém desonesto age da seguinte forma: promete mundos e fundos, atraindo clientes iludidos e remunerá-los artificialmente. Diante do retorno, mais pessoas investem com ele, que volta a remunerar os compradores acima da média.

Esse ciclo segue até que o ritmo se torne insustentável e se descubra que se trata de uma pirâmide, ou seja, um modo de negócio que só existe enquanto houver uma entrada crescente de novos investidores. Quando é interrompido, o corretor some com o dinheiro dos clientes.

É daí que surgem as notícias da pirâmide Bitcoin. Mas, para ser justo, isso pode ser feito com qualquer ativo.

Se você abrir uma pirâmide de venda de chocolates, pode aplicar o mesmo golpe, mas ninguém pensará que os doces em si são ruins. Já no caso das criptomoedas, como ainda há desinformação, isso tende a ocorrer com mais facilidade.

Publicidade

Por isso, é fundamental ligar o alerta diante da promessa de ganhos muito altos. Em toda forma de investimento, informação é fundamental. Vale a pena dedicar tempo e procurar uma corretora confiável, com vários anos de mercado e boa avaliação.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos