Criptomoedas

Mineradores de criptomoedas lutam para cortar emissões de carbono

A mineração de bitcoin tem ganhado má reputação por desperdiçar eletricidade na busca por lucro

Mineradores de criptomoedas lutam para cortar emissões de carbono
Foto: Envato Elements
  • A mineração de criptomoedas aumentou nos Estados Unidos e no Canadá depois que a China baniu as transações de bitcoin
  • Juntos, os dois países contabilizaram 45% das atividades de mineração de bitcoin em agosto

A mineração de bitcoin tem ganhado má reputação por desperdiçar eletricidade na busca por lucro. Agora, mineradores de bitcoin estão tentando se tornar mais ecológicos – as companhias pretendem usar energia solar ou eólica em seus data centers.

No entanto, a mineração ainda depende dos combustíveis fósseis, incluindo o carvão, que é a fonte de energia mais barata e mais suja. “As criptomoedas têm um problema enorme de carbono”, disse Paolo Natali, diretor do programa de Inteligência Climática do Instituto Rocky Mountain. O problema levou à criação do Acordo Cripto Climático em abril, que pede que a emissão de carbono proveniente da eletricidade seja zerada até 2030. Segundo Natali, 180 companhias assinaram o acordo.

Em maio, a Gryphon Digital Mining se juntou ao Acordo Cripto Climático e disse que já zerou as emissões de carbono. “Nós queremos ser bons administradores corporativos para o mundo”, disse Rob Chang, CEO da companhia. Cerca de 76% das mineradoras de bitcoin combinam fontes de energia verde e combustíveis fósseis, mas menos de 40% da energia total usada para minerar criptomoedas vem de fontes renováveis, de acordo com pesquisa da Universidade de Cambridge que engloba 280 empresas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A mineração de criptomoedas aumentou nos Estados Unidos e no Canadá depois que a China baniu as transações de bitcoin. Juntos, os dois países contabilizaram 45% das atividades de mineração de bitcoin em agosto, 12% acima do que em janeiro, segundo o Centro de Finanças Alternativas de Cambridge. A atividade diminuiu 20% durante o período em que as mineradoras da China foram fechadas.

Agora, algumas das companhias mais importantes de criptomoedas estão focando na emissão de carbono. O porta-voz da casa de câmbio de moedas digitais Coinbase disse que a companhia está focando em questões ambientais e irá anunciar ações para enfrentar as mudanças climáticas nas próximas semanas.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos