Criptomoedas

Como saber se um NFT vai valorizar?

A valorização de NFTs está relacionada com a equação entre escassez e demanda que surge em torno de um token

Como saber se um NFT vai valorizar?
Coleção de NFTs 'Disruptive Minds' foi lançada por aceleradora de negócios digitais. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • NFTs são ativos digitais que representam objetos do mundo real — como arte, música, vídeo e itens de games — e são negociados online.
  • Os ativos digitais mais comuns estão relacionados a obras de arte digital, mas também há acessórios de games, música, fotografia e esporte que podem ser usados seguindo os protocolos de NFT para registrar o objeto físico.
  • A valorização do NFT, assim como ocorre com as obras de arte, depende da equação entre escassez e demanda que surge em torno desses tipos de produto. Portanto, quanto mais rara for a obra, mais ela valerá.

Você já deve ter reparado que os NFTs são o assunto do momento no mundo dos investimentos e também fora dele. Em 2021, “NFT” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário britânico Collins. Mas, afinal de contas, como o NFT é valorizado?

Para se aprofundar no tema, o E-investidor conversou com Rafael Dittrich, fundador da aceleradora de negócios digitais Betminds, durante o VTEX DAY — evento de transformação digital realizado em São Paulo (SP).

O que é NFT?

Tokens não fungíveis (NFTs) são ativos digitais que representam objetos do mundo real — como arte, música, vídeo e itens de games — e são negociados online. “Diferentemente de criptomoedas como o bitcoin e de vários outros tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis”, definiu Dittrich.

Dittrich explica que um item fungível, como o dinheiro, pode ser trocado por outro item fungível. Por exemplo: “uma cédula de real pode ser substituída desde que se tenha o mesmo valor monetário”, ele disse. Já os itens infungíveis são obras de arte, objetos raros e outros exemplares únicos.

Quadro da Monalisa em pixels rosas, azuis e roxos
NFTs são ativos digitais que representam objetos reais e são negociados online. (Fonte: Shutterstock)

Cada NFT é registrado em blockchain, uma espécie de livro contábil das criptomoedas. O mecanismo garante a singularidade e a propriedade do ativo, possibilitando sua negociação. “O token não fungível representa algo específico e individual que não pode ser substituído”, esclareceu o executivo.

Como investir em NFT?

Para investir em NFTs, é preciso comprar um ativo digital. Segundo o especialista, os ativos digitais mais comuns atualmente estão relacionados a obras de arte digital, mas também há acessórios de games, música, fotografia e esporte.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os NFTs podem ser negociados diretamente entre as partes interessadas. Porém, o mais comum é comprar e vender NFTs em plataformas especializadas, como OpenSea e Rarible Coinbase NFT.

Depois de adquiridos, os tokens não fungíveis podem ser usados para qualquer transação, até mesmo como garantia em um empréstimo descentralizado.

Como saber se um NFT vai valorizar?

Jovem mostrando NFT no celular
Startup aceleradora de negócios digitais lança coleção de NFTs. (Fonte: Betminds/Reprodução) 

Dittrich explica que a valorização do NFT, assim como ocorre com as obras de arte, depende da equação entre escassez e demanda que surge em torno desses tipos de produtos. Portanto, quanto mais rara for a obra, mais ela valerá.

O NFT gera valor se o trabalho for algo apreciado pelo público. “Para isso acontecer, é preciso entender o projeto e o que ele vai gerar para quem o possuir. As possibilidades são diversas, mas a escassez vai dizer muito sobre a valorização futura”, comentou o especialista.

O preço da obra digital também pode estar relacionado ao artista que a criou, da mesma forma que acontece no mercado tradicional de artes. A opinião da crítica ou do mercado de ativos digitais é outro fator que pode levar a uma valorização do NFT.

Três NFTs da coleção Bored Ape Yacht Club
Coleção de NFTs da Bored Ape Yacht Club é a mais cara da história. (Fonte: Shutterstock)

Dittrich citou como exemplo a coleção de NFTs da Bored Ape Yacht Club. Os macacos icônicos da coleção conquistaram as celebridades, elevando o status do setor. A Bored Ape Yacht Club se firmou como a coleção de NFTs mais cara da história, com o NFT mais barato custando R$ 1,7 milhão. As transações envolvendo NFT facilmente ultrapassam milhões de dólares.

Leia também: Bored Apes: os NFTs que podem tornar os donos ‘parças’ de Neymar

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos