A cripto começou a segunda-feira (9) cotada a US$ 60. Nesta quinta-feira, às 15h, ela valia US$ 0,01, de acordo com informações da CoinGecko.
A Luna é um ativo que faz parte do ecossistema da Terra, uma plataforma de contratos inteligentes. A moeda digital foi pensada com o objetivo de criar stablecoins (moedas estáveis) e meios de pagamento para o dia dia, com a intenção de descentralizar o dinheiro.
Ela mantinha a stablecoin UST, que tinha paridade com o dólar, baseada em uma estrutura algorítmica. Quando o preço da stablecoin UST era superior ao do dólar, a Terra incentivava as pessoas a trocá-las por Lunas, dando um lucro ao investidor. Já quando o dólar estava mais valorizado em relação ao stablecoin UST, incentivavam o movimento contrário.
“Essa métrica funciona bem, porque, à medida que você quisesse sair, pegava stablecoin UST e liberava Luna. Isso se equilibrava com o tempo”, diz André Franco, head de Research do Mercado Bitcoin.
No entanto, a queda do preço da Terra (LUNA) em 2022 está relacionada justamente ao aumento da oferta do ativo digital no mercado de criptoativos, o que causou esse desequilíbrio.
Segundo Felipe Medeiros, analista de criptomoedas e sócio da Quantzed Criptos, empresa de tecnologia e educação financeira para investidores, esse movimento acontece porque há muitos investidores se desfazendo da stablecoin UST que faz referência ao dólar para comprar outras moedas, como o Bitcoin.
“Para você ter um stablecoin UST (que faz referência ao dólar norte-americano), é preciso antes comprar a moeda Terra (LUNA). Você não consegue comprar a stablecoin de forma direta no mercado”, explica Medeiros.
Devido a esse mecanismo, o analista de criptomoedas afirma que algum player de mercado decidiu transformar milhões de stablecoin UST em Terra (LUNA) nas últimas semanas para conseguir comprar outros ativos digitais. O movimento aumentou a oferta de Luna no mercado, o que gerou a queda dos preços do ativo.
“Essa queda evidencia que até hoje não conseguimos chegar a uma stablecoin algorítima em uma proporção de um para um com o dólar que suportasse a um teste de stress. Todas as tentativas falharam em algum momento”, diz Franco.
Tuítes da discórdia
O fundador da Cardano (ADA), Charles Hoskinson, aproveitou a queda do Terra (LUNA) para alfinetar Do Know, desenvolvedor da criptomoeda. Por meio do Twitter, Hoskinson escreveu: “Devo comprar Luna para correlação negativa?”.
A mensagem respondia uma postagem do dia 8 de abril, quando Do Know ironizou a queda da ADA questionando se deveria comprar a criptomoeda diante da correlação negativa. No acumulado deste ano, os preços da ADA sofrem uma desvalorização de 68%.
Hoskinson ainda comentou que a queda da LUNA passa por uma dificuldade enfrentada por todos os protocolos DeFi e criptomoedas: os ataques “massivos” de hackers a traders.
Do Know também utilizou as redes sociais para comentar sobre as quedas do Terra. “O ecossistema Terra é um dos mais vibrantes da indústria de criptomoedas, com centenas de equipes apaixonadas criando aplicativos que definem categorias”, escreveu o fundador do criptoativo em sua conta do Twitter.