• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Direto da Faria Lima

Gestor da SPX fala sobre falta de avanços em tarifas dos EUA: “A administração Trump está enrolando o Brasil”

Para Rogério Xavier, acordo não está entre os objetivos dos norte-americanos; veja o que ele diz sobre o que motiva Donald Trump

Por Aline Bronzati, enviada especial a Boston

08/11/2025 | 16:35 Atualização: 08/11/2025 | 16:35

Donald Trump em reunião com Lula, na Malásia, em foto divulgada pela Casa Branca (Foto: Reprodução/@White House no X)
Donald Trump em reunião com Lula, na Malásia, em foto divulgada pela Casa Branca (Foto: Reprodução/@White House no X)

O sócio-fundador da SPX Capital, Rogério Xavier, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está “enrolando” o Brasil nas negociações comerciais. A prova disso, avaliou, é que nenhuma sanção ou tarifa contra o País foi retirada apesar das reuniões realizadas até agora.

Leia mais:
  • TAG Investimentos anuncia fundo focado em IA: “Estamos no início da maior revolução desde a internet”
  • Resultado da Petrobras no 3T25 acende alerta para risco político e plano de investimentos; entenda o que o balanço revela ao investidor
  • Do aço ao café: quem ganha e quem perde com as tarifas dos EUA no Brasil
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu acho que a administração do Trump está enrolando o Brasil. Tiveram as reuniões e nada aconteceu. As sanções contra os ministros do Supremo, as tarifas, todas continuam lá”, avaliou Xavier, a jornalistas, após participar em painel na conferência MBA Brasil 2025, em Boston, nos EUA.

Segundo ele, a questão dos EUA com o Brasil tem a ver com a relação do País com a China. “A China é um parceiro estratégico do Brasil e os Estados Unidos querem afastar um pouco os chineses do Brasil. A guerra é os Estados Unidos contra a China. Essa é a guerra”, disse o gestor.

Para Xavier, a agenda do presidente Trump visa a “sabotar” a China na corrida da inteligência artificial (IA). O objetivo é atrasar os chineses para que os americanos ganhem tempo para preencher lacunas como melhorar a rede, as linhas de transmissão, o custo de capital e a oferta de energia nos EUA.

  • ETFs de IA: como investir em inteligência artificial sem apostar tudo em uma ação

“Os Estados Unidos não têm chance. Por isso é que eu acho que a agenda do Trump é quase uma agenda de sabotar a China”, alertou.

*A repórter viajou a convite da MBA Brasil

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Cotações
08/11/2025 16h35 (delay 15min)
Câmbio
08/11/2025 16h35 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Onze ações batem recorde histórico junto com o Ibovespa; veja quais são elas

  • 2

    Como investir com juros de 15% ao ano e alcançar uma boa rentabilidade; confira simulações

  • 3

    Ibovespa bate novo recorde e tem 12º dia seguido de alta; é hora de realizar lucros?

  • 4

    O plano para acabar com a seca de IPOs e trazer de volta o apetite do mercado de ações

  • 5

    Black Friday 2025: confira guia dos gigantes online para economizar de eletrônicos a itens de casa e moda

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como funciona a venda de ingresso da Final da Libertadores 2025?
Logo E-Investidor
Como funciona a venda de ingresso da Final da Libertadores 2025?
Imagem principal sobre o Final da Libertadores 2025: como será a venda pelo Flamengo?
Logo E-Investidor
Final da Libertadores 2025: como será a venda pelo Flamengo?
Imagem principal sobre o Quem foi demitido tem direito ao 13º salário? Entenda
Logo E-Investidor
Quem foi demitido tem direito ao 13º salário? Entenda
Imagem principal sobre o FGTS: veja prazo para solicitar saque calamidade em Caraguatatuba (SP)
Logo E-Investidor
FGTS: veja prazo para solicitar saque calamidade em Caraguatatuba (SP)
Imagem principal sobre o Enem 2025: 5 cidades de SP que terão transporte gratuito para a prova
Logo E-Investidor
Enem 2025: 5 cidades de SP que terão transporte gratuito para a prova
Imagem principal sobre o Final da Libertadores 2025: veja valores de ingressos e pacotes dos times
Logo E-Investidor
Final da Libertadores 2025: veja valores de ingressos e pacotes dos times
Imagem principal sobre o Perdeu a senha do cartão do Bolsa Família? Veja passo a passo para recuperar
Logo E-Investidor
Perdeu a senha do cartão do Bolsa Família? Veja passo a passo para recuperar
Imagem principal sobre o FGTS: saiba como simular um empréstimo pelo aplicativo
Logo E-Investidor
FGTS: saiba como simular um empréstimo pelo aplicativo
Últimas: Direto da Faria Lima
Após reestruturação, empresa líder de mercado quer consolidar crescimento em 2025; ações caem 94% desde o IPO
Direto da Faria Lima
Após reestruturação, empresa líder de mercado quer consolidar crescimento em 2025; ações caem 94% desde o IPO

Em entrevista exclusiva ao E-Investidor, CEO conta como a marca tem conseguido aumentar preços e retirar descontos mantendo a satisfação dos clientes em nível elevado

07/11/2025 | 18h03 | Por Anderson Figo
TAG Investimentos anuncia fundo focado em IA: “Estamos no início da maior revolução desde a internet”
Direto da Faria Lima
TAG Investimentos anuncia fundo focado em IA: “Estamos no início da maior revolução desde a internet”

Gestora com R$ 15 bilhões no portólio lança FIP para capitalizar as principais oportunidades oferecidas pela tecnologia e atrair gigantes da bolsa

07/11/2025 | 14h04 | Por Daniel Rocha
Com cenário macro desafiador, Bradesco redobra esforço para manter carteira saudável; “agro não é um problema”, diz CFO
Direto da Faria Lima
Com cenário macro desafiador, Bradesco redobra esforço para manter carteira saudável; “agro não é um problema”, diz CFO

Em entrevista ao E-Investidor, Cassiano Scarpelli falou sobre como o segundo maior banco do País conseguiu manter crescimento focando em PMEs e consignado

06/11/2025 | 13h57 | Por Anderson Figo
Fim do aumento de preços? CFO da Irani diz que empresa não quer mais sangrar volumes em troca de rentabilidade
Direto da Faria Lima
Fim do aumento de preços? CFO da Irani diz que empresa não quer mais sangrar volumes em troca de rentabilidade

Em entrevista ao E-Investidor, Odivan Cargnin comenta aumento de lucro e receita no terceiro trimestre e afirma que fabricante de papel e embalagens quer recuperar market share

05/11/2025 | 13h46 | Por Anderson Figo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador