• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Apagão em SP: quando a Eletropaulo foi privatizada e a Enel assumiu o seu lugar?

Não é a primeira vez que chuvas fortes em São Paulo derrubam a energia da Enel, fazendo muitos reclamarem dos seus serviços

Por Janize Colaço

14/10/2024 | 13:25 Atualização: 15/10/2024 | 7:38

A Eletropaulo foi fundada em 1981, e até 2018 era esse o nome que aparecia nas contas de luz. Depois, chegou a Enel. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A Eletropaulo foi fundada em 1981, e até 2018 era esse o nome que aparecia nas contas de luz. Depois, chegou a Enel. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Há quase 72 horas, diversos bairros da cidade de São Paulo e de outras cidades do Estado estão sem luz, afetando a vida de mais de 500 mil pessoas. A Enel (E1NI34), responsável pelo fornecimento de energia elétrica, tem sido alvo de críticas tanto por parte da população quanto do governo em todas as esferas (federal, estadual e municipal). Afinal, não é a primeira vez que uma chuva forte afeta as operações da empresa – em novembro de 2023 um apagão deixou milhares de paulistanos às escuras por até cinco dias. Isso faz com que muitos se recordassem da sua antecessora: a Eletropaulo.

Leia mais:
  • Apostadores compulsivos: as histórias de quem superou o vício em apostas
  • Você só pode sacar dinheiro esquecido em bancos até quarta-feira (16)
  • Drex, a moeda digital do Brasil, avança: veja o que muda em nova etapa
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Veja mais: Procon notifica Enel por fornecimento de energia em SP

Para quem não se lembra, a companhia foi fundada em 1981 e privatizada 18 anos depois, em 1999. Embora se pense que ela fez parte do Programa Nacional de Desestatização (PND), promovido pelo governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), na verdade foi no âmbito estadual que ocorreu a sua privatização. Foi o então governador do Estado de São Paulo, Mário Covas (PSDB), a incluir a Eletropaulo no Programa Estadual de Desestatização (PED).

Para isso, a companhia precisou ser dividida em quatro: Eletropaulo Metropolitana, Empresa Bandeirante de Energia (EDP Bandeirante), Empresa Paulista de Transmissão de Energia e Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE). O bloco metropolitano, considerado o mais rentável, foi adquirido por R$ 2,026 bilhões pelo consórcio Lightgás, liderado pela AES Corporation.

O que aconteceu com a Eletropaulo e quando a Enel assumiu a energia de SP?

A Eletropaulo foi privatizada com a ideia de melhorar a infraestrutura de distribuição de energia elétrica, que enfrentava dificuldades financeiras e operacionais. O consórcio que adquiriu a companhia era formado pela AES Corporation (11,46%), Houston Industries Energy (11,46%), Électricité de France (EDF) (11,46%) e Companhia Siderúrgica Nacional (7,32%) foi o vencedor.

Em 2001, no entanto, a Houston Industries e a CSN venderam suas participações acionárias para a AES. Já no ano seguinte, em um processo de reestruturação societária, o grupo francês EDF ficou com o controle da Light, enquanto a AES assumiu a Eletropaulo — que passou a ser chamada de AES Eletropaulo até 2018, quando foi comprada pelo Grupo Enel.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em junho daquele ano, a multinacional italiana comprou 73,38% da Eletropaulo (122.799.289 de ações), por R$ 5,55 bilhões, em um leilão na B3 (B3SA3). Na época, a gestão do governo estadual era de Márcio França (PSB), que não vendeu sua participação porque os papéis estavam como garantia de uma outra operação financeira. Foi assim que a AES Eletropaulo deixou de existir, dando lugar à Enel Distribuição São Paulo.

Quem são os donos da Enel?

A Enel faz parte de um grupo multinacional que já atuava no setor elétrico, na gestão e operação de sistemas. Ela foi fundada na Itália em 1962, como uma estatal, mas passou por um processo de privatização ao longo das décadas de 1990 e 2000. Hoje, o grupo tem capital aberto, embora o governo italiano detenha participação minoritária (23,6%), e suas ações são negociadas nas bolsas de valores de Milão e de Nova York.

No Brasil, a Enel possui também operações de distribuição de energia no Rio de Janeiro e no Ceará. Somente em São Paulo, a companhia que atua no lugar que era antes da Eletropaulo atende 7,5 milhões de unidades consumidoras, em 24 municípios da região metropolitana, respondendo por 70% da energia distribuída no estado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • contas de energia elétrica
  • Conteúdo E-Investidor
  • enel
  • energia elétrica
  • São Paulo
Cotações
20/11/2025 9h41 (delay 15min)
Câmbio
20/11/2025 9h41 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Se quebrar outro banco, fica difícil do FGC honrar com as garantias”, diz Marília Fontes sobre Master

  • 2

    Banco Master sofre liquidação e Daniel Vorcaro é preso: como reaver o dinheiro aplicado em CDBs?

  • 3

    Investia em CDB do Master? Veja o passo a passo para acionar o FGC e recuperar o seu dinheiro

  • 4

    Calculadora do 13º salário 2025: veja quanto você vai receber na 1ª e na 2ª parcela

  • 5

    Liquidação do Banco Master: como o mercado interpretou a decisão do Banco Central

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Logo E-Investidor
4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Imagem principal sobre o NOVO HORÁRIO! Confira quando será o sorteio milionário da Lotofácil de hoje (19)
Logo E-Investidor
NOVO HORÁRIO! Confira quando será o sorteio milionário da Lotofácil de hoje (19)
Imagem principal sobre o Quanto economizar a partir dos 25 anos?
Logo E-Investidor
Quanto economizar a partir dos 25 anos?
Imagem principal sobre o Aposentadoria: o estilo de vida faz diferença?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: o estilo de vida faz diferença?
Imagem principal sobre o Estes são os 7 vilões da sua conta de luz
Logo E-Investidor
Estes são os 7 vilões da sua conta de luz
Imagem principal sobre o Quem tem direito ao abono de permanência?
Logo E-Investidor
Quem tem direito ao abono de permanência?
Imagem principal sobre o Mega-Sena de hoje (18): NOVO HORÁRIO! Confira quando será realizada a extração
Logo E-Investidor
Mega-Sena de hoje (18): NOVO HORÁRIO! Confira quando será realizada a extração
Imagem principal sobre o Banco Master: a linha do tempo completa do sucesso à liquidação pelo Banco Central
Logo E-Investidor
Banco Master: a linha do tempo completa do sucesso à liquidação pelo Banco Central
Últimas: Educação Financeira
Esquenta Black Friday 2025: Granado, iPhone e roupas em promoção; veja ofertas
Educação Financeira
Esquenta Black Friday 2025: Granado, iPhone e roupas em promoção; veja ofertas

Varejistas antecipam promoções e oferecem cortes de até 70% em eletrônicos, moda, cosméticos e cursos; veja como aproveitar as ofertas e evitar golpes

20/11/2025 | 05h30 | Por Guilherme Siqueira
Na fila do FGC? Propostas para antecipar recebimento de CDBs do Master podem ser golpe
Educação Financeira
Na fila do FGC? Propostas para antecipar recebimento de CDBs do Master podem ser golpe

Circulam nas redes sociais promessas de 'solução de liquidez' para afetados pelo Master; FGC não permite esse tipo de intermediação e especialistas dizem que é preciso redobrar cuidado

19/11/2025 | 13h10 | Por Luíza Lanza
Calculadora do 13º salário 2025: veja quanto você vai receber na 1ª e na 2ª parcela
Educação Financeira
Calculadora do 13º salário 2025: veja quanto você vai receber na 1ª e na 2ª parcela

Ferramenta estima INSS, IRRF e valor líquido do benefício com base no salário e meses trabalhados

19/11/2025 | 11h05 | Por Camilly Rosaboni
Quanto tempo o FGC leva para pagar investidores? Veja o histórico da associação
Educação Financeira
Quanto tempo o FGC leva para pagar investidores? Veja o histórico da associação

Apesar de não haver um prazo máximo legal, a associação projeta que o início dos pagamentos ocorra em cerca de 30 dias

19/11/2025 | 08h43 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador