“Eu tinha apenas 17 anos, mas aquele momento despertou minha atenção para entrar na bolsa de valores. Algo muito similar com o cenário atual”, diz. De lá para cá, Fábio nunca mais abandonou o mercado de renda variável.
Em 2018 decidiu largar o trabalho como analista financeiro e passou a se dedicar 100% à internet. Hoje, o canal do Holder é uma empresa com 12 colaboradores que produz conteúdo no YouTube e fornece cursos on-line na área de investimentos.
O convidado do E-Investidor diz que, mesmo durante a crise e com pouco capital, é possível entrar na Bolsa e ter uma carteira de sucesso. Ele compartilhou três dicas financeiras para o investidor enfrentar a crise:
1 – Invista pouco, mas faça investimentos
“Hoje, o investidor consegue comprar ações dos maiores bancos do País por menos de R$ 22. Ou seja, é importante entender que não precisa ter muito dinheiro para começar a investir. Plante sementes agora porque é melhor começar antes, com pouco, do que esperar 5 anos para entrar com mais dinheiro.
Além disso, não é necessário ser um expert em mercado acionário para ter bons resultados. É possível sim ter uma carteira vencedora começando com poucos reais. Eu faço o convite para que os brasileiros venham para a Bolsa e fiquem.”
2 – Comece a investir o quanto antes
“A maior dificuldade dos brasileiros é ter uma visão voltada para o futuro. A nossa cabeça não é programa para pensar nos juros compostos e esse é o maior poder da renda variável.
A bolsa de valores é um lugar democrático. No longo prazo, ela tem o poder de transformar pequenos investimentos em patrimônios relevantes.”
3 – Esqueça a rentabilidade e compre aos poucos
“Como o investidor não tem controle das oscilações e nem garantias na renda variável, o ideal é esquecer a rentabilidade neste momento. Para ter sucesso é necessário comprar constantemente, porque a bolsa passa vários anos subindo e comprar os papéis ao longo do tempo pode fazer a diferença no futuro.
A filosofia da bolsa é a mesma de alguém que compra um imóvel para investir: a pessoa considera se a localização da propriedade é boa, se será fácil de alugar e aposta que haverá valorização para venda no futuro. O que eu quero dizer é que a mentalidade tem que ser de um sócio que investe nos ativos com objetivo de longo prazo.”