Publicidade

Educação Financeira

BC seleciona 4 dicas para organizar finanças e sair das dívidas; veja quais

Aprenda com a autoridade monetária a como se livrar das pendências financeiras e evitar a criação de novas

BC seleciona 4 dicas para organizar finanças e sair das dívidas; veja quais
É possível renegociar entre bancos, instituições financeiras, comércio varejistas, operadoras de telefonia e securitizadoras. Imagem: Adobe Stock

Organizar a vida financeira não é uma tarefa fácil. A inadimplência cresce cada vez mais no Brasil e achar uma luz no fim do túnel pode parecer impossível para muitos endividados. Foi pensando nisso que o Banco Central (BC) selecionou algumas dicas para ajudar as pessoas a organizar suas finanças e sair das dívidas.

O BC também ressalta que, mesmo com todas as instruções para se livrar das pendências financeiras, é preciso estar atento para não criar novas. “algumas dicas podem te ajudar a se livrar delas [as dívidas]. E lembre-se: sempre evite novas dívidas enquanto trabalha para pagar as existentes”, reforça o BC em publicação nas redes sociais.

4 dicas do BC para ter uma vida financeira saudável

O primeiro passo, segundo a autoridade monetária, é listar todas as dívidas, anotando valor, taxa de juros e data de vencimento de cada uma. A ordem de pagamento deve ser feita com base na conta que tiver juros mais alto.

Em seguida, tente renegociar suas pendências, ampliando o prazo de pagamentos e reduzindo a parcela para que ela caiba no seu bolso. O BC recomenta também avaliar a possibilidade de fazer uma portabilidade da dívida para outra instituição financeira que apresente melhores condições para a quitação.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O terceiro ponto diz respeito à criação de um orçamento mensal. Controle suas receitas e despesas para identificar onde cortar gastos. Bloco de notas, excel, planilha, tudo serve na hora de registrar o que está entrando e saindo da sua conta. E, se for possível, busque fontes de renda extra.

Por fim, mais não menos importante, organize-se para não entrar em dívidas novamente. “Ferramentas de controle financeiro, como aplicativos e planilhas, podem ajudá-lo a monitorar suas finanças”, destaca o Banco Central.