Publicidade

Educação Financeira

Os bancos abrem na Quinta-Feira Santa?

Canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis

Os bancos abrem na Quinta-Feira Santa?
Veja como fica o funcionamento dos bancos no feriado. Foto: Adobe Stock

Durante a Semana Santa, é comum surgir dúvidas sobre quais datas são feriados. Apesar de muitas pessoas acreditarem que a quinta-feira e a sexta-feira antes do domingo de Páscoa formam um feriado prolongado, isso não é verdade.

Apenas a Sexta-Feira Santa é feriado nacional, segundo estipulado pela Lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995.

Dessa forma, na Quinta-Feira Santa, os bancos abrem para atendimento presencial. No dia, o funcionamento da Bolsa de Valores e das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também será normal. A situação muda na Sexta-Feira Santa, quando as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público e não haverá pregão na B3. As unidades de atendimento do INSS também não vão abrir na data.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as compensações bancárias, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), não vão ser realizadas no dia 29 de março. Somente o Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente na data.

A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.

No entanto, mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis.