Publicidade

Educação Financeira

Investimento a longo prazo: quais os benefícios e precauções ao escolher LCAs?

Letras de crédito são investimentos interessantes para compor os mais diversos prazos no portfólio

Investimento a longo prazo: quais os benefícios e precauções ao escolher LCAs?
LCI e LCA. Imagem: Adobe Stock

Investir em LCAs pode trazer a sensação de estar gastando menos com impostos e taxas administrativas. Essa opção de renda fixa oferece benefícios fiscais que brilham os olhos dos investidores, mas decidir aplicar seu dinheiro é uma decisão que deve ser feita com cautela.

As Letras de Crédito do Agronegócio funcionam como um empréstimo do seu dinheiro à instituição emissora do título. Dessa forma, ao final do período estabelecido, o valor aplicado volta à carteira acrescido dos juros. A variação da rentabilidade pode ser fixa, os títulos prefixados, ou estar atrelada a um indicador econômico, chamados de pós-fixados.

Nesse último, as referências podem ser o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), o Índice de Preços do Consumidor (IPCA) ou a Selic, a taxa básica de juros.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Assim, a rentabilidade dos títulos de LCA depende não apenas da isenção de imposto, mas também de sua liquidez e de variações do mercado.

As LCAs são boas no longo prazo?

Segundo o analista de renda fixa da Ágora Investimentos, Wellington Marques Gonçalves, as letras de crédito são investimentos interessantes para compor os mais diversos prazos no portfólio, variando objetivos do investidor e necessidades de liquidez.

Vale lembrar que o período mínimo de carência, ou seja, período mínimo em que não se pode realizar movimentações no ativo é de 9 meses, mas ainda é possível negociá-la no mercado secundário durante esse tempo.

No caso de um investidor que deseja investir hoje e retirar o valor daqui a 12 meses, o montante final não é muito alto. Em um prazo curto, a rentabilidade é quase nula. Porém, a não cobrança de tributos pode trazer vantagens comparada aos outros investimentos do mercado.

Já no médio/longo prazo, os retornos podem ser bem distintos dependendo do estilo do ativo. No prefixado, é possível saber o valor total logo na compra, mas o pós-fixado dependerá do desempenho dos indicadores econômicos. Em momentos de cortes na Selic, por exemplo, investir a longo prazo pode não trazer um retorno tão interessante.

Ao mesmo tempo, cortes da Selic podem indicar previsão de aumento do IPCA, trazendo mais ganhos no longo prazo às LCAs atreladas a esse índice.

Por isso, é ideal que a aplicação tente superar a variação da inflação do País. Dessa forma, o investidor garante que seu poder de compra está aumentando, e não se reduzindo ou ficando estável.

Publicidade

Além disso, a avaliação de qual prazo é o melhor para investir em LCA envolve também do nível de comprometimento que você está disposto a ceder esse dinheiro e a sua percepção de como vale a pena movimentar seu patrimônio.

Passo a passo: aprenda a investir em LCA

Ao abrir uma conta em alguma instituição financeira que ofereça esse produto, o investidor já tomou o primeiro passo para investir em uma LCA.

Em seguida, será necessário escolher o título de crédito do agronegócio ideal para investir. Para isso, o investidor precisa conhecer a diferença entre os ativos prefixados, pós-fixados e híbridos.

Após essa etapa, será necessário aplicar o valor desejado e concluir a compra do título de LCA. Vale ressaltar que cada instituição estabelece um valor mínimo de aplicação. Confira mais detalhes nesta matéria.