Publicidade

Educação Financeira

Como saber se o boleto é falso? 8 dicas para evitar golpes

Especialista dá dicas para evitar cair no golpe do boleto falso

Como saber se o boleto é falso? 8 dicas para evitar golpes
Sendo uma das formas favoritas de pagamento para muitos, é preciso pensar sempre em como saber se o boleto é falso para não cair em golpes (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • O boleto ainda é uma das formas favoritas de pagamento dos brasileiros, ocupando o segundo lugar da preferência nacional ao se considerar a quantidade de transações. Em relação a valores, está no terceiro lugar do ranking.
  • A melhor forma de se ter certeza da autenticidade do boleto é receber o documento de uma fonte confiável e oficial.
  • O primeiro sinal de alerta em um boleto falso é o fato de o aplicativo do banco não conseguir ler o código de barras dele, obrigando o usuário a copiar o número do documento.

Mesmo com o “boom” do Pix e dos cartões de créditoboleto ainda figura entre uma das formas de pagamento favoritas dos brasileiros.

Essa modalidade ocupa o segundo lugar da preferência nacional ao se considerar a quantidade de transaçõesde acordo com o Banco Central do Brasil (Bacen), perdendo apenas para o Pix. 

Em relação a valores, ocupa o terceiro lugar do ranking, atrás somente da Transferência Eletrônica Disponível (TED) e do Pix.

Alvo visado por criminosos

Em 2021, o Brasil registrou 4,1 milhões de movimentações suspeitas de fraude, conforme o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Esse número representa aumento de 16,8% em relação ao acumulado de 2020 e se destaca por ser o mais expressivo de toda a série histórica, iniciada em 2011.

O golpe do boleto não é novo, porém tem sido aperfeiçoado pelos infratores que fazem cópias dos documentos de cobrança como se fossem verdadeiros e o pagamento feito pela vítima cai na conta bancária do golpista.

Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicam que, durante a pandemia de covid-19, esse tipo de ocorrência cresceu 45% no País. Mas como escapar?

Como saber se o boleto é falso?

Para quem está se perguntando como saber se o boleto é falso, Guilherme Petersen, diretor-executivo (CEO) da plataforma para negócios digitais de alta performance Ticto, revelou que existem indicativos visuais que podem apontar a veracidade do boleto.

Vale destacar que eles são extremamente técnicos e, por isso, pouco práticos de analisar no dia a dia. Mas alguns aspectos podem ser considerados. Confira oito dicas a seguir.

É preciso estar atento a algumas evidências e aprender mais sobre como saber se o boleto é falso. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

1. Certifique-se de que a fonte é confiável

“A melhor forma de se ter certeza da autenticidade é receber o documento de uma fonte confiável e oficial”, afirma Petersen.

Publicidade

O ideal é conhecer bem a empresa emissora e saber se ela realmente é confiável.

2. Confira se o app do banco consegue ler o código de barras

Um sinal de alerta é o fato de o aplicativo do banco não conseguir ler o código de barras, obrigando o usuário a copiar o número do boleto. “É um indicativo de que você deve prestar atenção”, pontua Petersen.

3. Atente-se aos nomes no boleto

Boletos registrados em Débito Direto Autorizado (DDA) no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador e que tenham como beneficiário um nome não reconhecido pelo responsável em fazer o pagamento devem acender um alerta.

O especialista explica que, com a maior adesão ao DDA, o “trabalho” dos fraudadores ficou ainda mais fácil. 

Verifique também se os dados pessoais do pagador estão presentes, completos e corretos no boleto.

4. Fique atento a valores discrepantes

Se o valor no momento do pagamento for diferente do que está impresso no boleto, preste atenção. “Isso não quer dizer que, se o valor estiver correto, o boleto é legítimo, mas é mais um ponto a se considerar”, diz Petersen.

5. Desconfie de boletos que chegam por e-mail ou SMS?

Receber por e-mail ou mensagem uma segunda via de boleto que não tenha sido solicitada sinaliza uma grande chance de o documento ser uma fraude.

6. Consulte a numeração das instituições bancárias

Outra conduta útil para se evitar cair no golpe do boleto falso é verificar se os primeiros dígitos do código de barras do documento coincidem com o código do banco emissor.

É possível consultar a numeração de todas as instituições bancárias no site da Febraban.

7. Confira erros ortográficos

Erros ortográficos são comuns em boletos falsos. Verifique se há algo assim no documento e, caso haja, ligue o alerta.

8. Tenha o controle das datas de vencimentos e dos débitos

Não confie apenas na memória quando o assunto for contas a pagar, porque isso aumenta o risco de se cair em golpes financeiros.

Tenha o controle das suas finanças e registre as datas de vencimentos de débitos para evitar ser vítima de fraudes.

O que fazer se for vítima do golpe do boleto falso?

A instituição financeira que emitiu o documento deve ser acionada imediatamente após o golpe do boleto falso. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Publicidade

O primeiro passo para quem cair no golpe do boleto falso é procurar o mais rápido possível a instituição financeira que emitiu o documento.

Petersen explica que, como o boleto geralmente tem um prazo de compensação entre um dia e dois dias, pode existir tempo hábil para reaver o dinheiro.

Se ao receber o boleto o pagador ficar na dúvida da veracidade do documento, a orientação é não o pagar.

“Solicite um novo boleto por meio de um contato oficial fornecido pelo estabelecimento do qual você deseja efetuar a compra ou o pagamento”, recomenda o especialista.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos