Um estudo divulgado pelo aplicativo Zul+, plataforma de serviços automotivos com mais de 5 milhões de usuários, mostrou que o brasileiro prefere pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) à vista, de olho no desconto do tributo.
Leia também
O levantamento observou que, em 2023, mais da metade das pessoas preferiu pagar à vista o tributo, com os descontos oferecidos pelos departamentos estaduais de trânsito como o principal incentivo para a medida.
“Mesmo sendo um percentual bem reduzido, a maioria costuma optar por esta modalidade. Isso já foi verificado em anos anteriores, e a expectativa é que se repita em 2024”, observa André Brunetta, cofundador do Zul+ e diretor de Inovação e Digital da Estapar.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda assim, o estudo também mostra que o pagamento do IPVA ocorre em cima da hora. A quitação do tributo só costuma ocorrer próximo ao dia do vencimento da cota única, a partir de 10 de janeiro — ou seja, nesta semana —, quando ocorre o pico de prestação.
O dia do vencimento varia de acordo com o número do final da placa do veículo. Neste ano, no Estado de São Paulo, o vencimento da primeira parcela para as placas final 1 e 2 ficou definido para os dias 11 e 12 desta semana. Na semana que vem (entre os dias 15 e 19), será a vez das placas com final 3, 4, 5, 6 e 7.
Vale a pena pagar o IPVA à vista?
Como tratado nesta reportagem, não há uma resposta única para se vale a pena ou não pagar o IPVA à vista para conseguir os descontos oferecidos pelos departamentos estaduais de trânsito.
Adriana Matheus, economista, CFP® e especialista em investimentos, informa que o primeiro passo para entender qual é a melhor opção para a pessoa é ter os recursos para quitar o tributo em mãos, e que o mais importante é pagar o IPVA, independente da modalidade.
“O pagamento à vista pode trazer descontos significativos, o que sempre será uma alternativa interessante caso o proprietário do veículo disponha do recurso. O parcelamento, por sua vez, é uma boa opção para as pessoas que não possuem o montante disponível ou que estão com o valor investido”, recomenda Matheus.
Portanto, a sugestão da especialista é fazer um planejamento financeiro para ver se há a possibilidade do pagamento à vista e se o desconto vale a pena. “Caso não seja, o parcelamento pode ser feito sem problemas. Considere sempre sua realidade financeira para tomar atitudes equilibradas”, explicou.
Publicidade