Educação Financeira

Com quantos anos é possível abrir uma conta no banco?

Diferentes fintechs já possuem contas voltadas para crianças

Com quantos anos é possível abrir uma conta no banco?
Saiba qual é a idade mínima necessária para abrir uma conta no banco. Foto: Envato Elements

Abrir uma conta no banco é uma alternativa interessante para educar financeiramente os mais jovens, possibilitando o acesso a cartões e opções para investir. Nesse momento, no entanto, os pais podem ter dúvidas sobre a idade mínima necessária para realizar a operação.

De acordo com o Banco Central, os menores de 16 anos precisam ser representados por pai, mãe ou responsável legal ao abrir uma conta em uma instituição. Já os jovens maiores de 16 e menores de 18 anos não emancipados devem ser assistidos por um adulto responsável.

Cada instituição, no entanto, pode estabelecer uma idade mínima necessária para a abertura de contas para crianças. No Nubank, o jovem deve ter a partir de 10 anos para realizar a operação com permissão do responsável legal. Já no BB Cash, a conta digital do Banco do Brasil, o processo pode ser realizado por crianças com idade entre 8 a 18 anos incompletos, desde que tenham autorização do responsável.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outros bancos digitais também oferecem contas para jovens, como Inter, C6 Bank, Mercado Pago e PicPay. Veja algumas opções nesta matéria. Os aplicativos, de forma geral, ganham versões lúdicas, permitindo que crianças e adolescentes tenham acesso a Pix, cartão de débito e até opções para investir, tudo vinculado à conta dos responsáveis, que podem acompanhar cada movimentação.

De acordo com Aline Soaper, idealizadora da EfincKids, metodologia que busca levar educação financeira para dentro das escolas, a conta corrente para menores facilita o uso do dinheiro. “É mais seguro para a criança usar o cartão para pagar o lanche na escola ou o cinema do que levar dinheiro em espécie e correr o risco de perder ou ser furtado. Mas os pais precisam ensinar sobre os limites, explicar que existe um valor determinado que pode ser utilizado, para ajudar na conscientização sobre o dinheiro”, destaca.

Como dica para os pais que desejam abrir uma conta para os filhos, Soaper recomenda que o adulto defina um valor que possa ser utilizado pela criança semanalmente. Se o jovem conseguir economizar uma parte do dinheiro até o final do período, ele pode receber um valor a mais para a próxima semana. Isso mostra a importância de poupar e já introduz noções de investimentos.