Publicidade

Educação Financeira

Como economizar na ceia de Natal e driblar inflação? Veja 4 dicas!

Substituir produtos importados pelos nacionais é uma das recomendações dos especialistas

Como economizar na ceia de Natal e driblar inflação? Veja 4 dicas!
Com os produtos da ceia de Natal mais caros, é preciso se organizar antes de ir às compras (Foto: Envato Elements)
  • De acordo com os dados da Fundação Getúlio Vargas, o preço da ceia de Natal aumentou quase 8% em relação ao mesmo período do ano passado
  • Frango inteiro, ovos, azeitona e o azeite foram os itens que apresentaram a maior inflação nos últimos 12 meses
  • Para não iniciar 2022 no vermelho, o E-Investidor ouviu especialistas em educação financeira e selecionou 4 dicas de economia na hora de montar a ceia de Natal. Confira!

Como economizar na ceia de Natal? Com a inflação corroendo o poder de compra dos brasileiros, sobra pouco para gastar com as despesas das festas de fim de ano. É preciso bastante planejamento para os valores não ultrapassarem o orçamento e, o mais importante, não deixarem dívidas para o ano seguinte.

Só para exemplificar, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), em 2021,  a ceia de Natal foi quase 8% (7,93%) mais cara em comparação com 2020. Os itens que mais contribuíram para a alta foram frango, ovos, azeitona, azeite e carne bovina, produtos essenciais para a ceia natalina.

Além disso, “O desemprego ainda está muito elevado. Então, muitas famílias não vão poder ter a cesta de Natal que gostariam. É uma situação que não vai se resolver no curto prazo”, avalia André Braz, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV,

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Diante desse cenário, pode ser difícil economizar na ceia de natal e garantir os alimentos mais importantes para celebrar a ocasião. Como lidar com esse desafio? Confira!

Como economizar na ceia de Natal apesar da inflação alta?

A equipe do E-Investidor ouviu especialistas em educação financeira e selecionou quatro dicas para driblar a inflação e economizar na ceia de Natal:

  1. Adapte a ceia ao seu orçamento
  2. Pesquise preços
  3. Não utilize cartão de crédito
  4. Tente se organizar ao longo do ano

Confira os detalhes envolvidos em cada uma dessas sugestões e descubra como colocar em prática ao se preparar para a sua próxima festa natalina.

1- Adapte a ceia ao seu orçamento

O primeiro passo para economizar na ceia de Natal, de acordo com os especialistas em educação financeira, é identificar quanto você pode gastar e, depois, estabelecer um limite. Dessa forma, você não prejudica o pagamento das despesas essenciais, como água, luz e telefone.

Ao concluir esse processo, o consumidor terá condições de visualizar os itens que poderão ser substituídos por produtos mais baratos e adaptar a ceia ao seu orçamento atual.

“No caso das nozes, amêndoas e avelãs, o ideal é trocar por frutas da estação, porque mesmo que estejam mais caras é possível economizar”, explica Aline Soaper, educadora financeira e idealizadora do Instituto Soaper, plataforma de ensino de educação financeira.

A mesma recomendação é válida para os produtos estrangeiros. Com a valorização do dólar frente ao real, os itens importados podem estar com preços acima da média.

2- Pesquise preços

Antes de ir às compras, o ideal é que você faça uma lista diferenciando os itens que você precisa daqueles que deseja ter na sua ceia de fim de ano. Assim, você vai saber quais são os produtos essenciais para compra.

Em seguida, para economizar na ceia de Natal, a recomendação é pesquisar em diversos supermercados e buscar o melhor preço, principalmente quando a refeição for preparada para um grande número de pessoas.

Publicidade

“Pequenas diferenças de preço podem se tornar muito relevantes na hora que você compra grandes volumes. Então, é preciso pesquisar, inclusive, na internet”, afirma Valter Police, planejador fiduciário e head da Academia Fiduc, fintech de investimentos e planejamento financeiro.

Além disso, pesquisar antes de comprar pode ajudar o consumidor a encontrar promoções que farão a diferença nas despesas da ceia de fim de ano.

3- Não utilize cartão de crédito

Na hora de ir às compras, não é interessante comprar os produtos da ceia no cartão de crédito e muito menos parcelar.

De acordo com Desiree Mota, conselheira Regional de Economia do Ceará (CORECON/CE), quando o consumidor escolhe o cartão como forma de pagamento, ele pode comprometer o orçamento dos meses subsequentes e, nesse caso, começar o ano seguinte com dívidas.

“Cuidado ao utilizar o cartão de crédito. Os valores devem estar dentro do orçamento dos próximos meses para que não seja necessário recorrer ao crédito”, explica Mota.

4- Tente se organizar ao longo do ano

Por último para vencer a inflação e economizar na ceia de Natal, evitando ficar com o orçamento apertado nesta época do ano, o ideal é que as pessoas se organizem ao longo dos meses anteriores para que tenham recursos a mais para gastar em dezembro.

Segundo Mota, as famílias podem poupar, caso seja viável, pelo menos 10% da sua renda mensal ao longo dos meses de janeiro a novembro.

Publicidade

Para alcançar esse objetivo, a organização financeira é essencial. “Anote todas as suas receitas e despesas. Reserve pelo menos 10% do que você ganha para compor a sua reserva de emergência. Ao chegar o fim do ano, você terá recursos para a tão sonhada ceia de Natal”, sugere Mota.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos