Publicidade

Educação Financeira

Como investir em BDRs? Veja o passo a passo

BDRs podem ser alternativas mais simples para o investidor brasileiro acessar empresas globais

Como investir em BDRs? Veja o passo a passo
BDRs permitem que o investidor brasileiro acesse empresas listadas no exterior. (Foto: Envato Elements)
  • Até o fechamento desta quinta-feira (29), o BDRX, índice de BDRs da B3, acumulava uma alta de 11,38% no ano; o melhor desempenho dentre todos os índices da Bolsa
  • Especialistas ainda veem espaço para esses ativos na carteira, especialmente para quem quiser se expor a nomes como Nvidia (NVDC34) ou Microsoft (MSFT34), utilizando as ferramentas do mercado nacional a que já está habituado
  • Veja como investir em BDRs

O investimento em empresas estrangeiras via Brazilian Depositary Receipts (BDRs) só foi permitido ao investidor pessoa física em 2020. Desde lá, no entanto, a popularização das contas internacionais facilitou o acesso desse mesmo público ao mercado internacional – e, como mostramos aqui, a concorrência foi tão forte para os BDRs que há quem diga que o produto tende a desaparecer.

Mas não é tão simples assim: em 2024, o boom vivido por empresas gringas chegou ao País e supera toda a Bolsa brasileira. Até o fechamento desta quinta-feira (29), o BDRX, índice de BDRs da B3, acumulava uma alta de 11,38% no ano; o melhor desempenho dentre todos os índices da Bolsa.

Como mostramos aqui, especialistas ainda veem espaço para esses ativos na carteira, especialmente para quem quiser se expor a nomes como Nvidia (NVDC34), Apple (AAPL34) ou Microsoft (MSFT34), por exemplo, utilizando as ferramentas do mercado nacional a que já está habituado.

Confira o passo a passo para investir em BDRs:

1. Abra uma conta em uma corretora

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Assim como em ações ou fundos de investimento, por exemplo, para negociar um BDR na B3 é preciso ter uma conta em uma corretora de valores que seja autorizada a operar no País.

2. Escolha a empresa

Existem centenas de empresas estrangeiras sendo negociadas na B3 via BDRs. A decisão por uma ou outra deve ser tomada como no investimento em ações: analisando as características daquele modelo de negócio, a saúde financeira da companhia e do setor em que se insere, e o momento de mercado.

Mas não só. É preciso ficar atento ao tipo de papel que está sendo negociado. Atualmente, existem três níveis de BDRs na Bolsa:

  • Nível 1: quando a empresa estrangeira não precisa estar registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Nível 2: a companhia estrangeira precisa estar registrada na CVM e, portanto, deve seguir as mesmas regras regulatórias vigentes no Brasil. O ativo é negociado por todos os tipos de investidores;
  • Nível 3: a empresa estrangeira deve estar registrada na CVM. Esse tipo de ativo é negociado por todos os clientes se a emissão tiver sido por uma Oferta Pública. Caso a emissão tenha sido por ofertas restritas, apenas investidores profissionais podem operá-lo.

3. Emita uma ordem de compra

Publicidade

Escolhido o papel, o investidor deve acessar o home broker de sua corretora e emitir uma ordem de compra do BDR em questão, a partir do ticker da empresa selecionada. O pregão de negociação funciona de 10h às 18h.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos