Educação Financeira

Voar com desconto? Como comprar passagens aéreas baratas na Black Friday

O mês de novembro é a melhor época para planejar a viagem dos sonhos, mas vale seguir algumas dicas para aproveitar os descontos

Voar com desconto? Como comprar passagens aéreas baratas na Black Friday
(Foto: Envato Elements)

Para quem gosta de viajar, esta sexta-feira (24) de Black Friday é uma ótima oportunidade para comprar passagens baratas e realizar sonhos. Um levantamento feito pala Cuponomia, plataforma que reúne cupons de desconto e cashback no e-commerce, revela que pelo menos 12% dos consumidores aguardam a data para aproveitar e comprar passagens aéreas e viagens em 2023.

Mas afinal, como usufruir dos descontos significativos com segurança e fazendo as melhores escolhas? O E-Investidor conversou com alguns especialistas em educação financeira e milhas e apresenta algumas dicas a seguir:

Se cadastre em sites confiáveis e ative alertas de ofertas:

Para ficar por dentro das promoções, e fazer uma boa comparação de preços, existem alguns sites que toda pessoa deveria visitar antes de comprar uma passagem. O educador financeiro, Kelvin Saegussa, recomenda três: Skyscanner, Voopter e Google Flights. Por meio dos buscadores é possível verificar qual é a companhia aérea mais barata, se programar em relação aos melhores horários e escalas e até programar alertas no  e-mail ou aplicativo para saber quando as passagens abaixarem de preço para o período que estiver em sua busca.

Faça as buscas por meio de guias anônimas

A educadora financeira Luciana Ikedo e autora do livro “Vida Financeira – Descomplicando, Economizando e Investindo” aconselha fazer as buscas utilizando as guias anônimas no navegador do seu computador ou celular. “As buscas que já fizemos ficam registradas e podem impactar no preço apresentado”, comenta.

Segundo Ikedo, ter clareza sobre as datas e horários da viagem também é muito importante, assim como comparar se os voos são diretos ou com paradas e se a passagem inclui o despacho de bagagem.

Tenha flexibilidade em relação a datas e destinos

Fabio Louzada, economista, planejador financeiro e fundador da ‘Eu me banco’ afirma que ter flexibilidade nas datas é fundamental para encontrar boas promoções. “Muitas ofertas na Black Friday são para períodos específicos selecionados pelas companhias aéreas. Portanto, adaptar-se a eles pode ser uma boa forma de aproveitar descontos”, pontua.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Não apenas a flexibilidade é importante, muitas vezes comprar passagens para datas distantes pode ajudar no preço, destaca Caio Gonçalves, especialista em viagens com milhas áreas. Segundo ele, quanto maior seja o período de programação da viagem, menores serão os preços. “Lembre-se que quanto menor é o número de cadeiras disponíveis em um voo mais cara fica a passagem. As companhias aéreas não reduzem o preço quando a viagem está próxima, pelo contrário o elevam”, destaca.

Por esse motivo, Gonçalves defende que se antecipar é fundamental para obter os melhores preços e condições.

O mundo das milhas e bonificações

Se você ainda não teve a oportunidade de acumular milhas, a Black Friday pode ser o pontapé para acumular pontos, seja no cartão de crédito ou em outros meios de pagamento.

Rodrigo Goes, educador financeiro em Milhas, destaca que no mês de novembro, por conta da Black Friday, as promoções se intensificam e muitas vezes oferecem benefícios maiores, como promoção de transferência de 150% pontos, que em outras épocas do ano chegaria apenas a 125%.

Goes aponta que muitas pessoas acreditam que milhas são apenas para quem possui cartão de crédito, no entanto, existem oportunidades por meio de compras bonificadas de acumular pontos, com qualquer meio de pagamento. “O Livelo teve uma promoção com a loja de roupa C&A (CEAB3) em que cada R$ 1 gasto na loja pelo link da Livelo, o consumidor ganharia 15 pontos. Recentemente, a Camicado estava com uma promoção onde recebia 10 pontos por cada R$ 1 real gasto”, exemplifica. Segundo Goes, todas essas compras bonificadas poderiam ter sido feitas em débito, dinheiro ou pix.

Em paralelo, há ofertas para transferir pontos acumulados nos bancos para os programas de fidelidade das companhias aéreas como Smiles, da Gol (GOLL4), Latam Pass, da Latam, e Tudo Azul, da Azul (AZUL4).

Publicidade

Na prática, essas promoções podem transformar os pontos do cartão em muitos mais apenas por se cadastrar na campanha. “Você pode transferir 10 mil pontos do banco e receber na companhia aérea até 20 mil milhas”, diz Gonçalves.

Segundo o especialista, achar uma passagem em milhas com a pontuação do programa se torna muito mais fácil e vantajoso. “Caso você não tenha os pontos totais, algumas companhias permitem pagar com milhas mais reais, o que é extremamente vantajoso”, comenta.

Segurança em primeiro lugar

Apesar de ser Black Friday, os especialistas aconselham ter alguns cuidados na hora de escolher promoções. Neste material gratuito mostramos 8 dicas para aproveitar os descontos e não perder dinheiro.

Rodrigo Goes aconselha clicar apenas em sites confiáveis no segmento de milhas e ter cautela com mensagens via SMS ou e-mails desconhecidos. “Na dúvida, entre sempre no site oficial da empresa e não clique em link nenhum”, aponta.

Outra dica é desconfiar de grandes descontos. No caso 123 milhas, por exemplo, havia passagens tradicionais emitidas normalmente – compradas e emitidas no dia seguinte – e as flexíveis que as pessoas compravam para viajar muito tempo depois. “É bom ficar atento a esse tipo de “megaoportunidade”, diz Goes. “Lembre-se que o único jeito de viajar com muito desconto ou de graça é com as suas próprias milhas.”

Gonçalves recomenda fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa que está vendendo as passagens em sites como o Reclame Aqui, onde é possível conferir as reclamações de outros clientes. “Jamais compre nada de empresas ou pessoas que não emitem nota fiscal e tem baixa reputação diz”.

Publicidade

Saegussa reforça para olhar os detalhes da validação da promoção no regulamento da campanha, avaliando quais são as garantias e riscos da passagem que você vai emitir. Muitas vezes, as empresas faturam a passagem, mas indicam que a emissão só ocorrerá caso algumas condições financeiras sejam cumpridas.