Educação Financeira

15 dicas para ganhar dinheiro investindo na Bolsa de Valores

Investir na bolsa requer a adoção de uma estratégia eficiente para obter lucro com a compra e venda de ações

15 dicas para ganhar dinheiro investindo na Bolsa de Valores
(Fonte: Shutterstock)
  • O investidor que inicia na bolsa de valores não pode comprar e vender ações movidas pela intuição ou "achismos"
  • Saber como o mercado financeiro funciona é importante. Isso porque os investimentos da bolsa de valores são de renda variável
  • É importante também conhecer o seu perfil de investimento. Por isso, as corretoras realizam um questionário para definir o perfil

(Por Aléxis Cerqueira Góis, especial para o E-Investidor) – Um dos erros mais comuns de pessoas que investem na bolsa de valores é comprar e vender ações por meio da intuição ou “achismos”, como se estivesse fazendo uma aposta em uma loteria.

Conseguir lucro no mercado financeiro não é algo impossível de ser compreendido, mas requer um mínimo de conhecimento técnico e de uma estratégia eficiente.

Conheça 15 dicas práticas para lucrar com investimentos na bolsa de valores.

1. Saiba como o mercado funciona

Os investimentos na bolsa de valores são de renda variável, ou seja, ao contrário da poupança e de outras aplicações, como o Tesouro Direto, não é possível prever os rendimentos de uma ação.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O lucro obtido com operações na bolsa podem ser maiores do que os investimentos de renda fixa, mas o investidor precisa estar atento aos riscos e ao comportamento do mercado.

Além do conhecimento dos procedimentos básicos de negociação, os operadores precisam se manter atualizados em relação às últimas notícias e aos eventos que afetam as ações, como as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos, assim como inflação, perspectivas econômicas, entre outros.

2. Conheça o seu perfil

Cada investidor tem características próprias diferentes, como objetivos, tolerância ao risco e disponibilidade de tempo para investir. (Fonte: Shutterstock/fizkes/Reprodução)

Cada pessoa tem um comportamento psicológico, objetivos de vida, capacidade de investimento e tolerância aos riscos diferentes. Por isso, a legislação brasileira exige que as instituições financeiras e corretoras de investimentos ofereçam aos seus clientes um questionário que tem como objetivo conhecer o perfil do investidor.

De uma forma geral, os perfis de investidor podem ser classificados de três maneiras:

  • Arrojado: investidor que não se importa em correr altos riscos para ter bons lucros no investimento a curto ou curtíssimo prazos.
  • Conservador: procura boas oportunidades de lucro, mas não tolera ter prejuízos, mesmo que pequenos, por isso busca investimentos mais seguros e de longo prazo.
  • Moderado: prefere manter parte dos recursos financeiros seguros, mas está disposto a correr um risco calculado para realizar operações com lucro.

3. Defina objetivos

A definição de objetivos ajuda a ter clareza sobre o prazo e a categoria de investimento mais adequados às expectativas e aos resultados desejados com as operações.

O lucro com ações é apenas o caminho para realizar sonhos e metas de vida, e não o fim em si mesmo. Ter isso em mente é essencial para ganhar dinheiro na bolsa de valores.

4. Diversifique sua carteira

Os riscos com investimentos em ações podem ser diluídos ao comprar ações de empresas de diferentes segmentos. Ao diversificar a carteira, o investidor diminui a exposição de seus ativos a eventuais fatores negativos em determinado setor e, ao mesmo tempo, amplia a possibilidade de um ganho médio.

5. Acompanhe os especialistas da Bolsa de Valores

É impossível acompanhar todas as nuances e as informações sobre o mercado de ações. Existem profissionais que dedicam a vida para acompanhar a bolsa de valores e estão sempre antenados com o intuito de identificar oportunidades que nem sempre são óbvias.

Toda corretora de investimentos tem uma equipe especializada pronta para oferecer recomendações e análises completas sobre o mercado. Aproveite esse conhecimento.

6. Construa uma estratégia de investimento

Ainda que analistas possam oferecer uma análise completa do mercado, com recomendações de compra ou venda de ações, cada investidor deve escolher uma estratégia própria de como operar, de acordo com seu conhecimento, perfil e disponibilidade de tempo.

Publicidade

Entre as principais estratégias adotadas pelo mercado, estão o day trade (compra e venda em um mesmo dia), buy and hold (com uma perspectiva de longo prazo) e swing trade (que acompanha oscilações de diferentes ativos em um ou mais dias).

No entanto, existem ainda outras opções, como investir em ações que pagam bons dividendos e podem ser consideradas pelo investidor para construir a sua estratégia própria.

7. Tenha disciplina

O lucro com operações de compra e venda de ações é fruto da persistência e da dedicação do investidor. Mantenha uma rotina com um tempo diário (ou, a depender da disponibilidade, semanal) para acompanhar as notícias e as análises do mercado.

O investimento na bolsa de valores é muito volátil e tudo pode mudar de uma hora para outra. Por isso, é importante ter sempre atenção ao que acontece para ter lucro com os investimentos.

8. Estude as empresas da Bolsa de Valores

Todas as empresas listadas na bolsa de valores são obrigadas a divulgar seus balanços patrimoniais periodicamente, além de outros fatos relevantes para quem investe.

Nos sites da companhia, é possível acompanhar tudo isso no setor de relações com investidores que, normalmente, também oferecem o envio de informações por e-mail. Além disso, é importante acompanhar notícias do setor, bem como os concorrentes das empresas que são alvo de investimento.

9. Analise os gráficos

A análise gráfica é utilizada desde o final do século XIX para acompanhar o movimento de ações. (Fonte: Shutterstock/Matej Kastelic/Reprodução)

A análise técnica busca prever uma alta ou baixa de um ativo a partir da observação dos gráficos. O instrumento é útil para operar na bolsa de valores e ganhar dinheiro, e ter domínio dele é uma vantagem para os investidores.

10. Comece pequeno

O investidor iniciante deve começar com pequenas operações na bolsa de valores. Dessa forma, pode se acostumar com o funcionamento do mercado e, com o tempo, ampliar o volume de suas aplicações com maior segurança.

11. Reduza os riscos

Da mesma forma que uma ação pode subir repentinamente, ela pode entrar em uma tendência de queda. Portanto, todas as ordens de compra e venda de ações devem ser acompanhadas pelo stop loss, um mecanismo que protege a aplicação de uma forte baixa, evitando maiores prejuízos.

12. Seja realista na expectativa de lucro

É comum iniciantes em investimentos criarem uma grande perspectiva sobre altos lucros em um curto prazo, com operações na bolsa de valores. Isso se dá pela análise do histórico das ações, mas o que aconteceu no passado não necessariamente voltará a acontecer no futuro.

Por isso, é importante avaliar a expectativa de ganho de acordo com a realidade do mercado para evitar frustração com os investimentos.

13. Opere com liquidez

As ações de empresas consideradas como small caps ou penny stocks têm um valor menor em comparação a grandes companhias. Por isso, elas têm uma maior volatilidade e uma possibilidade de ganho (e perda) mais rápida. Apesar disso, são papéis com menor negociação, ou seja, baixa liquidez.

Publicidade

Dessa forma, mesmo que haja uma valorização, o investidor terá uma dificuldade maior para ganhar dinheiro na bolsa. Por isso, é preferível comprar e vender ativos com altos volumes de negociação.

14. Antecipe-se aos eventos

O mercado de ações é muito volátil e se move por tendências de uma forma muito rápida. Assim, conseguir estar à frente das situações significa maiores chances de lucro.

Alguns eventos, como alteração de taxa de juros, resultados de empresas e distribuição de dividendos podem ser previstos com alguma antecedência e gerar boas oportunidades de investimento.

15. Mantenha a perspectiva

Os movimentos de baixa e de alta na bolsa de valores são bastante comuns. Um dos erros básicos dos investidores é comprar no momento de grande valorização e vender quando existe uma queda brusca.

Nesses momentos, é importante manter a calma, confiar na estratégia e observar um horizonte a longo prazo. Afinal, a bolsa de valores não é uma loteria, e o mercado de ações costuma se valorizar com o passar do tempo.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos