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As vantagens e diferenças entre o Pix e o WhatsApp Pay

Há uma expectativa grande do mercado para a alavancagem do WhatsApp Pay no Brasil

Rebeca Soares rebeca.soares@estadao.com.br 04/08/2021, 9:27
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As vantagens e diferenças entre o Pix e o WhatsApp Pay
WhatsApp e Facebook fazem parte de um mesmo grupo controlador (Foto: Sean Dong/The New York Times)
  • Nenhum outro país utiliza o WhatsApp como o Brasil. Entre os brasileiros de 18 a 64 anos, 98% usam o aplicativo
  • Em março, quando o BC autorizou a função de transferência monetária pelo aplicativo, o órgão afirmou que a ferramenta do WhatsApp pode abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos
  • Segundo analista, a empresa de Mark Zuckerberg reconhece a consolidação da maturidade no mercado americano e, por isso, visa diversificar o portfólio com investimentos em outras regiões

Nenhum outro país utiliza o WhatsApp como o Brasil. Entre os brasileiros de 18 a 64 anos, 98% usam o aplicativo, de acordo com estudo da plataforma de dados Statista a partir de números do primeiro trimestre deste ano. Se o uso para o contato com amigos, familiares e colegas de trabalho já era uma realidade, em 2021 o aplicativo passou a ser usado como meio de pagamento e transferência de dinheiro.

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Por conta da necessidade, inicialmente observada por usuários individuais e pequenas empresas, a inclusão da ferramenta seguiu uma tendência que já acontece em outros países. No Brasil, o sistema é oferecido pelo Facebook Pay e tem operações processadas pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo.

Nos Estados Unidos, o Messenger, também do Facebook, oferece serviços de pagamento entre os usuários da rede social. Segundo o WhatsApp, além do serviço de pagamento ser uma nova possibilidade para transferências entres pessoas físicas, o sistema é um trunfo para facilitar os serviços de pequenas empresas por meio da junção com a ferramenta “business”. Além disso, a empresa afirma que todo o processo de uso dos dados é feito de forma segura.

No fim do ano passado, o Pix iniciava as operações de pagamento nos aplicativos de instituições financeiras. Mas qual é a diferença entre o serviço de pagamento da rede de mensagens instantâneas e o do Banco Central (BC)?

Assim como o aplicativo de conversas tem força entre os brasileiros, o serviço do BC também toma espaço. Segundo pesquisa da Akamai Technologies, a ferramenta é utilizada de forma expressiva. O levantamento, com dados de maio deste ano, mostrou que 44% das pessoas que usam instituições digitais e 48% dos clientes de bancos tradicionais utilizam o PIX.


A adoção da nova tecnologia foi rápida: 82% dos entrevistados afirmaram ter sua chave Pix cadastrada, mesmo com o programa tendo sido lançado em novembro, cinco meses antes da pesquisa. “As pessoas querem cada vez mais praticidade para lidar com as questões financeiras e isso fica claro com os dados”, afirma Claudio Baumann, diretor geral da Akamai Technologies na América Latina.

Segundo Baumann, há uma expectativa grande do mercado para o serviço porque ainda existem muitas pessoas no Brasil que não sabem usar um aplicativo de banco, “mas o número de pessoas que sabem usar o Whatsapp é enorme”.

Porém, o serviço ainda enfrenta uma desconfiança. Segundo o levantamento da Akamai, 60,36% dos clientes de bancos no Brasil não usariam o serviço de pagamento do WhatsApp por não o considerarem seguro. “Apesar de o Brasil ser o terceiro país onde as pessoas passam mais tempo usando aplicativos no mundo, ainda existe pouca confiabilidade nos aplicativos de redes sociais para efetuar transações bancárias”, comenta Baumann.

Relação entre WhatsApp Pay e Pix

O WhatsApp Pay é um iniciador de pagamentos. Para utilizar, é preciso cadastrar os dados de um cartão de débito das bandeiras Visa ou Mastercard. Já o Pix é um meio de pagamento disponível nos aplicativos dos bancos e sua funcionalidade permite pagamentos via boleto, DOC, TED e cartão de débito.

Em julho deste ano, o Banco Central, responsável pelo Pix, autorizou o serviço de iniciação que permite dar mais facilidade para a realização das transações e inclui atualizações no âmbito do Open Banking.

“Ao realizar uma transferência utilizando um aplicativo específico fornecido pelo iniciador (aplicativos de gestão financeira, de mensagens, redes sociais), será possível iniciar um Pix a partir do próprio aplicativo, que automaticamente direciona o usuário para o aplicativo de seu banco para autenticar a transação”, explica o Banco Central em comunicado.

Ou seja, ao cadastrar o Pix no aplicativo do seu banco e, em seguida, no WhatsApp ou outros sites autorizados, toda a operação estará integrada. Para que isso aconteça, as instituições participantes do Open Banking devem implementar os requisitos técnicos e os procedimentos operacionais para o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix.

Em março, quando o BC autorizou a função de transferência monetária pelo aplicativo, o órgão afirmou que a ferramenta do WhatsApp pode abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos.

“As duas funcionalidades vieram para facilitar a vida dos brasileiros e o seu uso vai depender da necessidade do usuário. Por exemplo, se o usuário faz muitas transferências de valores altos, o Pix é o mais adequado, já que o WhatsApp Pay tem um valor máximo de transações mensais, que podem totalizar até 5 mil reais”, explica Baumann.

Estratégia de crescimento do Facebook no Brasil

Mas os benefícios não são apenas para os usuários. O WhatsApp Pay é considerado positivo para as ações do Facebook (FBOK34), que são negociadas na Bolsa brasileira como Brazilian Depositary Receipt (BDR).

Para Guilherme Zanin, estrategista da Avenue Securities, a implementação do serviço no Brasil faz parte do plano da empresa de expandir a atuação em mercados com oportunidades de crescimento.

“Enquanto o mercado americano já está consolidado, sem muito espaço para expansão, Ásia e América Latina são regiões de maior interesse, visando crescimento mais expressivo”, aponta.

Segundo Zanin, a empresa de Mark Zuckerberg reconhece a consolidação da maturidade no mercado americano e, por isso, busca diversificar o portfólio com investimentos em inovação direcionados a outras regiões como o Brasil, onde a população é usuária massiva da rede. Um exemplo disso é que a empresa manteve o número de usuários nos EUA, onde tem mais receita, no balanço do 2T21.

Ainda sobre a avaliação trimestral, a Avenue ressalta que a empresa bateu estimativas do mercado, entregando 56% de crescimento de receita, com US$ 29,08 bilhões, ultrapassando os valor esperado de US$27,89 bilhões. Além disso, o lucro por ação foi de US$ 3,61, superando os US$ 3,03 esperados.

Os bancos e instituições financeiras também seguem atentos ao movimento do WhatsApp Pay. Disponibilizar o serviço é uma forma de acompanhar a inovação e oferecer serviços esperados pelos consumidores.

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