Educação Financeira

WhatsApp Pay começa a operar no Brasil. Entenda como funciona

Os usuários da plataforma poderão realizar transferências utilizando cartões de débito, pré-pagos ou múltiplos

WhatsApp Pay começa a operar no Brasil. Entenda como funciona
WhatsApp Pay chega ao Brasil (FOTO:Reprodução)
  • Segundo o próprio site do WhatsApp, as instituições participantes são: Banco do Brasil, Bradesco, Mercado Pago, Next, Sicredi, Woop, Banco Inter e Itaú
  • O serviço de pagamento será realizado pelo Facebook Pay e processado pela Cielo (CIEL3), com a possibilidade de novas empresas participarem e se tornarem parceiras do modelo

Nesta terça-feira (4), o WhatsApp implementou a sua nova funcionalidade de pagamentos pelo aplicativo, o WhatsApp Pay. Com a nova ferramenta, os usuários da plataforma poderão realizar transferências utilizando cartões de débito, pré-pagos ou múltiplos (aqueles que acumulam as funções crédito e débito), dos bancos ou parceiros participantes, sem pagar taxas.

Segundo o próprio site do WhatsApp, as instituições participantes e suas respectivas bandeiras são:

  • Visa – Banco do Brasil, Bradesco, Mercado Pago, Next, Sicredi e Woop, a conta digital da Sicredi;
  • Mastercard – Banco Inter, Itaú e Sicredi.

Vale lembrar que a ferramenta de pagamentos havia sido suspensa em junho de 2020 pelo Banco Central e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para mitigar potenciais riscos à concorrência.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O serviço de pagamento será realizado pelo Facebook Pay e processado pela Cielo (CIEL3), com a possibilidade de novas empresas participarem e se tornarem parceiras do modelo.

O Credit Suisse informou em um relatório divulgado aos seus clientes que a Cielo pode se beneficiar com a chegada da ferramenta. Segundo o banco, o WhatsApp cobrará dos comerciantes uma taxa de 3,99% nas transações no crédito e no débito.

“Enquanto as transações entre pessoas físicas são gratuitas, acreditamos que a Cielo poderá receber uma pequena taxa por essas transações. O fato de o lojista precisar se credenciar junto à companhia para aceitar pagamentos via WhatsApp, significa grande oportunidade para a adquirente fazer vendas cruzadas adicionais”, diz o relatório.

Como funciona

Os usuários podem enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transferências por dia, limitadas a R$ 5 mil por mês. Além disso, os bancos participantes poderão estabelecer limites inferiores para as transações. Para utilizar o WhatsApp Pay, os brasileiros precisam ter um número de telefone cadastrado no País, além dos cartões mencionados acima.

O serviço de pagamento é habilitado por meio do Facebook Pay. Com isso, as transferências realizadas são protegidas por PIN e Biometria. Os dados do cartão estão resguardados com criptografia.

Neste primeiro momento, apenas alguns usuários poderão utilizar a plataforma , com o restante sendo incluído gradativamente. Aqueles que já tiverem a função habilitada podem convidar seus amigos e familiares para a ferramenta.

Como configurar

Segundo informações do próprio WhatsApp, para configurar a forma de pagamento, os usuários precisam configurar o Facebook Pay e verificar um dos cartões. Confira o passo a passo divulgado pela companhia.

  1. Abra uma conversa com a pessoa que você deseja enviar dinheiro e clique em anexar > pagamento;
  2. Clique em continuar na tela do Facebook Pay;
  3. Clique em continuar para aceitar todos os termos de serviço;
  4. Crie sua senha, conhecida como PIN, para o Facebook Pay;
  5. Insira o seu PIN recém-criado para confirmá-lo e clique em avançar;
  6. Caso queira utilizar a biometria no lugar do PIN, clique em usar impressão digital;
  7. Insira seus dados: nome, sobrenome e CPF. Depois clique em avançar;
  8. Adicione os dados do seu cartão: número, data de validade e código de segurança (CVV);
  9. Clique em salvar;
  10. Pronto!

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos