Educação Financeira

“É hora de focar em empresas sólidas”, diz educador financeiro

Em live do E-Investidor, Fabrizio Gueratto indicou caminhos no mercado de ações

O educador financeiro Fabrizio Gueratto é criador do canal no YouTube 1Bilhão Educação Financeira (Foto: 1Bilhão Educação Financeira/ Divulgação)
  • Crises fazem parte do mercado
  • Assim como na vida, não devemos agir por impulso em meio ao caos financeiro do momento
  • Blue Chips são opções de investimento mais seguras no momento

Em live transmitida pelo Facebook, nesta quarta-feira (8), o E-Investidor conversou com o educador financeiro Fabrizio Gueratto, criador do canal no YouTube 1Bilhão Educação Financeira. Em um debate sobre o mercado de ações, ele indicou caminhos para os investidores nesse momento de incertezas causadas pela pandemia de covid-19: “É hora de focar nas empresas mais sólidas dentro da carteira”.

Ele também pontuou que os investidores estão “aprendendo na marra” que a renda variável é um investimento de longo prazo. “O que vale para o investimento vale para qualquer área da vida: nunca devemos fazer grandes movimentações no meio do caos. Não podemos agir com a emoção.”

Na conversa, o educador financeiro ainda deu conselhos aos novatos na Bolsa. Em primeiro lugar, segundo ele, é preciso se adaptar a momentos de turbulência, pois a instabilidade faz parte deste mercado. “Mantenham a calma e bem vindos à primeira crise. Não será a última, se preparem. Isso se chama renda variável”, afirmou Gueratto.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Veja os principais tópicos da live do E-Investidor:

Compre boas ações

Para Gueratto, o investidor deve mirar as ações das empresas chamadas de blue chips, que são as maiores e sólidas da bolsa. Segundo ele, não vale a pena apostar na estratégia de comprar ações de empresas menores se os papéis das grandes estão descontados. “Esse é o momento de focar nas empresas mais sólidas dentro da carteira.”

Segurança do mercado

Para o youtuber, apesar de muitas coisas não funcionarem no Brasil, o sistema financeiro do País é muito seguro e não corre riscos de ter um colapso pela crise causada pela pandemia do coronavírus. “Não tenho uma bola de cristal e nem nada, mas acredito que não vamos ter uma crise grave no sistema financeiro”, disse Gueratto.

Quando a crise vai passar?

Segundo o educador financeiro, a crise atual é em formato de “U”. Isso que dizer a Bolsa despenca rapidamente, se estabiliza e depois deve subir em ritmo acelerado. Dessa forma, por ser diferente da crise de 2008, o investidor que pensar a longo prazo pode se beneficiar. “Não existe certeza em mercado financeiro, dificilmente vamos voltar ao mesmo patamar, mas quem está no fundo do poço uma melhora rápida já é boa.”

Para conferir a live na íntegra, acesse o Facebook do E-Investidor.