• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Gamificação: como aplicar a técnica em investimentos e nos negócios

Veja como investir com a proposta de aprendizagem com jogos

Por E-Investidor

07/08/2020 | 19:00 Atualização: 13/08/2020 | 13:30

Imagem ilustrativa (Pixabay)
Imagem ilustrativa (Pixabay)

(Murilo Basso/Especial para o E-Investidor) – Utilizar técnicas de design de jogos em atividades que não visam o puro e simples entretenimento. De forma resumida, é nisso que consiste a gamificação – também chamada de “ludificação” -, metodologia que pode ser utilizada em diversas áreas, inclusive nas finanças pessoais, nos investimentos e nos negócios, como quando empresas querem engajar seus funcionários, por exemplo.

Leia mais:
  • Como cuidar das finanças pessoais usando o ‘método Marie Kondo’
  • Como conseguir um bom negócio com um carro novo
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A gamificação tem como proposta a aprendizagem com jogos, a partir de um entendimento de toda a “química” que existe nessa indústria e da tentativa de extrair algum proveito de atividades que não são divertidas por excelência. Trata-se de um meio para o sujeito se sentir estimulado a chegar a um objetivo – assim como um jogador que anseia avançar de fase no Candy Crush, gerando uma sensação de dever cumprido altamente estimulante para o cérebro.

“Existem alguns passos importantes para usar a gamificação de forma mais efetiva. O primeiro é definir o problema a ser resolvido, pois a gamificação é um meio; você busca resolver um problema utilizando técnicas de jogos para atacá-lo. Outro passo importante é conhecer bem qual é o seu público-alvo para entender seu comportamento, a fim de encontrar atividades que possam ser realizadas de maneira mais prazerosa”, explica Guilherme Camargo, professor da Pós-Graduação em Gamificação Aplicada às Plataformas Digitais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Há várias formas de aplicar a gamificação, seja com um storytelling mais imersivo, deixando claro quais são as regras, quando ganha-se pontos ou quando a pontuação pode ser reduzida, como o jogador evolui na atividade, etc.

Um “extra” pode ser uma bonificação, um prêmio final. O que se visa, porém, é que a atividade em si seja tão prazerosa que a premiação fique em segundo plano por quem está envolvido no processo.

E conhecer o público-alvo é importante, justamente, para que os objetivos almejados possam ser atingidos de forma mais eficaz. Ainda que haja uma comunicação maior com as gerações Y e Z, que cresceram em um mundo mais gamificado e, portanto, têm mais facilidade com as técnicas de jogos, pessoas de todas as idades e níveis de formação podem ser incluídas. Isso porque a jornada pode ser personalizada e adaptada às necessidades de cada um.

“Na gamificação o usuário não fica em nenhum momento desamparado, porque, normalmente, podemos guiá-lo para chegar ao objetivo desejado. É uma evolução contínua. O jogador não precisa parar para ver um vídeo, por exemplo, e daí colocar determinado conhecimento ou habilidade em prática, pois a aprendizagem é simultânea à prática. E a cada passo dado ele recebe uma prévia da próxima etapa, o que faz com que ele não seja pego de surpresa, sendo, de fato, conduzido”, conta Monique Barreto, designer de produto da Easynvest, plataforma de investimentos.

Gamificando investimentos

O grande trunfo da gamificação, afirma Guilherme Seabra, head de produto e design da Easyvest, é o fato de que ela possibilita tornar mais acessíveis temas difíceis e áridos. Para muitos, o mundo dos investimentos é complexo. Uma experiência de investimentos gamificada, porém, pode fazer com que o indivíduo nem se dê conta de eventuais dificuldades.

Publicidade

“Uma das primeiras dificuldades ao tratar de finanças pessoais dos brasileiros é, justamente, ter o dinheiro. Depois disso, vem o desafio de ter a disciplina para poupar. A gamificação se conecta muito ao associar investimentos ou guardar dinheiro como algo prazeroso. Gera uma satisfação parecida com a de comprar um objeto de desejo. Criar gatilhos que ajudem as pessoas a guardar dinheiro, de forma prazerosa, é um dos ganhos potenciais da gamificação. É uma forma de resolver os problemas das pessoas de forma mais tangível”, afirma Seabra.

A Easynvest está, inclusive, desenvolvendo um projeto piloto chamado “Monstro dos Investimentos”, representado num jogo com sete cabeças, uma para cada barreira psicológica para investir. Segundo a empresa, foi realizado um teste com 10 mil clientes, com simulações de dois dos principais entraves quando o assunto é investir: a cabeça viciada na poupança e a cabeça com aversão ao risco.

A partir de um avatar personalizado, em um cenário colorido, o investidor/jogador destrava conteúdos relacionados a cada medo. Para a cabeça “poupanceira”, por exemplo, é apresentado o Tesouro Direto, e para a “cabeça medrosa”, aparecem conteúdos relacionados à Bolsa de Valores.

“A plataforma deve ser lançada ainda este ano, será on-line e totalmente gratuita, oferecida a clientes e não clientes da Easynvest. Uma das inspirações foi o aplicativo de línguas norte-americano Duolingo, já que os desafios de aprender línguas são muito parecidos com os da educação financeira. Existe o mito de ‘nunca vou aprender’ e também o de ‘nunca vou conseguir viajar ou investir’. Pensamos no projeto como uma forma original de tratar de finanças. Diferentemente de uma avalanche de conteúdos em vídeos, o aprendizado gamificado ocorre de forma mais imersiva”, conta Jefferson Pereira, coordenador de marketing da Easynvest.

Publicidade

No campo dos investimentos, a gamificação acaba ajudando o usuário a se tornar mais autônomo e autossuficiente, pois ele consegue atingir objetivos que antes pensava só serem possíveis com o auxílio ou orientação de um especialista, como um gerente de banco ou assessor da área.

Outro ponto interessante da gamificação que merece destaque no campo das finanças pessoais é que o processo não precisa ser uma caminhada solitária, tendo o potencial de promover um sentimento de comunidade.

O usuário pode, inclusive, desafiar outras pessoas, como amigos e familiares, a poupar em conjunto, gerando um círculo “do bem”, em que todos são estimulados a atingir seus objetivos.

Engajamento por meio da gamificação

Guilherme Camargo, da ESPM, afirma que também é possível que empresas, de um modo geral, lancem mão da gamificação para engajar as equipes quanto a um objetivo – o cumprimento de metas, por exemplo. Mas o processo também pode ser usado em treinamentos. O professor cita como exemplo o treinamento de uma equipe de telemarketing de uma telefônica que ele acompanhou.

“Começou há quatro anos como um projeto menor, para 3 mil colaboradores, e encerrou para 15 mil. Como você treina pessoas que vão atuar com telemarketing, setor que tem a alta rotatividade como uma das principais características? Ainda, quase ninguém liga para o telemarketing para elogiar a empresa. É sempre para reclamar, até para descontar alguma raiva”, diz.

Publicidade

“No primeiro ano, criamos um storytelling no qual o operador era o ator principal da relação com o consumidor. Fizemos toda uma preparação em forma de teatro, de um jeito bastante lúdico. Em quatro anos conseguimos aprimorar esse processo, melhorando a forma como ele engajava nosso público-alvo, os operadores de telemarketing. Terminamos essa ação no ano passado, com quase 15 mil colaboradores atingidos e mais de 100 mil interações na plataforma gamificada, que criamos para a postagem de conteúdos interessantes que os participantes tivessem aprendido”, completa.

A gamificação também pode ser utilizada para engajar clientes. Muitas vezes, a “magia” do processo é tão forte que o usuário sequer percebe que está participando de uma jornada gamificada.

Um case de fácil visualização é o do Waze, o aplicativo de cálculo de rotas e monitoramento do trânsito. Conforme o usuário vai contribuindo com a plataforma, ele “cresce” dentro dela por meio das classificações, que mudam a forma com que o seu avatar é visto pelos outros usuários: Bebê, Crescidinho, Guerreiro, Cavaleiro e Realeza.

Outro exemplo é o já citado Duolingo, que transformou o ensino da língua estrangeira, passando sempre pistas e feedbacks aos usuários sobre como eles podem melhorar.

Publicidade

“Temos também o Nike Plus, um aplicativo de corrida. Correr não necessariamente é uma coisa divertida, mas o fato de você ter um monitoramento de circuito e performance e um comparativo seu com os seus amigos transforma uma atividade não tão divertida numa coisa mais prazerosa. Há, ainda, um aplicativo bem legal para tempos atuais, que é o Forest, voltado à concentração. Conforme você vai deixando de utilizar o seu celular, ele cria uma arvorezinha virtual. E quando você acumula árvores por deixar o celular mais tempo de lado, o aplicativo, por meio de parcerias firmadas com ONGs do mundo todo, planta árvores de verdade”, finaliza.

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
Como cuidar das finanças pessoais usando o ‘método Marie Kondo’

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Finanças
Cotações
05/12/2025 12h06 (delay 15min)
Câmbio
05/12/2025 12h06 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Novo imposto sobre renda na Bolsa atrai investidor para ETFs de dividendos; veja o que gestoras e analistas projetam para 2026

  • 2

    Brasileiros dizem saber de finanças, mas 3 em cada 4 erram o básico, mostra pesquisa; entenda o efeito Dunning-Kruger

  • 3

    Ibovespa hoje bate 3º recorde de fechamento seguido e supera os 164 mil pontos

  • 4

    Dividendos em dezembro: bancos e analistas ajustam carteiras em meio a recordes do Ibovespa e expectativa de corte de juros

  • 5

    Relembre a linha do tempo dos fatos que sacudiram a Ambipar em 2025

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Conta de luz mais barata em dezembro de 2025: quanto será economizado?
Logo E-Investidor
Conta de luz mais barata em dezembro de 2025: quanto será economizado?
Imagem principal sobre o Como consultar o número do PIS/PASEP pelo Telefone da Previdência Social
Logo E-Investidor
Como consultar o número do PIS/PASEP pelo Telefone da Previdência Social
Imagem principal sobre o Como é feito o cálculo do IPVA?
Logo E-Investidor
Como é feito o cálculo do IPVA?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (05)?
Logo E-Investidor
13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (05)?
Imagem principal sobre o Resultado da Quina 6894: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números
Logo E-Investidor
Resultado da Quina 6894: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números
Imagem principal sobre o FGTS: após quanto tempo usar no financiamento de imóveis até R$ 2,25 milhões novamente?
Logo E-Investidor
FGTS: após quanto tempo usar no financiamento de imóveis até R$ 2,25 milhões novamente?
Imagem principal sobre o É possível parcelar conta de luz? Confira o passo a passo
Logo E-Investidor
É possível parcelar conta de luz? Confira o passo a passo
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: entenda o que é a nova tendência adotada pela Geração Z
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: entenda o que é a nova tendência adotada pela Geração Z
Últimas:
Formação em cripto ganha força: Mercado Bitcoin e Ancord fecham parceria para qualificação de assessores
Criptomoedas
Formação em cripto ganha força: Mercado Bitcoin e Ancord fecham parceria para qualificação de assessores

Conteúdos sobre ativos digitais passam a integrar o Programa de Educação Continuada (PEC) para assessores de investimentos

05/12/2025 | 11h43 | Por Beatriz Rocha
Eztec (EZTC3) anuncia bonificação de ações e aumento de capital; Cyrela (CYRE3) distribui R$ 1 bi em dividendos
Tempo Real
Eztec (EZTC3) anuncia bonificação de ações e aumento de capital; Cyrela (CYRE3) distribui R$ 1 bi em dividendos

Com a operação, o capital social da Eztec totaliza R$ 4 bi; já o pagamento da Cyrela está previsto para 12 de dezembro

05/12/2025 | 10h25 | Por Camila Vech
Brasileiros retiram R$ 2,8 bilhões da poupança em novembro, aponta BC
Tempo Real
Brasileiros retiram R$ 2,8 bilhões da poupança em novembro, aponta BC

No acumulado do ano, a caderneta de poupança tem saque líquido de R$ 90,978 bilhões

05/12/2025 | 09h56 | Por Marianna Gualter
Klabin (KLBN11) conclui operação imobiliária de R$ 300 milhões e anuncia reorganização na diretoria
Tempo Real
Klabin (KLBN11) conclui operação imobiliária de R$ 300 milhões e anuncia reorganização na diretoria

Segundo a empresa, essas movimentações na diretoria "reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento"

05/12/2025 | 09h50 | Por Camila Vech e Amélia Alves

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador