Etapas de implementação do programa Gás do Povo preveem ampliação gradual do benefício até março de 2026, com alcance nacional. (Foto: Adobe Stock)
O programa Gás do Povo amplia o alcance em 2026 e vai atender mais famílias brasileiras. A partir de janeiro, cerca de 950 mil novos beneficiários passam a ter acesso ao auxílio, que garante a retirada gratuita do botijão de gás em revendedoras credenciadas pelo governo federal.
Criado em setembro de 2025 para substituir o Auxílio Gás, o programa foi estruturado para alcançar aproximadamente 15,5 milhões de famílias em todo o país. O benefício é concedido por meio de um vale-gás, que pode ser utilizado em qualquer revenda credenciada, garantindo a gratuidade do produto.
A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo reduzir os gastos com energia doméstica essencial, liberando recursos para outras necessidades básicas, como alimentação e saúde.
Calendário do Gás do Povo em 2026
A implementação do Gás do Povo ocorre de forma gradual, por etapas. A fase de testagem está prevista para ser concluída em março de 2026, quando o programa passará a atender todas as famílias elegíveis nos 5.571 municípios brasileiros.
Em novembro, aconteceu a primeira concessão do benefício do Gás do Povo para 1 milhão de novas famílias beneficiárias nas seguintes capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Teresina (PI).
A partir de 26 de janeiro, ocorre a segunda etapa de concessão do benefício, contemplando 950 mil novas famílias nas seguintes capitais: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Em fevereiro, todas as famílias que integravam o Programa Auxílio Gás dos Brasileiros serão migradas automaticamente para o Gás do Povo. A partir desse mês, o vale-gás passa a ser disponibilizado todo dia 1º, inclusive aos finais de semana e feriados.
Por fim, em 1º de março, o benefício será estendido a todos os municípios do país, alcançando cerca de 15 milhões de famílias. A partir dessa etapa, todas as famílias beneficiárias receberão o auxílio exclusivamente por meio do vale, na modalidade de gratuidade.
Etapas de distribuição do Gás do Povo (Foto: Ministério do Desenvolvimento Social)
Quem pode receber o benefício
O benefício é destinado a famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo. A prioridade na distribuição é dada a quem já recebe o Bolsa Família, e demanda a atualização do cadastro do CadÚnico há pelo menos 24 meses.
Publicidade
Cada família terá direito a uma quantidade de botijões por ano, conforme a composição familiar: até três botijões para aquelas de dois integrantes; até quatro para as com três integrantes; e até seis botijões anuais para famílias com quatro ou mais membros. Saiba mais no vídeo a seguir.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Ministério do Desenvolvimento Social
MDS (@mdsgovbr)
Como verificar a elegibilidade da família
O Governo do Brasil disponibiliza alternativas de canais que informam sobre a situação do vale e elegibilidade ao programa, sendo:
Aplicativo Meu Social – Gás do Povo
Disque Social 121 – atendimento digital gratuito, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana; o atendimento humano funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Consulta do CPF do Responsável Familiar na página do Gás do Povo no site oficial do MDS pelo link;
Pelo telefone do Atendimento Caixa ao Cidadão através do 0800 726 0207. É necessário informar CPF, Escolher a opção 2 (“Programas Sociais”) e, em seguida, optar pela opção 1 (“Gás do Povo”).
Como retirar o botijão de gás
O acesso ao Gás do Povo será feito diretamente em revendas autorizadas, próximas às residências dos beneficiários. No momento da retirada, o responsável pela família poderá validar o benefício utilizando:
Cartão com chip do Bolsa Família + senha;
Cartão de débito de conta CAIXA + senha;
CPF e código de validação enviado ao celular cadastrado.
A retirada do botijão de gás será validada eletronicamente no momento da entrega, sem necessidade de pagamento em dinheiro.