Educação Financeira

Gestor da AZ Quest indica estratégias para fundos de investimento na crise

Em live, Ágora Investimentos conversou com especialista em fundos de investimentos

Gestor da AZ Quest indica estratégias para fundos de investimento na crise
Foto: Renato Cerqueira/Futura Press
  • Fundos de renda fixa podem ser bons a curto prazo
  • Fundos multimercados: melhor aplicar mais em juros durante a crise
  • Fundos de ações: é preciso identificar quais empresas vão sobreviver ao momento

Convidado da Ágora Investimentos em live transmitida pelo YouTube, o CIO da gestora AZ Quest, Alexandre Silvério, apontou caminhos e estratégias para o investidor sobreviver à crise causada pela pandemia do coronavírus. “Temos que olhar sempre para as oportunidades que aparecem”, disse o entrevistado, gestor de fundos há mais de 25 anos.

Antes de analisar cada tipo de investimento, Silvério ressaltou que a crise atual é muito diferente de todas as outras já vividas pelo País. “Essa foi de repente e profunda. E, ao contrário de 2008, não foi localizada em um único setor.”

Fundos de renda fixa

Silvério comentou que, no momento, não é interessante o investidor tirar suas aplicações dos fundos de renda fixa. O gestor tem a expectativa de bons retornos deste ativo em curto prazo: “Olhando para um horizonte de um ano, eu tenho a confiança de que estes fundos são uma grande oportunidade.”

Fundos multimercados

Já para os fundos multimercado, ele revelou que o melhor caminho é diminuir a posição em Bolsa no Brasil, permanecendo com algumas no exterior e buscando aplicar mais em juros.

Ele destacou o Banco Central trabalha com um cenário de inflação muito controlado para 2020 e 2021, e isso vai permitir ao BC cortar mais os juros nas próximas reuniões. “O que está precificado em uma curva de juros de dois ou três anos atrás está muito exagerado. Com isso, acabamos tendo uma maior exposição nesse mercado”, afirmou o CIO.

Fundos de ações

Em relação aos fundos de ações, ele contou que a estratégia usada nas últimas semanas foi se debruçar em identificar quais empresas vão sobreviver ao momento. Ele revelou que algumas posições mudaram radicalmente.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Migramos os recursos para as empresas cujas ações caíram bastante e que têm boas oportunidades de médio e longo prazo nesse novo cenário”, avaliou Silvério.

Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o YouTube da Ágora Investimentos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos