Publicidade

Educação Financeira

CVM e B3 se unem para alertar contra golpes e ciladas financeiras

Com o título #seliganacilada, campanha busca oferecer conteúdo nas redes sociais para identificação de fraudes

CVM e B3 se unem para alertar contra golpes e ciladas financeiras
(Fonte: Shutterstock)
  • Como parte da Semana Mundial do Investidor (WIW, na sigla em inglês), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em parceria com a B3 lança a campanha intitulada #seliganacilada
  • Pesquisa divulgada em julho deste ano pela CVM apontou que 91% das vítimas de golpes financeiros são homens. Entre os produtos mais utilizados pelos fraudadores, criptomoedas foram citadas por 43,3% dos respondentes
  • A WIW segue até sexta-feira (8) com diferentes eventos online de educação financeira e proteção ao investidor

Como parte da Semana Mundial do Investidor (WIW, na sigla em inglês), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a B3 lançam a campanha intitulada #seliganacilada. O objetivo é chamar atenção e alertar o público sobre golpes atraentes sobre falsas ofertas de investimento.

A campanha acontece no formato digital com a publicação de vídeos e conteúdos que buscam destrinchar os golpes em formato de ofertas, para que cada pessoa consiga entender estratégias utilizadas e, dessa forma, encontrar falhas nos discursos de supostos influenciadores e não se deixar levar pela atratividade.

De acordo com pesquisa divulgada em julho deste ano pela CVM, 91% das vítimas de golpes financeiros são homens. Entre os produtos mais utilizados pelos fraudadores, as criptomoedas foram citadas por 43,3% dos respondentes, seguido de outros mercados, como Forex (29,8%), opções binárias (16,9%) e ações (15,2%). Além desse público, a campanha busca oferecer educação financeira para os iniciantes em geral.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o superintendente de proteção de orientação aos investidores da CVM, José Alexandre Vasco, o alerta inicial para os investidores é observar e desconfiar de  imagens que ostentam bens de luxo, discursos de ganhos elevados com pouco esforço e sem riscos, como se fossem ofertas de investimento no mercado de capitais.

“O acesso de cada vez mais pessoas ao mercado financeiro e de capitais requer conhecimento das características de cada produto e os riscos envolvidos”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoas Físicas da B3, sobre a campanha. “Considerando que temos esse papel de promover educação financeira, e que trabalhamos ao lado do mercado para que ele cresça de forma sustentável, unimos nossos esforços para dar visibilidade a um tema tão importante”, destaca.

Com o intuito de oferecer comunicação direta e adaptada ao público, instituições do mercado de capitais vem ampliando a participação nas redes sociais, incluindo perfil no TikTok, como lançado pela CVM em agosto.

A WIW segue até sexta-feira (8) com diferentes eventos online de educação financeira e proteção ao investidor.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos