Publicidade

Educação Financeira

Confira o passo a passo de como declarar FIIs no Imposto de Renda 2023

Apesar dos rendimentos serem isentos do imposto, os fundos imobiliários devem ser declarados

Confira o passo a passo de como declarar FIIs no Imposto de Renda 2023
(Fonte: Guilherme Santos/Sul21/Reprodução)
  • O número de investidores em FIIs cresceu 950% em quatro anos, saindo da faixa dos 200 mil em 2018 e atingindo 2 milhões em 2023.
  • Um dos motivos pode ser o fato de que os ativos são isentos do Imposto de Renda, mas os cotistas devem declarar o investimento
  • Ao declarar os fundos imobiliários no Imposto de Renda, o investidor seguir os passos abaixo

Os fundos de investimento imobiliário, conhecidos como FIIs, são umas das principais escolhas de investimentos dos brasileiros. Como mostra esta matéria do Bora Investir, da B3, sobre o assunto, o número de investidores em FIIs cresceu 950% em quatro anos, saindo da faixa dos 200 mil em 2018 para os 2 milhões em 2023. Um dos motivos pode estar no fato de que os ativos são isentos do Imposto de Renda.

Investimentos em FIIs devem ser declarados no Imposto de Renda?

Sim. Apesar do imposto não ser cobrado sobre rendimentos em fundos imobiliários, os ativos devem ser declarados no Imposto de Renda.

Dessa forma, os dividendos, ou seja, a remuneração aos investidores, também estão presentes na declaração do IR, assim como os aportes, o investimento atual e o ganho de capital que o investidor venha a ter caso resolva vender suas cotas.

Como funciona a tributação para quem investe em FIIs?

Os investimentos em fundos imobiliários são isentos do imposto de renda caso sigam as três condições abaixo:

I – As cotas do fundo de investimento imobiliário são negociadas exclusivamente na Bolsa de Valores ou no mercado de balcão organizado;

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

II – O fundo tem a quantidade mínima de 50 cotistas;

III – O investidor não tem 10% ou mais da totalidade de cotas emitidas pelo FII ou cotas que lhe deem direito a 10% ou mais dos recebimentos totais do fundo.

Se o cotista vender suas cotas na Bolsa de Valores, uma alíquota de 20% é cobrada no IR. Os impostos devem ser quitados até o último dia do mês seguinte à venda por meio de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Onde declarar rendimentos de fundos imobiliários?

Ao declarar os fundos imobiliários no Imposto de Renda, o investidor precisa seguir os passos abaixo:

  • Acesse a ficha “Bens e Direitos” após realizar o login no site da Receita Federal, selecione o grupo “07 – Fundos” e depois o código “03 – Fundos Imobiliários (FIIs)” e informe o valor aplicado;
  • Já em “Discriminação”, informe a instituição financeira administradora do fundo, o CNPJ do fundo e quantidade de cotas, além do titular;
  • Informe também se o FII é negociado na Bolsa de Valores. Caso seja, adicione o código do ativo ou o “ticker”;
  • Por fim, em “Situação em 31/12/2021”, preencha com o custo de aquisição todas as cotas específicas. Se mais de uma compra foi feita, informe o custo de aquisição calculado pela média ponderada dos preços.

Para saber mais informações sobre como declarar FIIs no Imposto de Renda, como ganhos de capital e quais os documentos necessários, acesse aqui.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos