O período de declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 termina nesta sexta-feira, 31 de maio. Contudo, os entre os rendimentos e bens a serem informados à Receita Federal, alguns investidores seguem em dúvida quanto a declaração das ações.
Leia também
Neste ano, estão obrigados a declarar operações em Bolsa de Valores apenas aqueles cujas aplicações ao longo de 2023 superarem o valor de R$ 40 mil em vendas ou caso tenha realizado vendas superiores a R$ 20 mil, com lucro em pelo menos um dos meses do ano-base aplicável.
Caso o patrimônio do investidor se enquadre nesses parâmetros, ele deverá declarar suas operações e posições em ações, bem como suas bonificações, ou seja, quando uma empresa remunera os acionistas com mais ações, aumentando sua participação no capital.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesse caso, a bonificação deve constar em duas partes da declaração. Na área “Rendimentos isentos e não tributáveis”, sob o código 18, o contribuinte deve informar o CNPJ da fonte pagadora, o valor de cada uma das ações recebidas e o total ganho por meio da bonificação.
Já na ficha “Bens e Direitos”, sob o código 39, é preciso declarar a posição acionária por meio da inclusão do número total de ações e de quanto foi recebido por bonificação, por fim, o contribuinte deve acrescentar o preço médio pago pela ação.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão