Imposto de Renda de Pessoa Física 2024. Imagem: Adobe Stock
A restituição do Imposto de Renda (IR) 2024 é um direito de todos os contribuintes que prestam contas à Receita Federal e pagaram um valor maior do que o tributo devido no ano-calendário. Nesse caso, os contribuintes recebem “de volta” esse dinheiro, que será enviado pela conta bancária ou Pix (chave de CPF) informado na declaração.
O programa da declaração preenche automaticamente se o trabalhador tem valores a serem restituídos. Para consultar a sua restituição, basta acessar a página da Receita e informar número de CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote — no caso, 2024.
Uma verificação mais detalhada também está disponível aos usuários na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou no aplicativo para celulares e tablets (acessível para iOS e Android).
O prazo de entrega dos informes ao Fisco é o dia 31 de maio, que também marcará o início da distribuição dos lotes de restituição. O pagamento será realizado em cinco lotes, seguindo o seguinte cronograma:
1° lote: 31 de maio;
2° lote: 28 de junho;
3° lote: 31 de julho;
4° lote: 30 de agosto;
5° lote: 30 de setembro.
Vale lembrar que a Receita possui uma ordem de preferência para pagar as restituições, sendo elas:
1°: idosos acima de 80 anos;
2°: idosos acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
3°: contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
4°: contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
5°: demais pessoas.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original