O prazo final para a entrega do Imposto de Renda (IR) 2024 acaba na próxima sexta-feira (31). Este é, portanto, o último fim de semana disponível para quem deseja aproveitar o momento de folga para preencher o documento com calma. Apesar de ser um processo burocrático, existem dicas que podem ajudar o contribuinte a realizar a declaração de forma mais rápida.
Uma alternativa é utilizar a opção pré-preenchida, que já inicia o documento com vários campos completos. As informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.
Leia também
A pré-preenchida pode ser acessada no site ou aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS. A opção também está disponível pelo Programa Gerador da Declaração (PGD). No entanto, para utilizar a ferramenta, o contribuinte deve ter conta Gov.br em nível prata ou ouro. Nesta matéria, detalhamos o passo a passo para usar a funcionalidade.
Um cuidado importante, na hora de realizar a declaração com a versão pré-preenchida, é conferir todos os dados presentes no documento. Algumas divergências ou ausências de informação podem acontecer se as fontes não entregaram a declaração ou precisaram corrigi-las por algum motivo. Por isso, vale sempre checar os dados para evitar que o documento caia na malha fina.
Sites e aplicativos que podem ajudar
Conforme explicamos nesta matéria, o sistema Registrato, fornecido pelo Banco Central, pode auxiliar o contribuinte na hora de preencher a declaração. Por lá, o cidadão consegue acessar um extrato das suas relações financeiras, como contas bancárias, empréstimos, financiamentos e investimentos, a partir do login Gov.br. Essas informações podem ser úteis para confirmar os dados bancários que devem ser reportados na declaração do IR.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Outra sugestão é acessar o portal e-CAC, onde o contribuinte consegue consultar os rendimentos informados por fontes pagadoras. Para conferir as informações, o cidadão deve realizar um login na plataforma com sua conta Gov.br. Depois, precisa ir na opção “Declarações e Demonstrativos” e clicar no serviço “Consulta Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras”. A plataforma ajuda a conferir os valores dos rendimentos que não podem ficar de fora da declaração.
Existem diferentes aplicativos no mercado que também prometem auxiliar no preenchimento do IR. Uma das alternativas é o Velotax, avaliado com nota 4,7 na Apple Store. A plataforma ajuda o contribuinte a realizar a declaração por de meio de um questionário, para que o cidadão não se perca entre opções que devem ou não ser preenchidas. Ao final do processo, é só conferir tudo, baixar e subir o documento direto no programa da Receita Federal.
Também há aplicativos voltados especificamente para quem investe em renda variável e precisa declarar seus ganhos com as aplicações. Uma das plataformas reconhecidas no mercado é o app da Grana Capital, homologado e indicado pela própria B3. Por meio dele, os dados de todas as corretoras são importados diretamente da Bolsa brasileira. Assim, o contribuinte não precisa fazer o download de cada nota de corretagem.
O que fazer se não conseguir preencher tudo a tempo?
Se o contribuinte não conseguir reunir todas as informações necessárias para a declaração a tempo, é preferível que a entrega seja feita dentro do prazo estipulado pela Receita, ainda que com erros ou com ausência de dados. Nesse caso, eventuais inconsistências podem ser retificadas após a entrega, sem precisar pagar a multa pelo atraso no envio.
Vale lembrar que quem apresenta a declaração com atraso fica sujeito à penalidade de 1% ao mês sobre o valor do tributo devido. Essa multa, no entanto, tem limite mínimo e máximo, podendo variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.
O envio com inconsistências, contudo, deve ser corrigido o mais breve possível. Caso contrário, poderá gerar prejuízos ao contribuinte, pois além do risco de ter a sua declaração de IR retida na malha fina, ele ainda tem a chance de ser autuado pela Receita e ter seu CPF suspenso. Confira nesta matéria quais são as consequências para quem envia o documento com erros.
Publicidade
Para corrigir uma declaração já entregue, é necessário acessar a opção “Declaração retificadora” na ficha de identificação, presente no Programa Gerador de Declaração (PGD). Já na plataforma on-line ou pelo celular, é necessário clicar em “Retificar declaração”, sob o ano desejado. Em todos os casos, o contribuinte deve informar o número do recibo da declaração que será retificada.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão