Essa análise mais detida de dados fornecidos à Receita é conhecida popularmente como malha fina. Aqueles que, porventura, precisem se apresentar ao Fisco, devem levar todos os documentos, informes e comprovantes que respaldam os dados constantes da declaração do IR.
Para saber se está na malha fina, o contribuinte pode acompanhar o processo de análise pelo portal e-CAC. É preciso ter em mãos o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), fornecer a data de nascimento do interessado e ter em mente as senhas para o login na plataforma.
Após acessar a conta, o usuário pode acessar a opção “Meu Imposto de Renda”, no canto esquerdo da página. Uma lista com as declarações deste e dos últimos anos será apresentada. Selecionada a opção IRPF 2024, o contribuinte conhecerá o status da sua declaração clicando em “Pendências de Malha”.
Vale lembrar que caso o contribuinte identifique incongruências antes de ser notificado, é possível enviar uma retificação à Receita, pelo Dossiê Digital de Atendimento (DDA). Tudo que for enviado passará pela apreciação de um auditor da Receita.
Havendo tributação extra a ser paga, o valor será descontado da restituição que o contribuinte receberá. Caso não haja previsão de restituição, será gerado débito a ser quitado por meio da emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).