A declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 deve ser realizada até o dia 31 de maio pelos contribuintes que se encaixam nos requisitos definidos pela Receita Federal (RF). Contudo, o pagamento desse imposto acontece todos os meses, diretamente na folha de pagamento do trabalhador.
Leia também
No caso dos investidores, existe uma taxação sobre as suas aplicações mensalmente, sendo necessário declarar apenas os rendimentos. Para investimentos dentro do País, no entanto, algumas opções se destacam por serem isentas do IR.
Vitor Soares, advogado na área tributária do Jorge Advogados Associados, destaca que a poupança, a aplicação mais popular entre os brasileiros, é um exemplo. “Apesar de não apresentar um potencial muito grande de rentabilidade, atrai investidores com um perfil mais conservador ter esse benefício em relação ao imposto”, informa.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além da poupança, entre os investimentos isentos de IR, estão:
- Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
- Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
- Debêntures incentivadas;
- Certificados de Recebíveis Imobiliários(CRI);
- Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA);
- Fundos Imobiliários (FIIs).
Vale ressaltar que a isenção dos FIIs possuem alguns limites fixados em lei para os rendimentos obtidos. No entanto, Soares explica que o ganho de capital com a alienação da participação do contribuinte implica na incidência do IR.
No caso da tributação, ela será realizada a depender do tipo de aplicação feita, segundo o advogado. Caso os rendimentos recebidos naquele investimento não sejam isentos, a tributação pode variar, sendo feita através de retenção na fonte, onde o investidor já receberá seu rendimento com o tributo descontado, ou através da declaração, onde o investidor deverá informar o ganho de capital obtido, gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e recolher o tributo devido.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão